Foto: Prefeitura de Corumbá
Junho começa. Prepare o coração. Aniversário do meu amor. Copa do Mundo. Seleção. Festa junina. Criação. Meio ambiente em pauta. Alegria contagiante. Saborosa curtição. Milho verde, canjica, batata doce, quindim, cocada, pé-de-moleque, quentão. É tudo uma maravilha, uma grata lembrança, da nossa mais doce infância. Revelação. Friozinho de inverno. Beijos debaixo dos cobertores. Saborosa sensação. Assim nascem os amores. Nas bandeirinhas do Santo. Santo casamenteiro, o Antônio, Toninho. E, lá, na minha terra natal, o banho sagrado no faceiro São João. Festa no porto de Corumbá. Descendo a ladeira. Para baixo todo santo faz. Devotos, curiosos, festeiros. Assim são os pantaneiros. Com fé marcada nas águas do Rio Paraguai. Vão cantando brejeiros: “Se São João soubesse, que hoje era o seu dia”...de repente na mais santa folia, a música vira sinfonia de velhos carnavais. Um mistura de raça, de várias etnias. Mistura-se o sacro com o profano. Deus, divinamente, é humano. Nas vestes do bom coração. Brilha no céu as estrelas. Nas noites alvissareiras. Na beleza do sagrado pantanal. Que venha, então, o mês de junho. Para aquecer o frio das manhãs que se levantam. Com seus sorrisos trigueiros. Com a magia da arte popular. Salve, Santo Antônio, salve São João!! Salve, também o Pedrão. Enfim, é sempre hora de amar com o coração!! “Cuidado para não se queimar, pois essa fogueira já queimou o meu amor”!!! Bom dia a todos!! : )
Foto: Prefeitura de Corumbá
Foto: Prefeitura de Corumbá
Foto: Marcos Boaventura Prefeitura Corumbá
Agradecemos a sua participação na Postagem Coletiva!
ResponderExcluirVenha conhecer o novo ganhador no Sorteio do livro e aproveitar para conhecer o nosso entrevistado. Uma pessoa maravilhosa que sentimos muito orgulho em poder chamar de Amigo!
Um abraço carinhoso
Noites alvissareiras? LINDO!!! Mas essas férias estão lhe fazendo um bem enorme!!! ADORO o que você escreve! Quando tiver a quadrilha, me avisa que vou pular a fogueira com você! Um beijo, Deia
ResponderExcluirAi, eu aaaaaamo festa junina, julina e todas as comemorações festerias dessa época!
ResponderExcluirbeijos!
cin
Bom dia, Alexandre:
ResponderExcluirÉ, junho lembra São João, festa, alegria. Que tudo isso seja nossa força, nossa inspiração!! Um beijo no seu coração ;)
Oi, pessoal do Espaço Aberto. Já passei pelo blog e já li a entrevista do Éder. Gostei muito. E depois vou conhecer o blog dele. Pode deixar. Um grande abraço a todos ;)
ResponderExcluirHehehe...brigadúuuuu Deia pelo carinho...hehe!! E vamos pular a fogueira de São João, afinal junho começou!! Bom dia para você, para Júlia e para Luísa!! Beijos ;)
ResponderExcluirÉ uma delícia mesmo, Cíntia!! Tudo de bommmm....hehe!! Bom dia para você, beijos no seu coração ;)
ResponderExcluirOi menina!Voltei e passei para dar-lhe um abraço.
ResponderExcluirPensei que as festas juninas na Bahia começassem antes,mas, vejo que o pessoal de Sul está bem animado.Aqui é uma festa maravilhosa,o dia de São João é feriado,e o pessoal da capital viaja para o interior,onde a comemoração é mais animada.
Mas,estou de volta....
Um abraço....Emilinha
Nossa confesso que nem sei mais o que é curtir a festa Junina, Julina...
ResponderExcluirFaz anos que não o faço, vamos ver se este ano faço diferente!! Adorei a postagem!!
Beijos!
Adoro Festas Juninas.
ResponderExcluirFelicidades a voce
adoro festa junina, hoje mesmo eu estava contando para o meu filho como er na minha infância rsr
ResponderExcluirbjs
Seu texto é poético, agradável, bonito e bem escrito, como sempre e me fez lembrar que há muitos anos vieram me chamar para ensaiar um grupo de crianças do prédio em que resido até hoje, para dançar a quadrilha. Diga-se de passagem que este prédio é especialíssimo e um dia me reportarei a isso, por inteiro. Estranhei a solicitação das mães que me procuraram e sem entender o porque de me chamarem, eu já me apoiava em cadeira de rodas, lá fui eu e foi a quadrilha mais alegre e divertida que já vi. Tudo o que eles queriam era dançar com quem queriam e eu saquei isso de cara e fiz com que se escolhessem. Aí perguntei, depois às mães, por que eu? E elas me disseram vc é a única pessoa com que eles conversam de verdade. Assim as festas juninas para mim passaram a ter esse gosto de amizade, esse sabor de saudade e o meu olhar praqueles meninos hoje grandes, entre eles os meus. Deixaram tb um sabor de excentricidade, pois nessa mesma festa um menino de aproximadamente 08 anos jogou uma bombinha abaixo de minha cadeira...puts eu detesto fogos de artifício...e petrificada,= ouvi-o responder aos pais. Eu achei que ela podia andar se eu assustasse ela...Quase conseguiu!!!!
ResponderExcluirQue guri danado esse da bombinha...hehe...criança faz e diz cada uma né?!! Puxa, Márcia, viu como você querida?! Por isso, a chamaram para organizar a criançada. Que bom que a festa junina lhe traz boas lembranças. Mês de junho é assim: festeiro mesmo...hehe!! Então, vamos dançar Márcia, com o coração, com a alma e como der e vier!! Te quero muito bem. Um grande beijo no seu coração ;)
ResponderExcluirAh, Lidia, lembrar a infância com tais festanças é muito bom. Para o filho deve ser uma aventura ouví-la. Beijos no seu coração :)
ResponderExcluirQuerido Anjo da Guarda boas festas e felicidades para você também. Obrigada pela visita, pela partilha. Um grande beijo no seu coração ;)
ResponderExcluirBom dia, Emilinha:
ResponderExcluirQue bom que está de volta. Na Bahia o mês de junho, com tais festas deve ser tudo de bom mesmo!! Uma boa semana, um bom dia para você. Beijos no seu coração ;)
Pois é, Hamilton, então que sua festa junina seja muito boa e divertida!! Beijos no seu coração ;)
ResponderExcluir