domingo, 6 de junho de 2010

Dia Estadual do Vinho...



O Dia Estadual do Vinho é realizado, aqui, no RS, anualmente, desde 2004, no primeiro domingo de junho. Época propícia onde há a intensificação da presença dos produtos da safra de cada ano. A data comemorativa tem como intuito o estímulo para o conhecimento e para o consumo do vinho. Procura-se, também, incentivar o turismo temático (o enoturismo) e a celebração de um dos produtos mais tradicionais e importantes do Estado, o vinho.  Pólo vinícola do país.

Mês de junho tem tudo a ver com a bebida dos "deuses". Aliás, do deus Baco e/ou Dionísio das mitologias grega e romana, respectivamente. O friozinho que chega anunciando daqui a pouco o inverno convida os enamorados que também são celebrados no mês de junho (dia 12, dias dos namorados) para desfrutarem do aroma, do gosto divino dos diversos vinhos. Junho tem festa junina, quentão de vinho. Vinho lembra sagú. Tem o vermelho da paixão. O vermelho carmim. Cor de vida. De sangue e de raça. Até do time que briga. Colorado. A sua matéria-prima é a uva nos parreirais. Uva vermelha, branca, verde. Uvas colhidas, maduras. Propriedades benéficas à saúde do corpo e da alma. Sucos, licores, champanhe. Doces, geléias. Gostosuras e travessuras do fruto mais santo da face da terra. Pois da uva se faz o vinho que na consagração se torna o sangue de nosso Senhor. Bebida pagã que também é santificada. Uvas, sementes que dá sorte, que representa felicidade abundante. Bebida universal. Evoca o romantismo, o charme, a beleza transcendental. Marcelino, pão e vinho. Alimento da vida, dos imigrantes de outras terras. Seja o branco, o tinto, o seco ou suave. Espumante. Frizante. Será sempre o bom vinho bebido e saboreado ao som da melodia do amor que une os corações na mesma sintonia. Portanto, um brinde à amizade, ao amor, às vitórias e às conquistas. Que seja muito bem-vinda e celebrada a bebida da vida!! Salute!! : )

























Arriverdeci!! : )

4 comentários:

  1. Muito interessante a postagem Suziley, e de fato tem razão a bêbida dos enamorados, me lembro bem quando comecei a saborear o vinho, uma pena por não ter perdurado o tempo que queria.
    O enterno...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Hamilton:
    Pois é. Não sabia. Mas, aqui, há esta data comemorativa do vinho. É, vinho, na medida e quantidade certa, é tudo de bom...hehe!! Beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante.
    Huuummm um vinhozinho nesse frio que anda fazendo seria tão bom... rsrs

    Bjuss
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Michele:
    Vinho com este friozinho é tudo de bom...hehe!! Uma boa noite para você ;)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...