quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O flamboyant...


Ainda não botei os olhos para fora de casa. Acordei pensativa. E como disse Alberto Caeiro, “pensar é estar doente dos olhos”.  Pois enquanto pensamos a vida lá fora se manifesta.  E se manifesta em nós também.  Um turbilhão de idéias. Já contei que muitas vezes sofremos da “dor-de-idéia” como disse o poeta e escritor Rubem Alves.  Pensar.  Matutar. Amanheci assim.  Mais belo seria cantar como os pássaros que ouço, aqui, da janela.  Com toda essa cantoria não dá nem para imaginar que vivemos numa grande cidade. Selva de pedra.  De cimento e concreto.  Preciso sair para andar no parque. Encontrar a natureza. Flores e árvores. Aquietar os sentidos. Levá-los para passear.  Expulsar as idéias. E apenas contemplar os flamboyants. Eles são tão lindos. Beleza exuberante. Suas pequenas flores que caem e que deixam a grama forradinha de encanto.  Tudo na natureza é simples.  As árvores não pensam,  as flores não matutam. O regato de água só corre. Borbulha. Bolhas de sabão.  Que flutuam no ar.  A simplicidade encanta. Ela nos purifica da correria do dia-a-dia.  Da selvageria humanística.  Afinal, o ser humano só complica.  Arrogantes e prepotentes.  Iludidos pensam possuir poderes.  Domínios.  Pobres criaturas.  Tão necessitados de paz. De simplicidade. De afetividade. A vida nos dá aquilo que nós próprios semeamos.  Quem não consegue enxergar o encanto das coisas simples. Não consegue, também, sentir alegria. Pois a cabeça está cheia de um montão de planos para mais ter. E o coração fica vazio sem nada de verdadeiro para amar. Por isso o Caeiro estava certo. Vamos sentir a vida em toda a sua manifestação. Nas realidades pequenas. Na percepção da natureza.  Nada de sofisticação.  Raciocínios. Silogismos. Discursos eloqüentes. Somos diferentes. Temos almas feitas de poesia. Construímos os nossos canteiros mesmo na selva de pedra. Há jardins em flores.  Mais encantos, mais amores.  Somos de outra tribo.  Planeta da esperança.  Carregamos no peito a fé. Olha que bela oração é a árvore da vida. Um flamboyant florido. Vou para o parque. Ainda que me atrase um pouco. Às favas, com as dores-de-idéias! Fui!
Um belo dia para todos como o flamboyant florido!! : )


28 comentários:

  1. Verdade verdadeiríssima que o flamboyant é lindo... lembro-me de quando morava em Goiânia, na primavera as avenidas ficavam lindas com seus flamboyants floridos... lindo... lindo como o texto que nos deixas hoje!
    Beijos, flores e muitos sorrisos!

    ResponderExcluir
  2. Sempre lindas e animadoras mensagens por aqui!Lindo flamboyant!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Dores de ideias? Fantástico! E que dia lindo com flamboyants tão coloridos! A vida é simples, enrosca algumas vezes, mas que bom é ter a paciência (ou alguém do seu lado que a tenha) para desatarmos os nós! Depois, ela volta a correr serena, na sua margem outra vez! Um beijo, ótimo dia, minha amiga, Deia
    PS: Suzi, Stop motion é aquele tipo de filmagem do vídeo, onde cada quadro é montado e filmado, para na sequência parar, montar um novo quadro e filmar de novo. Reparou que não vemos as mãos que fizeram o trabalho? É porque só foi filmado quando já tinham elaborado o novo quadro! Aprendo muito ou o quê com essas meninas? rsrs. Fico até sabida! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Uma ótima semana pra você também, minha amiga.
    Beijos e paz, Mauro

    ResponderExcluir
  5. Faz bem amiga, saia um pouco, caminhe simplesmente e aprecie a natureza, sinta a alegria que ela nos dá. Cure duma vez essa tal dor-de-idéia, que só serve para atrasar a vida da pobre humanidade. Alegre-se!!! Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Suziley,
    Disse bem, gostoso acordar assim inspirada. Precisamos mesmo não esquecer o SER, tem estado tudo muito TER. Espero que tenha sido um ótimo passeio no parque florido. Abraço/ney.

    ResponderExcluir
  7. Oi querida, obrigada por sempre passar no meu canto e deixar um carinho, um belo dia prra ti tb

    ResponderExcluir
  8. Oi Suziley
    É essa a vista que você tem da janela de sua casa... é maravilhoso.

    Te enviei um email, aguardo resposta.
    Abraço
    Cleisson

    ResponderExcluir
  9. Otimo texto!
    Caminhar em um ambiente assim e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  10. Ei Suzy!
    Que possamos todos nós contemplar os flamboyant floridos à nossa volta.
    Belo texto.
    gd beijo

    ResponderExcluir
  11. Como é necessário pensar na vida uma vez ou outra...hoje mesmo estava assim como vc amiga! cheio de pensamentos flutuando na minha cabeça e sem saber muito bem qual caminho seguir...

    Lindos flamboyant!

    Grande beijo

    Vivian

    ResponderExcluir
  12. Oi, Vivian:
    Lindos flamboyants para você também!! Beijos, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  13. Com certeza, Gilmara. Um grande beijo para você ;)

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sol querida:
    Agradeço pela visita e pelo carinho. Um grande beijo, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, Cleisson:
    Não, estas imagens não são da vista da minha janela. Os flamboyants estão nas ruas e no parque. Pode deixar, que vou ver o seu mail. Um grande abraço para você ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi, Menina da Lua:]
    É sempre muito bom passar pelo seu lindo blog. Um grande beijo, boa noite querida amiga ;)

    ResponderExcluir
  17. São lindos mesmos, os flamboyants, Carmem. Goiânia devia ficar linda então. Agradeço a visita sempre tão carinhosa. Um grande beijo no seu coração, muitos flamboyants, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  18. Oi, Chica:
    É sempre bom tê-la por aqui querida amiga. Muitos flamboyants lindos e coloridos assim para você, grande beijo, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  19. Dor-de-idéia, achei genial a invenção de Rubem Alves...hehe!! Com certeza, temos que cultivar a paciência e tudo seguirá o seu curso. Ah, agora entendi melhor o que é um stop montion. Bem interessante. Aprendemos muito com essas meninas..hehehe!! Um grande beijo Deia, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  20. Oi, Mauro:
    Agradeço a sua visita. E já lhe desejo um ótimo final de semana, um grande abraço, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  21. Oi, Marli querida:
    Uma boa caminhada no parque cura toda dor-de-idéia...hehehehe!! Agradeço a visita e a partilha, grande beijo no coração, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, Ney:
    É verdade, não podemos esquecer do SER. Pois SER é essencial. Sim, foi um bom passeio. Agradeço sua sempre querida visita e sua partilha que nos faz crescer. Um grande abraço, querido amigo ;)

    ResponderExcluir
  23. ...eu não sei como seria minha vida
    sem as cores da natureza, o canto
    de pasarinho, o perfume das flores,
    e os burburinhos de gentes pelas ruas
    da vida.

    não conseguiria viver alheia a toda
    esta magia.

    portanto....
    bora correr no parque entre flamboyants,
    rosas, jasmins, cravos e margaridas,
    crianças e felicidades!

    bjbjbj, lindeza!

    ResponderExcluir
  24. É verdade, Vivian, sem a natureza e sua beleza nossa vida não teria colorido. Vamos, então, correr até lá....hehehe!!! Muitas flores e flamboyants!! Um grande beijo no seu coração querida amiga, bom dia ;)

    ResponderExcluir
  25. Mais uma linda mensagem amiga.

    Belos flamboyant!

    Bom fim de semana.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  26. Um lindo dia para você também Ana, beijos ;)

    ResponderExcluir
  27. Tuas mensagens são vivas e intensas! Adoro te ler pela manhã... alegram o dia! bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi, Márcia querida, ah que bom poder partilhar o que sinto e o que escrevo. Também gosto muito de sempre passar, pela manhã, lá pelo seu blog. É sempre inspirador. Um bom dia para você, querida amiga, boa sexta-feira, beijos ;)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...