terça-feira, 7 de setembro de 2010

Vi uma nova estrela nascer...



Na imagem da natureza que aparece, hoje, na tela do computador há um arco-íris. Sinal da esperança. Esperança na vida que nasce e renasce a cada amanhecer. Foi assim que recebi a visita de uma nova amiga. Seu nome. Universo do Amor. Amor e Paz Natureza. Sua luta: a defesa da vida. Do meio ambiente. Da flora, da fauna. Dos animais. Ela é do Pará. E as coisas não estão nada fácil para os tubarões por aquelas bandas de lá. E para os golfinhos também. Vejam as notícias. Eis, aí, o seu blog: http://crimesambientaisbrasileiros.blogspot.com/

O notável e incansável ecologista, José Lutzenberger, em seu livro de memórias, “Sinfonia Inacabada”, abriu o seu coração ao dizer: “Na abertura do filme A Década da Destruição, assiste-se à comovente cena de uma palmeira debatendo-se em meio às chamas na floresta. A movimentação de suas longas e belas palmas, açoitadas pelo bafo do fogo, transmite a dolorosa sensação de um ser vivo que, se pudesse, arrancar-se-ia pela raiz e correria daquele inferno”.

Lutz se foi. Mas sua luta e seus ensinamentos de amor à natureza e à vida permanecem sempre atuais. Vi o seu blog prezada amiga. Li, nele, as notícias acerca da matança dos tubarões, dos golfinhos. Então, as palavras ditas e escritas pelo gaúcho defensor do ambiente, calaram-me dentro do coração. Como não sentir a mesma dor desses seres vivos. Tão cruelmente eliminados pela ganância e pelo egoísmo humano. Sofremos, choramos. E a natureza verte lágrimas de sangue. A Criação agoniza. Pede socorro. Clama por paz.

E a insensibilidade humana faz pouco caso. Arrogância e prepotência dominam a cultura de morte. Como se não fizéssemos parte integrantes da mesma natureza que destruímos e eliminamos. O que mais me chama atenção, na figura controversa e carismática que foi Lutz, era sua grande sensibilidade e respeito com a vida de todos os seres. Dos mais minúsculos aos maiores. Não admitia que se pisasse maldosamente nem em uma formiga. Ele dizia que todo crime contra a natureza é um crime contra a própria humanidade.

O homem espalha a destruição. Mas não vê que na verdade quando assim o faz está assinando a sua própria sentença de morte. Matam-se os tubarões, os golfinhos, as baleias e tantos outros mais. Espécies em extinção. Até quando?!! Eis a questão.

Todavia, em meio a tanta crueldade, aparecem as estrelas de primeira grandeza. Pessoas com coração, com ciência e sabedoria. Conhecimento a serviço da vida. Assim como foi e fez Lutzenberger. Aparecem pessoas que se compadecem e assumem a luta. A luta contra a morte e a destruição. Pessoas que fazem acontecer. É assim Universo do Amor. Que eu vi em mais um blog em defesa do meio ambiente. Uma nova estrela nascer. Que ela brilhe bem alto no céu da nossa existência. Que a compaixão para com nossos irmãos animais, plantas e seres vivos seja a sua essência. Para que grite o seu nome: Amor e Paz Natureza!

Que transformemos a Década de Destruição em Década de Reconstrução. De fé, de respeito. De comprometimento com meio ambiente. De responsabilidade conosco mesmo. Pois quem maltrata um ser vivo, destrói e mata a si próprio. Somos todos, obra e perfeição do nosso Criador. Hoje, sete de setembro, façamos a parada do amor!!

Bom dia! : )





16 comentários:

  1. Oi, amiga Suzi
    Veja o meu post de hoje e lá encontrará uma Teia Ambiental que deve falar ao seu coração... como também fala o site que nos indica e já vou apreciar.
    Seu post está de acordo com o meu, coincidência incrível!
    Afinal, a Ecologia é motivo de envolvimento pessoal hoje em dia.
    Bjm e tenha ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Rosélia querida. E não é, que hoje, falamos de ecologia. Que maravilhosa sintonia!! Sim, já fui lá nos seu blog. Mas, depois ainda volto, para reler novamente. Ecologia é a ordem do dia. Beijos, bom feriado :)

    ResponderExcluir
  3. O homem precisa consertar os seus estragos, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  4. Oie!!!
    Vim conheer seu cantinho lindo. Adorei.
    Obrigada pelo carinho. Vá me visitar sempre q quiser, ta?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mi Satake:
    Seja bem-vinda. Pode deixar que sempre vou lá no seu blog lhe visitar. Um grande beijo no seu coração, boa noite :)

    ResponderExcluir
  6. Pois é Suzy,
    Estamos destruindo nosso planeta sem perceber que estamos destruindo a nós mesmos!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gilmara:
    Sim, pois destruir a natureza é destruirmos a nós mesmos. Um grande beijo para você também, boa noite amiga ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga!!! Estou de volta...

    Que belo post de hoje!!!! Como é bom ver a natureza e perceber o quanto é lindo nosso planeta. Infelizmente existem pessoas que fazem de tudo para destruir o que há de mais belo e que foi tudo dado para a gente...

    Bjossss

    Vivian

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!

    Esta mesma pessoa entrou em contato comigo para falar do crime das barbatanas de tubarão, é maisuma aliada incormada com o rumo do planeta, estamos nos matando e não a ele, cavando a própria extinção.

    A humanidade só passou a perceber e se preocupar com os problemas ambientais a partir do momento em que estes passaram a influenciar diretamente na nossa qualidade de vida e da certeza de que sem os recursos que a natureza nos oferece a vida no planeta e nossa existência seria impossível.

    É hora de nos salvar!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Vivian:
    É preciso mesmo consciência e ação para proteger o nosso planeta. Obrigada pela visita. Um grande beijo no seu coração, boa noite :)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Daniela:
    É hora de nos concientizar e agir. Estava com saudades de você. Passei pelo seu blog agora. E, novamente, dou-lhe os parabéns pelo belíssimo trabalho que realiza. Educação Ambiental. Consciência com Ciência. É isso aí, amiga. Você é uma pessoa que faz, parabéns!! Um grande beijo no seu coração, boa noite :)

    ResponderExcluir
  12. Que morada mais linda a nossa!!!
    Quanta consciência ainda nos falta...quanto amor, quanto zelo, por jóias que temos em mãos.
    Maravilhoso teu texto, maravilhoso te ler!
    Desde que te li pela primeira vez, me tornei super fã!!
    Beijo amiga querida!
    Obrigada por me receber tão lindamente através das tuas publicações únicas!
    Bea

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bea querida:
    Que saudades de você também!! Também lhe confessor que desde que li os seus belos poemas, lá, na Casa da Poesia, fiquei encantada. Maravilhada. Por isso sempre que posso estou passando pelo seu blog. Para mim é uma alegria, um enorme prazer ler os seus versos, o seu belo poetar. Obrigada Bea por todo carinho. Que tenha certeza, é recíproco. Sou sua fã também. Beijos, boa noite :)

    ResponderExcluir
  14. Ainda está em tempo de salvar nosso Planeta.

    Bom dia amiga.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Ana:
    Ainda há tempo sim. Um grande beijo prá ti. Boa semana :)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...