domingo, 5 de setembro de 2010

Seguir o caminho...


Onde haverá tesouros de sabedoria?! Hoje é o dia. Dia de reflexão. Quem será capaz de a tudo, em nome do Reino, renunciar?! Renúncia é o caminho. Caminho estreito e íngreme. As exigências do seguimento são assim. Jesus Nazareno sabia disso e desde sempre nos amou. Foi capaz de dar a sua própria vida. E assim nos resgatou.

Estamos sempre a caminho. No meio daquela multidão que desejava ouvir o Filho do Homem. São várias as razões para seguí-lo. Somente o Pai conhece o coração de cada um. Não compreendemos os seus desígnios. Pois a natureza humana necessita da graça divina para melhor discernir. Não é nada fácil ouvir. Nada fácil cumprir.

É preciso ponderar. Sopesar. Avaliar as forças. E as conseqüências que daí a de vir. Assim como aqueles que irão construir uma torre. É preciso muito mais do que o alicerce. Faz-se necessário calcular o que se precisará por inteiro. Para então, como disse Jesus, a obra finalizar. Assim também como um rei que sai para a guerra. É preciso saber se terá condições de suportar a batalha. É assim o caminho.

Por causa do Reino, o Cristo falou. Deixe seus laços familiares. Tome sua cruz. Largue seus bens. Assim manifestou para indicar que os valores supremos e essenciais é o amor a Deus Pai e ao próximo. Para ser seus discípulos. Esta é a lei inscrita no coração do cristão. Mas Mestre, se estamos no caminho, também podemos nos desviar. Sair por um atalho. Perder o trajeto.

Podemos fugir do caminho. Dominados pelo medo. Cair em desespero. Pensar que não vamos conseguir. Que não somos dignos do perdão. Que somos escravos em cativeiro. E não verdadeiros filhos e irmãos. Assim, como Onésimo. O escravo fugitivo. Onésimo que foi útil ao apóstolo Paulo na prisão. O dono do escravo era Filêmon. O amigo querido de Paulo. Eis, então, que “o apóstolo das gentes”, cheio de amor e de bondade intercede por Onésimo e pede que seu amigo o receba como um filho, um irmão. Que perdoe a sua falta e estabeleça uma vida em fraterna comunhão.

E, ainda, estamos no caminho. Mas não estamos sozinhos. É o que Jesus nos lembrou. Temos uma carta amorosa. Deixada em nossas mãos. Carta de indicação. Promessa de salvação. Ela é farol, é lamparina, é luz que espanta a escuridão. Ilumina os nossos passos. Traz verdadeiros tesouros ao nosso ser. É fonte de vida eterna. É a palavra de Deus. Bíblia, o livro sagrado. Ensinamentos que orientam o nosso bem viver.

Setembro aí está. Na toada da canção: “Jesus Cristo é a palavra, pura imagem de Deus Pai. Ele é vida e verdade. A suprema caridade”. Façamos, então, da sua palavra a morada do nosso coração. Pois o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Que façamos sempre a Sua vontade. Com sua graça, sempre a caminho!!

Um bom domingo a todos!! : )



22 comentários:

  1. Cada um de nós term o seu caminho certo a seguir, amiga. Mas temos que ter o cuidado para não tomar os atalhos. Lindo tecto.



    Hoje venho retribuir os doces momentos que juntos passamos.
    Obrigada por vir me visitar. Sei que ando um pouco ausente. Mas não é por vontade própria. Apenas tenho muito trabalho. Antes estava em casa,mas agora retornei ao trabalho e tudo fica mais dificil. Sobra realmente pouco tempo.
    Mas sempre estarei vindo.
    A nossa amizade é muito forte. Aquilo que cativamos, jamais perdemos.
    Temos que estar sempre regando para não morrer.
    Obrigada pelo seu carinho, pela sua amizade. Adoro você..

    Deixo um lindo pensamento para você!!!
    "Nunca desvalorize ninguém...
    Guarde cada pessoa perto do seu coração, porque um dia você pode acordar e perceber que perdeu um diamante enquanto estava muito ocupado colecionando pedras."
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Sandra:
    Então vamos seguir o caminho, o seu, o meu, o nosso. Estaremos sempre juntas, na certeza do amor de Deus. Pois quem tem um amigo, não está sozinho. Aqui, será sempre bem-vinda. Venha, entre e participe. A casa é sua também. Que tenha um ótimo domingo, um grande beijo no seu coração, fique com Deus!! :)

    ResponderExcluir
  3. Esta aqui uma coisa que gosto de fazer aos domingos...passar por aqui é sempre um aprendizado, um reforço para nova semana!
    Adoro seus textos!

    ResponderExcluir
  4. A uma teoria que diz que o homem é mau, a bondade ele aprende com o decorrer da vida, e se isso for "uma verdade", somente através das escrituras e do ensinamento de Jesus Cristo possamos trilhar o caminho da bondade. Bjos e um bom domingo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sol querida:
    Você sempre traz luz e alegria. Estamos juntas, sempre aprendendo. Um grande beijo no seu coração, amiga, um bom dia, bom domingo ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Eder, querido amigo:
    O homem nasce livre para escolheer o seu próprio caminho. Eis, aí, a grandeza da liberdade que nos foi concedida por Deus Pai. Na vida, durante o caminho, saimos da estrada, tomamos atalhos, mas o importante é retormarmos a trilha. É verdade, e somente com a ajuda do Cristo, pela sua bondade e misericórdia, podemos prosseguir. Obrigada por sua visita e por sua partilha que sempre enriquece o nosso interior. Um grande beijo no seu coração, bom domingo ;)

    ResponderExcluir
  7. Linda mensagem,Suziley! Boa praler, reler e pensar!beijos,chica

    ResponderExcluir
  8. Oi, Chica, um grande beijo no seu coração, obrigada por sua visita. Boa noite ;)

    ResponderExcluir
  9. Queria lhe agradecer por estar seguindo meu Blog Casa Pia dos Santos Anjos. Já faz tempo que estou seguindo o seu também. Mas agora descobri que voce tem um "poster" do seu blog. Então coloquei seu "poster" no meu blog.
    Seu blog é maravilhoso, alegre, contém matérias muito boas. Parabéns. Agradeço ter uma nova amiga.

    ResponderExcluir
  10. A primeira escola da alma, as escrituras e a primeira lição na escola da vida, as escrituras...numa síntese mágica...seja qual for o caminho...ama o teu próximo como a ti mesmo...e jamais errarás. Lindo, sempre, para sempre. BJs.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Desculpe invadir seu blog, mas queria pedir que vc me ajudasse a divulgar.

    Tem aqui no Pará, aonde moro, uma indústria de matança muito pior que a dos japoneses com relação aos golfinhos. Eu li seu comentário em um blog sobre o tema.

    280 MIL TUBARÕES SÃO MORTOS TODOS OS ANOS AQUI. RECOLHE-SE AS BARBATANAS DE TUBARÃO E O RESTO VAI PARA O LIXO.
    São tubarões em extinção.

    Veja a matéria completa aqui
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/790192-ibama-apreende-14-t-de-barbatanas-de-tubarao-irregulares-no-para.shtml

    Se tiver medo de clicar no link, procure no google por Barbatanas de tubarão no Pará, é matéria da folha

    por favor, ajude a apoiar essa causa. é fácil olhar para o problema dos outros e não reconhecer que temos um problema pior em casa. Se puder divulgue no seu blog. Estamos no Brasil fazendo uma matança ainda pior que essa e sequer comemos a carne do tubarão.

    Se vc tem fé e acredita mesmo nesse amor então divulgue. Pq aqui a coisa ainda é pior.
    obrigada

    ResponderExcluir
  12. ...olá querida!

    vim sentir a harmonia deste casa,
    e levar bençãos de Deus comigo.

    obrigada por deixar a porta aberta!

    um beijo, Suzi

    ResponderExcluir
  13. Olá Suziley querida.
    Primeiramente meus parabéns pelo lindo texto, sempre nos trazendo paz e aprendizado.
    Desculpe-me pela ausência, mas estou literalmente com excesso de trabalho!! rsrs

    Beijos sempre!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Catina:
    Sim, já sabia que você estava aqui também. Visitei o blog Casa Pia dos Santos Anjos e gostei. Aliás, sempre me lembro do nosso Anjo da Guarda. Obrigada pelo carinho de levar o nosso selo. Que tenha uma ótima semana, com muita paz e alegrias. Um grande abraço, bom dia ;)

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Márcia Vilarinho:
    Sim, a primeira escola do nosso bem viver. Obrigada por partilhar o seu pensar e sentir. Que tenha uma ótima semana, um bom feriado, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Universo Paz e Amor:
    Vamos ler a matéria, sim, e vamos divulgá-la. Hoje, trabalho e amanhã (se não estiver de plantão) estarei em casa o dia todo. Então, vamos ler tudo direitinho, ok?!! Obrigada por nos visitar. Um grande abraço, boa semana ;)

    ResponderExcluir
  17. Oiiiiiiii Suzi,
    Muito especial esse texto. "Vigiai e orai para que não entreis em tentação". Entendo que a reflexão segue esse caminho. Bom início de semana! Bjsssssss

    ResponderExcluir
  18. Oi, Vivian:
    A porta sempre estará aberta. Pode vir. A sua partilha sempre nos enriquece também. Obrigada pelo bem que semeia. Um grande beijo, uma boa semana ;)

    ResponderExcluir
  19. Oi, Hamilton querido:
    Imaginei, sim, que deveria estar com muito trabalho. Então, aproveite o feriado de amanhã para descansar. Você é sempre muito bem-vindo por aqui. É a sua casa também. Um grande beijo no seu coração, um bom dia, boa semana ;)

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, Marli:
    É isso aí. Obrigada por sua visita, sempre bem-vinda. Um grande beijo no seu coração, uma boa semana para você ;)

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada meu anjo , pois eu fico desesperada com o que estão fazendo aqui onde moro e ver tamanha crueldade com os animais .
    Deus te abençoe muito obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  22. Oi, Universo Paz e Amor, fique tranquila que vamos divulgar e combater esses crimes contra a natureza. Vou ler tudo com calma e depois divulgar, ok?! Fique com Deus, bom dia ;)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...