Alfabetização, lição de cidadania. Esperança que acalenta. Aquele que não lê nem escreve. De registrar-se no tempo dentro do seu espaço. De ver-se, então, sujeito da sua própria história. Produzir, construir, realizar o conhecimento. Aguçar o sentimento, a sua percepção. Análise crítica e analítica. Perquirir e indagar sobre as realidades que o cerca. Resolver, desvendar, pesquisar. Habilidades desenvolver. Seria lindo de ver. As pessoas lendo e escrevendo. E, mais ainda, refletindo, interpretando, sopesando. Ninguém as levaria no "bico". Pois saberiam dizer qual a razão disso tudo. As razões do próprio existir. O turbilhão de emoções que invadem o ser. Pedagogia para a vida.
Hoje, comemora-se o dia mundial da alfabetização. Que fique, aqui, os nossos aplausos a todos aqueles que se dedicam à arte do ensinar. Finalizamos, com as palavras e os sentimentos tão bem expressados por Rubem Alves, em seu livro "Conversas com quem gosta de ensinar":
“Eu diria que os educadores são como as velhas árvores. Possuem uma face, um nome, uma estória a ser contada. Habitam um mundo em que o vale é a relação que as liga aos alunos, sendo que cada aluno é uma entidade sui generis, portanto, têm nome, também uma “estória”, sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a educação é algo para acontecer neste espaço invisível e denso, que se estabelece a dois. Espaço artesanal”.
Que as pessoas usufruam o direito de saber ler, escrever. Que seja respeitada a sua dignidade de ser pessoa, de ser gente. Sujeitos e senhores dos seus próprios destinos. Amém!
Bom dia a todos! : )
Suziley, não sabia que hoje comemorávamos o Dia da Alfabetização, mas de qualquer maneira é uma data importante. Esse é um direito tão básico: saber ler e escrever.
ResponderExcluirTenho lido que os nossos índices estão cada vez melhores e que inclusive, temos implementado algumas iniciativas de outros Países que deram muito certo.
Que possamos comemorar esse dia com cada vez mais pessoas alfabetizadas.
Um beijo
Oi, Isa:
ResponderExcluirEu também não sabia e agora descobri. Dia 08/09, dia mundial da alfabetização. Um direito de todos. Que possamos sempre melhorar e que mais e mais pessoas possam ser cada vez mais gente. Um bom dia, grande beijo :)
Mágico teu texto... a alfabetização é uma passagem para descobertas! bjs
ResponderExcluirOi, Márcia Albuq, um grande beijo prá você também, obrigada :)
ResponderExcluirMuirto legal e não sabia da data!
ResponderExcluirMas é importante que todos possam ter esse direito,falaste bem!
Ele abre as portas do mundo...
beijos,chica e obrigado pelo carinho!
Suzi, faço eco contigo. Tive uma funcionária analfabeta e a vergonha e subsequentes situações de humilhação que ela nos descrevia eram de arrancar lágrimas... Um beijo, Deia.
ResponderExcluirOi, querida Suzi
ResponderExcluirNesse "turbilhão de emoções" eu embarquei aos 16 aninhos quando fui voluntária do Mobral... depois, iniciei meu emprego público no Supletivo... alfabetizando adultos... eu, com 18 e eles, mais velhos do que eu, mas foi maravilhosa a experiêcia...
O turbilhão marcou meu início de carreira e definiu minha vocaão. Foi ótimo!
Excelente post!
Bjm
É um Dia de Comemoração, mas temos muito ainda o que fazer....O Brasil faz parte dos países que ainda contabilizam milhares de analfabetos. Adultos e crianças que não conseguem ler ou escrever seus próprios nomes são realidade em nosso país, fato constatado no Dia Internacional da Alfabetização.Me aposentei como professora, amo a profissão que escolhi,embora tão mal remunerada e valorizada em nosso país,e percebemos que ainda existe muitos "analafabetos funcionais", não conseguem entender o que lêem e nem elaboram um enunciado, por mais curto que seja, sobre um assunto genérico.
ResponderExcluirUma semana de paz!!!
Emilinha
Nas palavras do mestre Rubem Alves ressoa o cerne da arte do ensinar em seu amplo sentido_ das letras,dos significados, da decodificação,da autoria e da autonomia.
ResponderExcluirSempre,para mim, sua palavras trouxeram incentivo e acalanto em meu fazer profissional:ser professora!
Bela e pulsante lembrança, Suzi!
Bjos no coração.
Calu
Su, minha querida...
ResponderExcluirEstive de cama por mais de 3 semanas e somente hoje volto realmente a minhas atividades.
Venho a deixar-te beijos, flores e muitos sorrisos!
Muito rica a descrição do que é a alfabetização. A noite escura do analfabeto é tão atra como a do que, tendo aprendido a ler e escrever, nunca fez desse saber a utilização possível e conveniente tornando-se analfabeto funcional.
ResponderExcluirPor isso o problema além de ser devido à escola, é também devido à sociedade, às famílias e aos vizinhos que não estimulam à leitura, à escrita e ao raciocínio. Tudo melhoraria se as pessoas regressassem aos hábitos infantis de fazer perguntas e procurar as respostas, sobre tudo o que vêm e ouvem. Porquê?
Beijos
João
Do Miradouro
Suzilei.
ResponderExcluirEu não sabia que hoje era comemorado o dia da alfabetização.
Seu texto descrevendo a importância da alfabetização me trouxe à lembrança, o meu trabalho na alfabetização de jovens e adultos.
A alegria nos olhos daqueles que aprendem a "lidar" com as letras é algo inesquecível.
Certa vez, um aluno de 60 anos me afirmou que se sentia um novo ser, após ter sido alfabetizado.
Obrigada pelo bela reflexão sobre a alfabetização.
beijos
Que texto fantastico!
ResponderExcluirGostaria da sua permissão para posta-lo no Espaço Aberto no dia 15 de outubro. Daremos a você os devidos créditos. (Só mudaríamos a parte que diz ser o dia da alfabetização).
Eu como educadora faço parte de quem acredita e muito que somente através da educação possamos mudar essa nação!
Um beijo muito carinhoso
Temos um amigo comum e por lá cheguei ao seu blog. Nosso amigo é o Jorge de Almas Castelos. Seu blog é muito bonito e você tem muitos comentários, deve ser uma pessoa cheia de amigos. Foi bom conhecê-la.
ResponderExcluirAbraços,
Vida em Sociedade
http://www.vidaemsociedade-sa.blogspot.com/
Belíssima reflexão! Gostei muito do seu espaço!
ResponderExcluirAbraços
Cassi
É exatamente o que penso. Um texto impecável e irretocável. Sem educação não há cidadania. Um cidadão conhece seus direitos e entende seus deveres e dessa forma, senhor de seu destino, reponsável por suas escolhas. Sem educação de boa qualidade, isso não é possível.
ResponderExcluirParabéns pelo texto e pela lembrança.
BEijokas.
Amiga querida!
ResponderExcluirBelo trabalho sobre a importância da alfabetização!
Sem educação não há nada!
Sem educação não há discernimento correcto e, não o havendo, qualquer ser humano fica sujeito a toda a casta de manipulações.
Parabéns.
Beijinhos
Ná
Oi, Chica querida:
ResponderExcluirQue todos possam, de fato, ter esse direito. Um grande beijo, boa noite :)
Oi, Deia:
ResponderExcluirÉ situação muito triste mesmo. Imagino a emoção que deve ser para quem aprende a ler e a escrever. É novo mundo que se descortina. Beijos, amiga, boa noite ;)
Oi, Rosélia, que legal saber que foi voluntária no Mobral e depois trabalhou no Supletivo. Ensinar e aprender. Uma emoção. Uma vocação. Parabéns!! Beijos prá ti, boa noite :)
ResponderExcluirOi, Emilinha:
ResponderExcluirMeus aplausos para você que foi, que é educadora. Num país como nosso que ainda está muito longe de valorizar o professor e dedicar-se à educação. Um grande beijo, boa noite ;)
Oi, Calu querida:
ResponderExcluirAs palavras de Rubem Alves é algo de encantador. Palavras que trazem a essência da arte do ensinar. Parabéns também a você!! Um grande beijo no seu coração, boa noite ;)
Oi, Carmem:
ResponderExcluirSenti a sua falta, sim. Puxa, estava de cama. Ainda bem que agora já está bem e está de volta. Seja bem-vinda amiga. Agradeço o carinho. E retribuo as flores, os beijos e o desejo de uma boa semana, boa noite ;)
Boa noite, João Soares:
ResponderExcluirSeja bem-vindo!! Sábia conclusão a sua: bom seria se voltássemos aos hábitos infantis de fazer perguntas e buscar as respostas. Alfabetização, educação, reflexão, busca dos porquês. Adorei, João. Agradeço a sua partilha. Uma ótima semana, um grande abraço ;)
Oi, querida Heli:
ResponderExcluirParabéns a você também. Pois quem ensina jovens e adultos a descobrirem as letras merece sempre os nossos aplausos. Imagino a alegria daquele senhor de 60 anos. Deve ser emocionante, tanto para os alunos, quanto para quem os ensina. Obrigada por sua partilha. Um grande beijo, boa semana, boa noite ;)
Oi, Tatiana:
ResponderExcluirSeja bem-vinda! A você os nosso aplausos também. Pois, realmente, a educação é a solução para tantos males. Claro que pode publicar o texto. Fique à vontade. E desde já lhe agradeço. Beijos, boa semana, boa noite ;)
Boa noite, Vida em Sociedade:
ResponderExcluirSeja bem-vindo (a)!! Sim, temos um amigo em comum. O Jorge do blog Almas e Castelos. Passo sempre por lá e sempre aprendo algo de bom e de edificante. Que bom que gostou daqui. Fique à vontade e volte sempre que quiser. Uma boa semana, um abraço fraterno ;)
Oi, Cassi:
ResponderExcluirSeja bem-vinda!! Que bom que gostou do texto e do blog. Venha sempre que quiser. A casa é sua também. Um grande beijo, boa noite, uma ótima semana também :)
Oi, Lua Nova:
ResponderExcluirCom certeza, sem educação não temos cidadania nem a garantia de sermos livres nas nossas escolhas, no nosso construir a nossa história. Obrigada pela partilha. Pela visita. Pelo carinho. Beijos para você, uma ótima semana, boa noite ;)
Boa noite, Ná querida:
ResponderExcluirÉ verdade sem educação as pessoas ficam à merçê de quaisquer formas de manipulações. Disse tudo. Um grande beijo para você, boa noite, boa semana ;)
Brilhante postagem...fiquei emocionado como educador.
ResponderExcluirHoje também postagem algo sobre Alfabetização, depois passa em meu blog.
abraços
de luz e paz
Muito bacana seu texto e bem colocado!
ResponderExcluirAlias seus textos sao sempre otimos e claro uma grande lição!
Boa noite, HSLO:
ResponderExcluirEntão, meus parabéns a você que é um educador. Seja bem-vindo!! Vou passar pelo seu blog sim. Um grande abraço :)
Boa noite, Sol:
ResponderExcluirAgradeço o carinho e sua sempre bem-vinda visita. Um grande beijo ;)
Que nenhum ser humano neste mundo fique sem se alfebetizar... Acho triste uma pessoa que não saiba ler...
ResponderExcluirBjuxxxx
É isso aí, Carlos. Uma boa noite para você, beijos no seu coração :)
ResponderExcluirSuzi,
ResponderExcluirestou aqui para te dizer muito prazer, amiga!
Tenho visto vc por aí, em, blogs amigos e hoje resolvi convidá-la para ver-me também.
Pode escolher...rs
Tenho os Botões de Madrepérola, blog-projeto educacional.
Tenho o Anjo de Prata, blog light, regado a pequenas gotas de cultura, vez ou outra.
E tenho tb meus scraps, que amo de paixão.
Se puder, apareça!
Seja bem vinda!
Amei aqui! Ah, e já levei o seu lindo selo.
Não sabia que tinha esse dia.
ResponderExcluirE saber que ainda tem tantos analfabetos.
Bom dia amiga.
beijooo.
Oi, bom dia Graça:
ResponderExcluirTambém já lhe visitei e já estou seguindo o seu lindo blog Botões de Madrepérola. Seja sempre bem-vinda. Um grande abraço, fique com Deus ;)
Oi, Ana:
ResponderExcluirAinda há o analfabetismo. Infelizmente. Um bom dia para você, beijos ;)