Ainda ecoam em nossos ouvidos a música e a letra da Campanha da Fraternidade deste ano. Campanha Ecumênica. Com o tema: “Economia e Vida”. E o lema: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Hoje, faz um lindo dia de sol. Bela manhã de domingo. Convidando-nos à reflexão. Lição de boa administração. E Jesus, então, conta a parábola do administrador infiel, mas previdente.
Um homem rico tinha um funcionário que era responsável pela administração dos seus bens. No entanto, aquele administrador não estava sendo digno da confiança do seu patrão. Pois existiam denúncias contra o mesmo sobre o mau uso da riqueza que lhe fora confiada. Assim é que o patrão chama o administrador e pede contas da sua administração. O astuto funcionário, então, prevendo que seria despedido e percebendo que já estava velho e sem forças. Que não poderia cavar nem mendigar. Toma uma decisão.
Vai ao encontro dos devedores do seu senhor. Para eles propôs um abatimento das suas dívidas. Aquele que devia cem barris de óleo, pediu que escrevesse cinquenta. O que devia cem sacas de trigo, orientou que escrevesse oitenta. Assim fez o infiel administrador. Pois pensou que procedendo daquela forma quando estivesse sem emprego teria feito amigos que o receberiam em suas casas. E o seu patrão constatando a sua esperteza elogiou o funcionário desonesto.
Elogiar o administrador desonesto?! Qual seria o ensinamento que Jesus queria comunicar aos seus discípulos?! Naquele tempo, os juros não eram permitidos. Logo, os empresários da época contratavam administradores combinando que o que eles cobrassem a mais pelo seu produto vendido caberia a eles. Ou seja, quando o administrador negociou as dívidas dos devedores do seu patrão, ele nada mais fez do que abrir mão da parte que lhe cabia. E reside, aí, a sua criatividade. Naquela altura da sua vida, de nada adiantaria o dinheiro, a riqueza, os bens. Somente a amizade das pessoas que o acolheriam.
Hoje, vivemos outros tempos, outra época. Mas, não muito diferente no que toca à riqueza. Como o profeta Amós, há muitas denúncias que apontam a injustiça, a exploração. O deus das relações comerciais, no mundo do TER, ainda continua sendo o dinheiro. Em nome dele muitas pessoas morrem de tanto trabalhar. Privam-se da família, dos amigos, da convivência com Deus. Em nome dele se matam, destroem-se. Vendem-se suas almas, sua honra, seus valores. Em nome dele, quebram-se os próprios princípios. Renegam a sua fé. Em nome de mais dinheiro.
O Cristo não disse que o dinheiro é ruim. Afinal, precisamos dele para sobreviver. O que não devemos é ser submissos a ele. Escravos obcecados pelas riquezas transitórias. Sejamos “espertos” usando da riqueza que nos é concedida. Do dinheiro como meio. Meio de praticar o bem a todos que nos cercam. Realizar a justiça social. Partilha de tudo que nos foi confiado por Deus Pai. Afinal, é Ele o Senhor de tudo que existe. Nós apenas, administramos.
E com o “Apóstolo das Gentes”, S. Paulo pedimos sabedoria e discernimento. Fidelidade na administração dos bens terrenos. “Esperteza” no uso das riquezas em favor do bem comum. Quantos políticos que deveriam se converter! Afinal, não podemos, de fato, servir a dois senhores. Ou amamos a Deus e realizamos o seu projeto de vida ou amamos o deus do dinheiro e contribuimos para morte e para destruição. Cabe a cada um de nós escolher. Somos livres, somos filhos do Pai Eterno. A nossa riqueza verdadeira!
Um bom domingo a todos!! : )
...e pensar que vivemos entre tantos
ResponderExcluirque só se preocupam em TER do que SER!
por isso este mundo de desigualdades
sem limites.
bjbj
Há os que pensam na CASCA e no TER.
ResponderExcluirEsquecem que o recheio é o que conta.Linda mensagem!beijos,obrigado pelo carinho,chica
Ei Susy.
ResponderExcluirPerfeita a sua reflexão. Vivemos numa correria só, vivendo como verdadeiros escravos do capitalismo, com o intuito de TER em detrimento do SER, em nome do capital, esquecemos o mais importante que é viver!
Bom domingo.
Gd beijo
Oi, querida Suzi
ResponderExcluirCom efeito, o "poder e o ter" subiu ao coração do homem... Pena!
Mas temos muita razão de "ser" ainda rolando em outros corações mais confiantes na Providência que nunca falta.
Um super bj dominical.
infelizmente a valorização do ter superou a do ser e tomou conta dos homens.
ResponderExcluirabraços
de luz e paz
Em verdade, a autêntica preocupação do homem deve ser com o SER e não com o fazer. Infelizmente, este é o modo como as pessoas se apresentam e deixam com que outras as apresentem. Por exemplo, quando alguém nos pergunta "quem somos", respondemos, normalmente, com o que "fazemos", isto é:
ResponderExcluir"- Quem é você?"
"- Sou aquele que toca violão" etc...
É necessário disassociar uma imagem da outra e ter a real compreensão de que SER não é FAZER.
Que o Senhor vos abençoe e vos guarde!
Oi, Vivian:
ResponderExcluirRealmente, precisamos SER. Um grande beijo no seu coração ;)
É isso aí, Chica. O que conta é a nossa essência. Um grande beijo, boa noite ;)
ResponderExcluirDe fato. Que bom seria se todas as riquezas fossem usadas para o bem de todas as pessoas. Obrigada pela visita, Gilmara e pela reflexão. Beijos, boa noite ;)
ResponderExcluirOi, Rosélia:
ResponderExcluirAinda bem que há esperança em corações que se preocupam com o SER. Assim como você. Beijos, boa noite ;)
Oi, Hugo:
ResponderExcluirÉ verdade. Mas vamos em frente. Com fé e coragem. Um grande beijo no seu coração, boa noite ;)
Oi, Frei Cleiton:
ResponderExcluirTens razão. Quando somos indagados a responder quem somos logo associamos o nosso ser com o que fazemos. Precisamos distinguir e focar naquilo que realmente somos. Boa percepção. Obrigada pela partilha, pela reflexão. Seja sempre bem-vindo. Que Deus o abençõe também! Boa noite :)
Suzi!
ResponderExcluirVocê é um doce. A sua presença é sempre o máximo! Muito obrigado por tantos comentários carinhosos e pertinentes. Parabéns pelos belos posts aqui no seu blog! :)
Um beijãooO.
Te adoro.
Pedro Antônio
Oi, amigo Pedro, você também é muito querido. "Guri" criativo e inteligente. Agradeço a sua visita que sempre me traz alegria. As suas postagens também são lindas, críticas e divertidas. Também lhe quero muito bem. Uma boa semana, um grande beijo no seu coração :)
ResponderExcluir