domingo, 26 de setembro de 2010

Lázaro de ontem, de hoje, de sempre...


Hoje é o dia da Bíblia. E nesta manhã de domingo queremos ouvir a Palavra de Deus. Meditá-la em nosso coração. Olhamos a nossa volta, no Brasil, no mundo. Bem pertinho. Perto das nossas casas, dos nossos lares.  E contatamos a injustiça. E diante dela nos indagamos perplexos: como um Deus tão misericordioso e bom pode deixar os justos viverem à míngua da miséria, da pobreza, perseguidos e mal tratados?!  Onde está, ó Deus, que não responde a tantas injustiças?!
É dentro deste tema presente no Antigo como no Novo testamento e também nos dias atuais que Jesus nos conta a parábola do pobre Lázaro e do rico epulão. Epulão é um termo latino (épulas) que significa uma pessoa que faz banquetes. Aliás, a palavra épulas designa iguarias, manjares, aquilo que se oferece nos banquetes. Assim é que Jesus fala de um homem rico que vivia às tripas forras e de um indigente que mendigava as migalhas da sua mesa.
Interessante notar que nesta parábola, diversamente das demais, Jesus não dá nome ao rico, mas ao pobre chama de Lázaro. E não é por acaso. O nome Lázaro tem sua origem no hebraico e significa “Deus me ajuda”, “Deus é o meu auxílio”, “Deus me auxilia”.  Um nome, então, programático.  
O rico vestia-se da mais fina púrpura e do mais caro linho. E sua vida era regada a festas e a fartos banquetes. Despreocupado vivia.  Indiferente ao sofrimento alheio. Outra nota interessante, aqui, é perceber que naquela época vestir-se de vermelho (a cor púrpura) representava riqueza e poder. Pois o corante vermelho para tingir os tecidos era artigo caríssimo. Daí, então, ter ficado pela tradição o seu uso. Quando se faz uma solenidade logo se estende um tapete  vermelho no chão. O trono dos reis e seus mantos são feitos de veludo da mesma cor. O vermelho, então, era a cor da nobreza e da riqueza.  E quem democratizou o vermelho no mundo, de certa forma, foi o Brasil. Por causa do seu pau-brasil que era levado como especiaria. Corante da cor de brasa, vermelha. Mas, tal informação é só um parêntesis.  Voltemos à parábola.
Ali, naquela parábola percebemos os contrastes. Um grande abismo entre um personagem e outro. O rico vivendo no luxo. E o pobre Lázaro vivendo no lixo, das sobras. Disputando as migalhas com os cães que lambiam as suas feridas que o vestiam. Naquela época também era o costume dos ricos e abastados limparem as mãos sujas das carnes passando nelas os miolos do pão e depois os jogando no chão. E os cachorros famintos estavam sempre à espreita para comer os seus restos. E assim Lázaro também.
Mas, então, chega o dia em que Lázaro morre. Termina o seu sofrimento. E no Reino do Pai é recebido por Abraão. Aquele homem rico também morre e é enterrado. E, aí, a situação se inverte. Agora, quem vive a graça e o consolo é o pobre Lázaro. E quem vive o inferno das torturas é o rico esbanjador. O rico chama Abraão de pai e pede que o mesmo deixe Lázaro molhar sua língua para aliviar sua dor. Pede que o mesmo alerte os seus seis irmãos vivos. Para que mudem de vida e não venham parar onde ele está. Abraão o chama de filho, todavia diz que nada pode fazer. E que os irmãos vivos que não acreditam na Palavra de Deus muito menos acreditariam em milagres ou ressurreições dos mortos.
A injustiça campeia pelo mundo a fora. Está do nosso lado. A toda hora. Ela sempre existiu e vai existir. Pois o mal se origina do egoísmo humano. Vemos as notícias dos roubos, das prevaricações das autoridades, dos administradores. E até mesmo nas próprias igrejas. O deus idolatrado é o Mâmon (o dinheiro). Dinheiro e riqueza que mancham a honra e a dignidade de milhares de seres humanos. Privando-os de serem pessoas e filhos de Deus.
Mas como disse o profeta Amós. Deus não está dormindo. Ele vê e ouve os clamores dos injustiçados. Todavia, o seu reino não é deste mundo. Não é aqui que acontecerá a sociedade perfeita e ideal como quer várias ideologias. A parábola que, hoje, Cristo nos conta é a resposta do Pai para a injustiça no mundo. Pela compreensão do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus, é que Ele nos garante a vida nova e vitoriosa num mundo que não mais terá fim.
A parábola é tão rica em ensinamentos que ficamos meditando. Jesus não disse que quem fosse justo e bonzinho e o seguisse teria, aqui, nesta vida o céu de alegrias. A cruz é pesada. São várias as tribulações. Há até mesmo o dito bíblico: “Se não encontras problemas pode ser que tua luta não seja justa”. Pois seguir, verdadeiramente, Jesus,  abraçar a sua proposta e o seu programa de vida, é também padecer perseguições e injustiças. Afinal, o Amor encarnou-se, fez-se carne, habitou entre nós e nós o rejeitamos e o matamos com morte de cruz. Todavia, Cristo venceu a morte e ressuscitou. E nos deu a certeza da nossa própria vitória e salvação.
Eis, aí, a resposta de Deus Pai. Coloquemos as nossas vidas em suas mãos. Confiança absoluta e irrevogável. Com S. Paulo, pedimos que trilhemos sempre o caminho  da justiça, da piedade, da fé, da caridade, da constância e da mansidão.  Que não sejamos igual ao rico da parábola mas, sim, um outro Lázaro à imitação do próprio Jesus Cristo.  Lázaro, de ontem, de hoje, de sempre.  “Deus meu auxílio”. Para que um dia possamos, então, pronunciar: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”! Amém!
Um bom domingo a todos!! : )


10 comentários:

  1. A fé pode salvar as pessoas e, como você disse, o Reino de Deus não é deste mundo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que realmente está faltando Deus no coração das pessoas. Acho que o mal é escolha de cada um e não uma "permissão" de Deus.
    Obrigada por sua visita.
    Beijos e uma semana cheia de paz pra vc.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por esse post lindo neste Domingo ! Feliz semana!

    ResponderExcluir
  4. De fato a fé salvaria o Mundo, curando corações devastados por esta realidade que mal permite o tempo para pensamentos profundos de fé e renovação.

    Concordo Suziley, falta Deus no coração de muitos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Céio:
    É isso aí, então vamos ter sempre fé e lutar contra a injustiça. Um grande abraço a você e para a Marlete, boa noite, boa semana ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lua Nova:
    Falta Deus, falta o bom uso das riquezas em benefício de todos. Um grande beijo no seu coração querida amiga, boa noite, boa semana ;)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Veloso pela visita e pela partilha. Desejo a você também uma semana abençoada. Um grande abraço, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi, querido amigo Hamilton:
    Então vamos semear a fé e fazer crescer o amor da partilha, da solidariedade e da generosidade. Obrigada por sua visita. Sua partilha sempre bem-vinda. Um grande beijo no seu coração, uma boa semana, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  9. Suzi, que lindo o seu post.
    Que riqueza de palavras e ensinamentos.
    Como seria fácil fazermos o certo se todos pensássemos assim e fizéssemos o bem sempre, não?

    Beijo enorme, querida!

    ResponderExcluir
  10. É verdade Sanzinha. Como seria bom se todos fizéssemos o bem. Um grande beijo no seu coração, bom dia querida amiga :)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...