domingo, 2 de agosto de 2009

Texto já escrito

Profissão ou vocação?

* Suziley dos Santos da Silva


Muitos são os professores, poucos os educadores. Eis aí uma constatação cotidiana na área educacional. Ao longo do processo educativo, seja no aspecto formal (maternal, jardim, pré-escolar, primário, fundamental, ginasial, superior), seja no aspecto informal (família, pais, irmãos, amigos), deparamo-nos com vários professores e uns poucos educadores. Diante de tal fato, ocorre-nos a seguinte reflexão acerca do perfil do “professor” e do “educador”, à guisa de questionamento: profissão ou vocação?
Há, com efeito, uma diferença essencial entre o “ser professor” e o “ser educador”. Aliás, o ilustre Rubem Alves em seu livro “Conversas com quem gosta de ensinar”, pág. 11 e segts., já adverte ao dizer:
“- Educadores, onde estão? Em que covas terão se escondido?
Professor, há aos milhares.
Mas professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor.
Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação.
E toda vocação nasce de um grande amor, de uma grande esperança”.
Logo, a grosso modo, professor é o profissional que apenas transmite conhecimentos aos alunos. Já o educador, é o professor que não somente repassa conhecimentos aos educandos, mas também é o que está comprometido com o processo de transformação integral dos mesmos e da própria sociedade.
Feita tal distinção, elencando características captadas ao longo de nossa experiência educacional, ousamos traçar o perfil negativo de um mestre: desinteresse pelos educandos, preocupação apenas com seu salário, desânimo, saudosismo, acomodação, passividade, autoritarismo, intransigência, arrogância, prepotência, indisciplina, inconstância, incoerência, raiva, egoísmo, inveja, falta de qualificação, falta de conhecimento formal e informal, falta de respeito, falta de ética, preconceitos, vaidade intelectual, incapacidade de aceitação das diferenças, do novo, perseguição pedagógica, falta de didática, impaciência, falta de psicologia educacional, insatisfação, mau-humor, incapacidade de aceitação dos alunos que o superam, enfim, falta de vocação para o magistério. A tais professores, a despeito das características, aqui, apontadas, o nosso agradecimento sincero. Afinal, também nos ensinaram algo, ou seja, o como não ser um professor e muito menos um educador.
Já o perfil positivo de um mestre reúne, a nosso ver e sentir, as seguintes características, a saber: compromisso integral com os educandos, visão crítica, equilíbrio emocional, estudo contínuo e aperfeiçoamento constante, segurança no transmitir os conhecimentos formal e informal, honestidade intelectual, postura ética, humildade, sabedoria genuína, abertura para as divergências, para o novo, aceitação das diferenças, liberdade de ensino e de pensamento, doação, partilha de toda forma de saber, disposição, entusiasmo, alegria, satisfação quando os alunos o superam, constância, respeito a todos, paciência pedagógica, enfim, vocação nata para o magistério. A tais educadores a nossa profunda gratidão pela transmissão não somente de conhecimento e de ciência, mas também e, principalmente, pelo exemplo de vida, de solidariedade e de dignidade humana.
Assim, fazemos eco as belíssimas e poéticas palavras escritas por Rubem Alves que diz:
“Eu diria que os educadores são como as velhas árvores. Possuem uma face, um nome, uma estória a ser contada. Habitam um mundo em que o vale é a relação que as liga aos alunos, sendo que cada aluno é uma entidade sui generis, portanto, têm nome, também uma “estória”, sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a educação é algo para acontecer neste espaço invisível e denso, que se estabelece a dois. Espaço artesanal” (obra citada).
Portanto, concluí-se que todo educador é um professor, mas nem todo professor é um educador. E muito menos, como fala e ensina um grande mestre, um autêntico agente de mudança social. Oxalá, um dia isto seja diferente!

Advogada e aluna da Esmagis.

Texto escrito em 2000. Campo Grande/MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...