Hoje a proposta da blogagem coletiva da querida Rosélia do blog http://espiritual-idade.blogspot.com/ traz como tema Espiritualidade e afetividade.
No domingo passado, tive a grata felicidade de receber em nossa casa, mais uma vez, os meus pais. Maura e Antônio. Eles moram em Campo Grande, MS. Porém, minha mãe faz tratamento de saúde, aqui, em Porto Alegre. E, por isso, ela está morando conosco. Entretanto, ela havia viajado a Campo Grande e, agora, quando retornou trouxe junto o pai. E, hoje, faz uma semana que eles chegaram por aqui. Como filha, sinto sempre uma imensa alegria quando posso revê-los, conversar com eles, saber das suas coisas, das suas dores, das suas esperanças. Ontem, sábado, foi um dia em que estivemos grande parte do tempo juntos. É sempre um diálogo, uma partilha em família.
E, aí, pensei no tema proposto para mais este domingo. Espiritualidade e afetividade. Espiritualidade remete aquilo que é espiritual. E espiritual, por sua vez, diz respeito ao espírito; incorpóreo; místico; devoto; relativo à religião. De outro lado, afetividade denota qualidade do que é afetivo. E afetivo, por sua vez, é adjetivo que diz dado a afetos; delicado; afeiçoado. Como substantivo, afeto significa afeição; amizade; simpatia; paixão. Como adjetivo, quer dizer amigo; afeiçoado.
Estar ligado a alguém pela amizade, pelo afeto, é, sem dúvida, uma benção, um dom. É algo que transcende a matéria, o aqui e agora. É algo que envolve todo o nosso ser. E a nossa relação com Deus Pai, o Grande Espírito, a Energia Pura, Aquele Que É, o Transcendente, o Absoluto nasce de um grande amor que se manifesta em diálogo, partilha, ligação de amizade e carinho, oração. Aliás, rezar, orar é conversar com o próprio Deus. Conversar, sem recitar fórmulas mágicas ou decoradas, ou mantras automáticos. Mas, sim, falar daquilo que o próprio coração está cheio. É ter em si a maravilhosa experiência do acolhimento, do bem amar.
E, neste domingo, vamos ouvir o evangelho de S. Lucas, e lá vamos encontrar Jesus ensinando os seus apóstolos a rezar. A oração do Pai Nosso. Oração universal. Oração que traduz o grande amor de Deus Pai por todos nós os seus filhos. Uma conversa de Pai para filho. Uma resposta de filho para Pai. Uma oportunidade magnífica para reatar a nossa ligação com quem amamos. Re-ligar é a ação oferecida. Quantos filhos não conversam com seus pais? Quantos pais não conversam com seus filhos? Quantos estão perdidos uns dos outros? O amor que os une jamais morrerá ou perecerá. Pois é eterno e nada o destruirá. Nem o tempo nem a distância. Nem a riqueza nem a pobreza. Nem a saúde ou a doença. Nem a morte. Nada nos separará. Pois aqueles que verdadeiramente se amam sempre juntos estarão. Na pátria terrena ou na eterna, não importa.
E é assim que sinto o tema proposto. Espiritualidade e afetividade. É como estar em família, conversando fraternalmente, entre nós e com Deus numa grande oração. Oração que nos leva a uma conversão diária, contínua. Que gera ação transformadora que muda nossas vidas e de todos que nos cercam. É assim queridos pais. É assim queridos irmãos. É assim querido Deus Pai. Fica, aqui, a oração que o Senhor nos ensinou. Que sempre vença o amor. Pois onde estiverem unidos e em oração, um ou dois, aí, Tu estarás. Então:
“Pai nosso que estás no céu,
Santificado seja o vosso nome,
Venha a nós o vosso reino,
Seja feita a vossa vontade,
Assim na terra como no céu,
O pão nosso de cada dia nos daí hoje,
Perdoai-nos as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,
E não nos deixei cair em tentação,
Mas livrai-nos do mal. Amém!”
Olá, querida amiga
ResponderExcluirViajando muito neste mês... mas apreciando o que é postado com tanto esmero...
Mais um Domingo, dia de nossa Blogagem Coletiva Espiritual Ecumênica e festivo porque tem almoço com os meninos de níver...
Vou oferecer a vc o que diz Cassiano Ricardo:
"Então, quedaram-se todos com seus aneis azuis de ORVALHO e os colares de ouro teatral, prestando muita atenção...
Vc deu um salto de qualidade abordando tão pessoalmente o Tema de hoje. Parabéns!
Bjs festivos e ótimo Domingo!
"O amor que os une jamais morrerá ou perecerá. Pois é eterno e nada o destruirá. Nem o tempo nem a distância. Nem a riqueza nem a pobreza. Nem a saúde ou a doença. Nem a morte. Nada nos separará. Pois aqueles que verdadeiramente se amam sempre juntos estarão. Na pátria terrena ou na eterna, não importa."
ResponderExcluir__________
Que lindo isso, Suzi.
Pra quem tem a certeza de outra vida, é mais fácil manter o amor e a esperança no coração.
Amei o post de hoje.
Beijo grande e ótima semana!
Querida Suzi,
ResponderExcluirAfetividade é mesmo assim como você disse "... é, sem dúvida, uma benção, um dom. É algo que transcende a matéria, o aqui e agora". E esse sentimento nos comove e emociona. E faz um bemmm! É mais uma das faces do amor! Parabéns pelo post. Bjssss
Oi Suzy. Estarmos entre os nossos. Sentirmos o amor em abundancia, transbordando de cada um dos coracoes que batem compassados, no ritmo da harmonia - assim eh nossa espiritualidade! Uma relacao proxima, coesa, intima com o Senhor. Lindo, elaborado, feito para refletir, esse seu texto. Como tudo que vem de voce, minha irma e amiga, abencoado! Um beijo em todos de sua casa, um otimo domingo! Deia
ResponderExcluirObrigada querida Rosélia pelas palavras tão amigas. Eu é que os agradeço pela oportunidade de partilhar e participar dessa blogagem coletiva tão bonita. Desejo, de coração, a todos um ótimo domingo. Beijos no seu coração ;)
ResponderExcluirOi, Sanzinha:
ResponderExcluirÉ isso aí, quem ama sempre estará junto no grande amor do Pai. Obrigada pela visita, pela partilha. Um grande beijo no seu coração ;)
Oi, Marli querida:
ResponderExcluirEstar ligado pelo afeto, pelo amor é, de fato, um dom, uma benção, uma graça. Que bom estar ligada também pela afeição de boas amizades. Obrigada pelo carinho e pela partilha. Um grande beijo no seu coração ;)
Boa tarde, Déia:
ResponderExcluirEspiritualidade é estar em sintonia, em diálogo, em relação, em ligação com o outro. E você também é assim: amiga e irmã em Cristo. Agradeço sua partilha. Beijos no seu coração ;)
Qur lindo, adorei esse video. E a postagem tb, logico.
ResponderExcluirbjs
Suziley, estou realmente sem saber o que escrever aqui, além de dizer que achei maravilhosa a postagem, me chamou bastante a atenção ter inserido o fato de muitas pessoas (familiares) estarem sempre juntos mas nem mesmo assim conversarem.
ResponderExcluirO dia a dia na vida de cada um fica tão "corrido" e estressante que acaba-se por perder esta simplicidade de conversar.
Um ótimo post para se refletir sobre o dia a dia que vivemos.
Maravilhoso;
Beijos
Oi, Cintia:
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado. Um grande beijo para você ;)
Oi, Hamilton:
ResponderExcluirÉ verdade, muitas vezes perdemos esta ligação afetuosa em família. Mas sempre é tempo de re-ligar. Obrigada pela partilha e pelo carinho, beijos no seu coração ;)