quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Vacas às soltas em Porto Alegre....Cow Parade...



Invadiram as ruas, as avenidas, as praças, os shoppings, os parques e outros pontos estratégicos da capital dos pampas desde do dia 08/10. Chegaram cheias de graça, de criatividade, de beleza, de sensibilidade. Elas quem?? Nada mais, nada menos do que 81 vaquinhas. Cada uma com estilo e personalidade própria. A cidade ganhou mais cor, mais alegria, mais magia. Afinal, não é todo dia que recebemos visitas assim tão ilustres. Fiquei pensando o porquê da escolha de esculpir uma vaca. Por que não um coelho, uma galinha, uma tartaruga?! Acredito que a razão seja evidente. A vaca é o animal que mais nos ajuda. Pois dela tudo aproveitamos para nossa sobrevivência. Ela simboliza o auxílio, a parceria necessária. E está com a raça humana há milhares e milhares de anos. Na lida do campo. E, agora, chegou nas cidades, na nossa para nos encantar. Veio para ficar. Pelo menos até o dia 20/11 próximo.

As estrelas vaquísticas fazem parte de um dos maiores e bem sucedidos eventos contemporâneos de arte de rua do mundo. Este projeto com mais de cinco anos de existência já percorreu mais de 28 cidades no mundo inteiro. Cidades como Chicago, Nova York, Londres, Las Vegas, Bruxelas, Praga.  Aqui, na América do Sul, as vaquinhas chegaram em setembro de 2005, em São Paulo.  E já foram realizadas edições do mesmo evento no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Agora, pela primeira vez, está em Porto Alegre.

Além disso, o Cow Parade é um evento que envolve a comunidade por completo: empresas, artistas locais, terceiro setor e o grande público. As vaquinhas são confeccionadas em fibra de vidro. Por artistas sulistas já conhecidos e consagrados, mas, também, por novos talentos e novas revelações. Outros, também não ligados à arte. Artistas plásticos, grafiteiros, publicitários e demais profissionais dão a sua contribuição na feitura das esculturas vaquísticas que são em tamanho natural. É uma galeria de arte a céu aberto. Democrática e encantadora. Vacas que nos fazem parar, admirar, ver, pensar, refletir. Interagir.

 No parecer de Catherine Duvignau, diretora da Toptrends - entidade detentora dos direitos de licenciamento do Cow Parade no país - a qualidade artística está excelente. Pois, “buscando inspiração na sua história e tradição, os artistas gaúchos criaram obras lúdicas e esteticamente bonitas”, enfatizou Catherine, acrescentando que o evento é realizado em parceria com a Farah Service e patrocinado exclusivamente pela MU-MU.

O Cow Parade foi criado em Zurique, na Suíça, em 1998. Além de tornar-se uma maneira divertida de expressão da arte de rua, abre inúmeras possibilidades para marcas de diversos segmentos, promove a democratização da cultura e o que é mais importante, talvez, a maior contribuição responsável pelo sucesso do evento, é o seu comprometimento com o aspecto social.  Pois as vaquinhas são leiloadas e toda a renda obtida é repassada para entidades que realizam trabalhos sociais. Talvez, esteja, aí, a associação com a figura da vaca. Auxílio, ajuda, utilidade, parceria, solidariedade.

Aqui, em Porto Alegre, as vaquinhas estarão às soltas nas ruas até o dia 20/11 e depois dos dias 21 a 30/11 seguem para a exposição no Shopping Bourbon Contry. E vão para leilão no dia 01/12 próximo em evento a ser realizado no Teatro do mesmo Shopping.

Maiores informações e notícias há nos matutinos e no blog que segue. Confira, ali, a galeria das vaquinhas. Bem como, o mapa das estrelas do MU pela cidade.  Eis o endereço: http://www.cowparade.com.br/poa/blog/?p=488

Um Mu especial significando um bom dia a todos!! Hehe!! : )







MU!!!

28 comentários:

  1. Menina, já tinha ouvido falar esse desse projeto, muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. E saõ lindas,né? Cada uma mais do que a outra.E que bom que pararam de roubá-las,né? Colorem cada cantinho!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Que imagem mais delícia!!!! Sou fã das "estrelas vaquísticas". Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  4. ...na Índia então elas representam
    o sagrado, e é claro seriam recebidas
    com muita Festa e adoração!



    belo post!

    beijos, querida!

    ResponderExcluir
  5. Acho um barato!
    Tem realmente muita personalidade rsrs
    E uma escolha que aprovo...rsrs. sou viciada em leite!

    ResponderExcluir
  6. Uma idéia genial, além de super simpática. Enfeita, colore e lembra a importância destes animais na vida humana.Amo as vaquinhas.
    POA deve estar uma lindeza, Suzi!
    Minha filha deve ter ido conferir o evento.
    Adorei as imagens. Vc sempre caprichosa em tudo.
    Bjs, Bjs,
    Calu

    ResponderExcluir
  7. E o vandalismo q elas estão sofrendo, hj foi mais uma.
    Elas são muito lindas, não vi todas, mas o trabalho é fantástico...
    Adorei a tua postagem sobre as vacas.
    as imagens são uns mimos.
    bj

    ResponderExcluir
  8. Aiiiii que 'tchutchucas' !!! Gostaria muito de ver, deve ser lindo ao vivo e a cores. Bjs querida, desculpe a ausência, estava sem pc.

    ResponderExcluir
  9. Lindas vaquinhas mesmo, Ana. Beijos :)

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sonia, que bom tê-la por aqui, novamente. Sim, as vaquinhas são umas "tchutchucas"...hehe!! Beijos para você querida amiga ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mariana, pois é...como pode existir pessoas que praticam o vandalismo, o furto (uma delas havia sido furtada), não é?!! Sãos espíritos tacanhos. Que coisa...Obrigada por sua visita, por sua partilha. Beijos no coração :)

    ResponderExcluir
  12. Oi, Calu querida:
    Porto Alegre ficou mais linda com as vaquinhas...hehe!! Se sua filha mora por aqui, com certeza, já deve ter visto algumas das vaquinhas pela cidade. Obrigada pelo carinho amiga, boa semana, beijos :)

    ResponderExcluir
  13. Hehehehe...leite é muito bom mesmo, Sol. Um grande beijo para você querida amiga :)

    ResponderExcluir
  14. Oi querida Vivian:
    Realmente, na Ìndia, elas são seres sagrados. O que não deixa de ter a sua verdade. Afinal, fornecem tudo que precisamos para vivermos. São criaturas abençoadas. Criação divina. E, aqui, na cidade está uma festa com as vaquinhas...hehehe!!! Beijos :)

    ResponderExcluir
  15. Oi, Bruna, eu também acho tão lindas as imagens. Vaquinhas são tudo de bom...hehe!! Obrigada pela visita e pela partilha, beijos :)

    ResponderExcluir
  16. São lindas mesmo, Chica. Agora, pararam. Ainda bem. Beijos no seu coração :)

    ResponderExcluir
  17. Pois é, Márcia Albuq, e não tinha ouvido ainda. Achei muito interessante. Incentiva a solidariedade. Gostei. Beijos amiga querida ;)

    ResponderExcluir
  18. Hum?
    Interessante!!!!! Depois me conta tudo de como foi...

    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  19. Querida!!! aqui no RJ eu vi algumas vaquinhas dessa há um tempo atrás... elas são uma graça!!! cada uma mais criativa que a outra!!!

    Beijoss e ótima semana!!!

    Vivian

    ResponderExcluir
  20. Amiga querida, esssa você vai gostar: A Juju fez na escola um desenho para o cow parade - sabe como se chamava a vaquinha dela? Cow minho das índias! rsrs!! Beijos, Deia

    ResponderExcluir
  21. Ok, pode deixar, Carlos. Um grande abraço, boa noite :)

    ResponderExcluir
  22. Oi, Vivian:
    Tem razão, a criatividade dos artistas é demais. Muito lindo mesmo!! Boa semana para você também, beijos, boa noite :)

    ResponderExcluir
  23. Ah, que legal e criativo, Deia. Essa Juju é danadinha, heim?!! Hehehe!! Valeu, beijos para você e para ela também!! :)

    ResponderExcluir
  24. bom dia, Suziley.

    Passei para agradecer sua visita no Yehi.

    Tenha um dia cheio de luz e que Deus seja contigo sempre.

    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, Juan:
    Obrigada por sua visita também. Um dia também cheio de luz e de paz para você!! Beijos no seu coração :)

    ResponderExcluir
  26. Olá....
    Essa exposição é realmente um encanto.
    No inicio deste ano nós "pailistanos", pudemos ter o privilégio de tê-las por todas as partes da cidade, é claro que fui dar uma conferida e teve uma que me encantou - MuMU DADA era uma vaquinha bebe. Nesse imenso Brasil temos artistas incrivelmente muito talentosos.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  27. É verdade, Iara, os artistas são mesmo show nota mil!! Um grande beijo no seu coração, bom dia :)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...