Vale à pena ler de novo!!
O ofício do escrever é tarefa daquelas que não tem hora, tempo nem lugar. A qualquer momento é tempo, hora para a escrita. Muitas vezes, vivemos o “vazio” das idéias e dos termos. Noutro, passamos pela efervescência dos pensamentos, das palavras, dos sentimentos. Arte conceituada é conjunto de preceitos para um perfeito fazer. Na execução, busca-se a excelência do apuramento estético. Do brilho das letras. Da sinceridade do conteúdo. Da elegância dos juízos. Da expressão clara e coerente. Escrever é assim. Um ato de conhecimento, de vontade e de esperança. Domina-nos uma ânsia quase compulsiva de expressão. Comunicação. Vasculhamos as gavetas dos conhecimentos apreendidos e aprendidos. Vistoriamos os armários das nossas ciências. Misturamos o sentir na argamassa da futura obra. E como engenheiros e arquitetos, planejamos e executamos os edifícios dos nossos textos, das nossas idéias. Construimos casas. Apartamentos. Vilas. Bangalôs. Que maravilha seria produzir casas para todas as pessoas sem teto. Bastaria somente escrever. Um texto a cada hora. A cada dia. E o problema da habitação estaria resolvido. Pois o escritor também é movido e guiado por algum fim. Finalidade, objetivo, termo de chegada. Busca incessante à procura de respostas. O seu mote é acreditar. Sua pena desliza nas asas da esperança. “Quem espera sempre alcança”. E no ofício de escrever, o escritor espera alcançar o seu céu de alegrias. Comunicar sua dor. Seu amor. O seu conhecer. A sua percepção e sentir. Comunicar o seu ser. Escrever sobre tudo. A semana, a copa, a política, o tédio, o filme, o livro, a última invenção medicinal, a vacinação, o trabalho, a viagem, a cidade, a raiva, o sorriso, o palhaço, o universo. A comunicação é universal. Quando apreendemos algo de bom queremos partilhar. Já dizia a boa filosofia: o bem é comunicativo de si. Não nos aguentamos. Precisamos falar. Precisamos escrever. O ofício do escrever é assim. Comunicação. Doação de ser. Construimos, fazemos, escrevemos. Tocamos a essência das coisas com o tintilar da nossa pena. Da nossa caneta. Do lápis. Do nosso teclado. Tocamos a vida resumida a letras e tinta. Real e virtual. Tocamos cabeças e mentes. Corações e almas. E não importa a que distância estejamos. O escrever ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. Transcende a sua própria morada rumo ao infinito. O ofício de escrever acontece assim. Ele nos desperta do sono e nos impele a produzir, a construir. Hoje, construi um bangalô florido. O sol esta aí. Arrumem-se os girassóis. Pois eles querem girar. Na arte, no ofício do bem escrever. É assim o meu ser.
* Texto escrito por mim e postado no blog aos 27/04/2010.
Bom dia!! : )
Estamos com uma nova proposta em nosso Blog.
ResponderExcluirDesta vez queremos a sua ajuda para a construção de um Conto Coletivo.
Venha participar, sua ajuda será fundamental para que a estória tenha sequência.
Um abraço carinhoso
Olá, querida Suzy
ResponderExcluirTocamos cabeça e mente... coração e alma...
É bem verdade!!!
E somos tocados também, com o eu fui pelo que postou. Obrigada.
Abraços fraternais e carinhosos.
Oi, pessoal do Espaço Aberto:
ResponderExcluirSim, vi, a proposta e já deixei, lá, a minha contribuição. Agradeço de coração o convite que já foi aceito e participado. Um grande abraço, bom dia a todos :)
Oi, Rosélia querida, assim também como me tocam os seus textos. E estou refletindo e meditando sobre os versículos que colocou lá no seu blog. E depois vou comentar, ok?! Um bom dia para você, beijos :)
ResponderExcluirEm tua grata ânsia de expressão o arrebatamento contagiou à tudo e à todos que aqui leram, aqui pensaram, aqui sentiram.
ResponderExcluirGloriosa ânsia de escrever.Aplausos p/ ti,Suziley.
Bjs,bjs,
Calu
Escrever é sim uma arte e somos todos artistas, beijo Lisette.
ResponderExcluirOi, aplausos prá ti também que sempre nos presenteia com suas poesias e seus belos textos. Um grande beijo para você querida amiga :)
ResponderExcluirOi, Lisette;
ResponderExcluirSomos todos artistas pois expressamos em versos, em textos o que vai em nossas almas. Um grande beijo, paz :)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir...Suzi querida,
ResponderExcluirnão somos nós que escrevemos
as palavras,
e sim são elas que nos escrevem!
e você é uma maga da letras
encantadoras!
adoro...
meu beijo!
Perfeito o titulo, porque realmente o um texto que vale a pena ser lido varias vezes!
ResponderExcluirSou fã de carteirinha do seu cantinho!
Sei bem o que é essa ânsia de expressão que só se acalma ao escrever...
ResponderExcluirAdorei a postagem,e escrever faz bem,nos alivia de muitas coisas.Admiro muito quem domina a arte da escrita...Um dia eu chego lá..rsrsrs
ResponderExcluirBeijos e um bom fim de semana!
Emilinha
Oi Suzy! Tão pertinente esse seu texto. Escrever é sim um exercício urgente, que move nossos corações e nossas mentes e gera um fruto do nosso sentir repleto de significado! Beijos enormes, Deia.
ResponderExcluirPS: Estou felicíssima por você ter gostado do presente!!
Oi, Vivian querida:
ResponderExcluirObrigada pelo carinho, um grande beijo no seu coração, bom dia :)
Hehehehe....e eu do seu querida Sol, o sol dos nossos dias!! Um grande beijo, bom dia amiga :)
ResponderExcluirIsso mesmo Nira, beijos, bom dia :)
ResponderExcluirOi, Emilinha:
ResponderExcluirVocê já escreve muito bem, um grande beijo no seu coração, bom dia :)
Oi, Deia:
ResponderExcluirAdorei mesmo o presente. O Cristo redentor. Lindo. Obriagada de coração, querida "guria"!! Um grande beijo, um lindo dia para você :)
Suziley.
ResponderExcluirVocê me contagiou com esse maravilhoso texto.
"O escrever ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. Transcende a sua própria morada rumo ao infinito. O ofício de escrever acontece assim. Ele nos desperta do sono e nos impele a produzir, a construir".
Vou reler várias vezes o seu texto, para ele me servir de inspiração.
Obrigada pelos textos cheios de vida que partilhas conosco.
Tenha um belo dia!
beijos
heli
Oi, Heli querida:
ResponderExcluirContagiar de alegria, de amor e de esperança é sempre muito bom. Fico muito feliz que tenha gostado do texto. As suas inspirações, os seus posts, também me inspiram, e sinto a alegria de partilhar contigo o bem que carregamos dentro de cada um de nós. Um lindo dia para você também, beijos e o meu agradecimento, sempre :)
lindo espaço e escrita muito boa voltarei assim que possa para ler com mais atenção novas ideias dão sempre vontade de aprender sempre mais beijos
ResponderExcluirOi, Anita:
ResponderExcluirSeja bem-vinda e volte sempre quando quiser. Boa noite, beijos :)
Minha amiga querida...
ResponderExcluirComo adoro teus textos, teus sentimentos, idéias colocadas de forma tão brilhante minha amiga!!!
Sou tua super fã viu? rs
Beijo carinhoso e aplausos por este momento de ler e reler!
Bea
Oi, Bea:
ResponderExcluirQue alegria tê-la por aqui. Sempre quando posso passo lá pelo seu blog também. Pois suas poesias enchem os nossos olhos com a beleza dos seus versos. Agradeço o carinho querida amiga. Um grande beijo no coração, bom dia :)