As flores, elas não somente fazem parte das letras da canção, do cultivo do chão. Não somente alegram a alma, embelezam o pátio, o jardim. Lírios e jasmins. Perfume de flores. Sementes no coração. Elas não somente acontecem na primavera que chega e que deslumbra os olhos. Mas, as flores...ah, as danadinhas têm também outra utilidade, outra sina. É assim que nos ensina a coordenadora do Projeto Herbário Vivo, Sueli Presser, na Oficina que acontece na 5ª Feira das Flores na cidade de Ivoti, RS. Ivoti é conhecida como a cidade das flores. Tomamos conhecimento do mencionado evento pela bela reportagem da jornalista Susi Mello do Jornal NH.
Se quiser, veja na íntegra e também em vídeo tal reportagem http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-194,cd-287439,manchete-true,IVOTI:+FLORES+NO+VASO+JARDINS+CANTEIROS+E+TAMBEM+NA+PANELA+VEJA+VIDEO.htm
As flores podem fazer parte da nossa alimentação. O importante é que não tenham agrotóxicos. Amor-perfeito, rosas vermelhas, capuchinhas e cravos podem virar geléias, recheios de tortas e de carnes, sucos, saladas, decoração de arroz, sopas e até mesmo vinhos aromáticos. É a criatividade aliada à natureza em benefício de uma boa alimentação. Nada mais propício neste dia mundial da alimentação. Mas, confesso que nunca provei. Aliás, só comi algumas pétalas em saladas. Gosto agradável. Outros pratos e preparos ainda não pude provar.
"Caminhando e cantando e seguindo a canção...vem vamos embora, quem sabe faz a hora, não espera acontecer"... Então, mãos à obra. Segue a receita indicada na referida reportagem. Panquecas de flores!!
Panquecas
Ingredientes:
2 ovos, 1 copo de leite, 1 copo de farinha de trigo, 3 folhas de dente de leão, 6 flores ou folhas de erva de capuchinha, meia colher de chá de tomilho, 1 colher de chá de manjerona, 1 colher de sopa de folhas de salsa, 3 folhas de manjericão, 3 talos ou folhas de cebola, sal a gosto, óleo para untar.
Preparo:
Lavar as plantas. Usar somente as pétalas ou folhas de capuchinha. Juntar todos os ingredientes e liquidificar. Untar a frigideira e dourar em fogo baixo os dois lados da panqueca.
Creme:
3 copos de suco de laranja, 1 xícara ou lata de leite condensado, 2 colheres de sopa de maisena e meio copo de água. Misture e leve ao fogo, mexendo sempre. Ferva até ponto de creme. Recheie e cubra a panqueca. Pode colocar pedaços de chocolate meio amargo como recheio. Para decorar, rapas de chocolate e flor de amor-perfeito.
Flores comestíveis...bom apetite!! : )
Que receita espetacular.Deu água na boca.pena que eu não tenha os ingredientes para fazer a panqueca, caso contrário iria testar essa receita tão criativa.
ResponderExcluirbom domingo,
beijos
heli
Pois é, Heli, também achei bem criativa. Flores comestíveis, bem interessante mesmo. Um grande beijo no seu coração, boa noite querida amiga :)
ResponderExcluirNossa que bacana!
ResponderExcluirBacana mesmo, Sol querida!! Um grande beijo para você, boa noite :)
ResponderExcluirEu digo, que sempre nos "alimentamos" de seus escritos.
ResponderExcluirAlém de nos dar prazer em ler, traz nos ensimentos a fazer... rsrs
Beijos
Hehehe...também me alimento da sua bela poesia Hamilton. E que bom alimento!! Um grande beijo no seu coração querido amigo :)
ResponderExcluir