* O texto foi escrito e postado aos 12/03/2010. Vale à pena ler de novo.
O danado resolveu, ali, nascer. Demorou mais de 37 anos para despertar. Todos afirmam categoricamente: o juízo chegou. Se o juizo chega causando este incômodo melhor seria viver desajuizadamente. Afinal, juízo em exagero é vida em “camisa de força”. Existência sem sonhos, essência sem ilusões. Fria e dolorida realidade. Trajetória sem emoções. Ai...e como fica no fundo aquela dorzinha latejante. O juízo é um senhor vestido de fraque. Formalidade em pessoa. Chega tão devagarinho. Sorrateiramente, sem alarde. Mas quando chega, fraqueia nosso ânimo. Agita nossos horizontes em turbulentas preocupações. Nascer ou não nascer, eis a questão. Nem Freud explica. Surge um friozinho aterrorizante. Um baita medo. O que é isso, Suzi?!, falo para mim mesma, advertindo-me sobre minha pouca coragem...hehe! Tens medo do juízo ou de perdê-lo?! Ou quem sabe os dois...beiro quase o desespero. Quanto drama, imagino. É, cabeça de mulher é assim, cheio de gavetinhas. Tentei ignorar o juízo. Mas nada feito. O princípio é o mesmo: a toda ação corresponde uma reação igual e contrária. Todavia, nem Newton dá jeito. Indiferença gerou rebeldia. O juízo não satisfeito com o pouco caso que lhe dispensei, achou por bem o seu próprio espaço buscar. Galgou lugar mais altaneiro. Junto ao céu. É bastante soberbo este senhor. Um petulante. Mal-educado, pois nem foi convidado para ali se instalar. Mas quem disse que disso tudo ele quer saber. Para ele meus lamentos, são chorumelas. Sou o próprio muro de Jerusalém..haha! Mas, sinceramente, quem não tremeria as pernas em semelhante situação?! Aturar o indesejado visitante não seria a melhor solução. É preciso tomar posição. Posição de combate para arrancá-lo do seu céu de brigadeiro. Desalojar o espaçoso. Mandá-lo para seu devido lugar. Abrir-lhe a porta da rua. E nem mesmo dele despedir pelo seu atrevimento. Onde já se viu o abusado incomodar?! Provocar dores de cabeça e até mesmo indisposição para as nossas refeições. Criando coragem ajuda procurar para deste embaraço me livrar. Profissionais aos montes. Competência não sei. Difícil adivinhar. Mas é preciso arriscar. Sem outra alternativa. Senhor juízo convido-o a se retirar. Educada mesmo querendo um pontapé lhe dar. Porém, o riso melhor é daquele que por último ri. Sorriso radiante quando nas minhas mãos o senhor, juizo, estiver. Com o dente do siso extraído minha alegria estará vestida com a jardineira lilás!
* Com as nossas homenagens aos dentistas pelo dia de hoje!! Parabéns Suellen!! Ah, outra informação: naquele mês extrai um siso que havia nascido e outros três que estavam inclusos...hehe!! Tudo resolvido...hehe!!
Bom dia! : )
Minha amiga que excelente texto e que linda homenagem. Sei bem o que é sofrer com o siso e olha que juízo não me falta , ainda que tenha que que ter tirado.
ResponderExcluirUm beijinho
Bela homenagem Suzi. Esses profissionais são essenciais na vida da gente.
ResponderExcluirbjs
Oi Suziley, que lindo este texto, um belo post!
ResponderExcluirJá arranquei dois cisos, e espero não ter problemas futuros com os outros dois, hoje deixei um link para o seu blog aqui citando-a, obrigado pelos comentários constantes no blog Igreja do Porto.
E parabéns aos dentistas!
Já havia cumprimentado no Twitter uma amiga que estuda, agora cumprimento por aqui a todos os profissionais.
Beijos!
Linda homenagem!Deliciosa leitura!
ResponderExcluirTenha uma semana de sorrisos abertos!
Bjs,bjs,
Calu
Que homenagem maravilhosa. Que texto magnífico. Fez muito bem de postar novamente... Que palavras muito bem escolhidas e bem colocadas!!! Voce brinca com as palavras colocando-as numa forma muito agradável de se ler. Parabéns.
ResponderExcluirGostei muito.
Algo tão importante e necessário, e um dia que passa quase despercebido pelas pessoas! Bela homenagem querida Suziley. Que a vida seja sempre um lindo sorriso pra vc. Bjs.
ResponderExcluirAcabo de indicar você para continuar uma brincadeira de perguntas e respostas, proposta inicialmente pela Deia, do Rumo à Escrita e repassado por Gilmar do Caminhar e Ruminar. Por favor, fique à vontade para acolher ou recusar, sem quaisquer constrangimentos. Optando por dar continuidade à brincadeira, passe lá no Caminhar e veja o post “Desafios e respostas
ResponderExcluirbjoss
Bom dia amiga Suziley caminhava por aqui e não quis sair sem me despedir belo texto e bela homenagem a este profissionais tão pouco lembrado! Bom dia!
ResponderExcluirGostei do texto!
ResponderExcluirHehehe....eu também tirei os quatro sisos, Isadora. Obrigada pela partilha. Beijos :)
ResponderExcluirOi, Nira:
ResponderExcluirObrigada. Um grande beijo no seu coração :)
Com certeza, Márcia Albuq. Beijos para você, boa noite :)
ResponderExcluirOi, Mauro:
ResponderExcluirEspero que os outros dois sisos não lhe venham incomodar. Agradeço também as suas visitas por aqui. A sua partilha, a sua amizade. Gosto do blog da Igreja do Porto. Beijos, boa noite :)
Oi, Veloso:
ResponderExcluirObrigada pela visita querido amigo. Beijos no seu coração, boa noite :)
Sorrisos abertos e muita alegria, Calu querida...hehe!! Beijos :)
ResponderExcluirOi, Jorge:
ResponderExcluirFico muito feliz que tenha gostado do texto. Brincar com as palavras é tudo de bom mesmo. Expressar por meio delas o nosso sentir, a nossa alma e o nosso coração. Obrigada pelo carinho e pela amizade. Que Deus sempre lhe abençõe e lhe guarde também!! Um grande abraço, boa noite :)
Oi, Sonia:
ResponderExcluirObrigada e muitos sorrisos para você também. Beijos no coração :)
Oi, Iara:
ResponderExcluirDepois vou passar por lá, ok?!! Um grande beijo para você também, boa noite :)
Ei Suzy!
ResponderExcluirMuito divertido esse texto.
Sabe que ainda não tenho dente do juízo? Será que não tenho juízo? Kkkkkkk!
Bela homenagem aos dentistas.
Gd beijo
Hehehehe...ainda bem que este tipo de "juízo" (os sisos) você ainda não tem, Gilmara. Pois se eles vierem e nascerem vão causar incômodo..hehehe!!! Um grande beijo no seu coração, boa noite, boa semana :)
ResponderExcluirSuzi, minha amiga querida!! Juízo é seu nome do meio!! Fiquei muito feliz em saber que a singela lembrança já está em suas mãos e que você gostou!! Sua amizade foi um presente incrível, e espero que venha o dia em que poderemos nos ver pessoalmente!! Um beijo, Deia.
ResponderExcluirRealmente, um excelente texto...
ResponderExcluirBjuxxxx e um bom dia de terça...
Leitura boa,leve e linda homenagem aos dentistas...beijos, ótima 3ª feira,chica
ResponderExcluirQue ótimo esse texto, Suzi! rsrs
ResponderExcluirParabéns!
Nossa, eu tirei 2 dentes do siso e quamorri! hahaha
Dói demais... aff!
Prefiro não mexer nos outros dois.
Saudades, viu?
Obrigada por estar sempre presente, tanto no jardim quanto no blog de livros, apesar da minha ausência involuntária.
Vc é muito querida!
Beijo grande!
Pode deixar que vou passar pelo site/blog do Aborto Não, um abraço fraterno, bom dia :)
ResponderExcluirOi, Deia querida, um dia, com certeza nos encontraremos. Obrigada mais uma vez pela bela lembrança. Um lindo dia para você, beijos :)
ResponderExcluirObrigada Carlos, um bom dia amigo, beijos no coração :)
ResponderExcluirOi, Chica querida, um grande beijo para você também, bom dia :)
ResponderExcluirOi, Sanzinha:
ResponderExcluirDói mesmo, dói o depois da extração do siso, quando passa a anestesia...e eu, resolvi extrair os quatro de uma vez, quase morri depois...hehehe...mas depois passou. E, agora, está tudo resolvido..hehe!! Obrigada, também, por sua visita sempre amiga e querida. Passo sempre nos seus blogs pois gosto muito. Um grande beijo para você, bom dia :)
Bom dia!!!
ResponderExcluirVisitando!!
Aprendendo!!
Absorvendo!!
Beijos ternurentos
Clau Assi
Oi, Clau, bom dia:
ResponderExcluirÉ sempre uma alegria a sua visita. Uma boa semana para você, beijos :)