segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Nasce o juízo*....

* O texto foi escrito e postado aos 12/03/2010. Vale à pena ler de novo.


O danado resolveu, ali, nascer. Demorou mais de 37 anos para despertar. Todos afirmam categoricamente: o juízo chegou. Se o juizo chega causando este incômodo melhor seria viver desajuizadamente. Afinal, juízo em exagero é vida em “camisa de força”. Existência sem sonhos, essência sem ilusões. Fria e dolorida realidade. Trajetória sem emoções. Ai...e como fica no fundo aquela dorzinha latejante. O juízo é um senhor vestido de fraque. Formalidade em pessoa. Chega tão devagarinho. Sorrateiramente, sem alarde. Mas quando chega, fraqueia nosso ânimo. Agita nossos horizontes em turbulentas preocupações. Nascer ou não nascer, eis a questão. Nem Freud explica. Surge um friozinho aterrorizante. Um baita medo. O que é isso, Suzi?!, falo para mim mesma, advertindo-me sobre minha pouca coragem...hehe! Tens medo do juízo ou de perdê-lo?! Ou quem sabe os dois...beiro quase o desespero. Quanto drama, imagino. É, cabeça de mulher é assim, cheio de gavetinhas. Tentei ignorar o juízo. Mas nada feito. O princípio é o mesmo: a toda ação corresponde uma reação igual e contrária. Todavia, nem Newton dá jeito. Indiferença gerou rebeldia. O juízo não satisfeito com o pouco caso que lhe dispensei, achou por bem o seu próprio espaço buscar. Galgou lugar mais altaneiro. Junto ao céu. É bastante soberbo este senhor. Um petulante. Mal-educado, pois nem foi convidado para ali se instalar. Mas quem disse que disso tudo ele quer saber. Para ele meus lamentos, são chorumelas. Sou o próprio muro de Jerusalém..haha! Mas, sinceramente, quem não tremeria as pernas em semelhante situação?! Aturar o indesejado visitante não seria a melhor solução. É preciso tomar posição. Posição de combate para arrancá-lo do seu céu de brigadeiro. Desalojar o espaçoso. Mandá-lo para seu devido lugar. Abrir-lhe a porta da rua. E nem mesmo dele despedir pelo seu atrevimento. Onde já se viu o abusado incomodar?! Provocar dores de cabeça e até mesmo indisposição para as nossas refeições. Criando coragem ajuda procurar para deste embaraço me livrar. Profissionais aos montes. Competência não sei. Difícil adivinhar. Mas é preciso arriscar. Sem outra alternativa. Senhor juízo convido-o a se retirar. Educada mesmo querendo um pontapé lhe dar. Porém, o riso melhor é daquele que por último ri. Sorriso radiante quando nas minhas mãos o senhor, juizo, estiver. Com o dente do siso extraído minha alegria estará vestida com a jardineira lilás!

* Com as nossas homenagens aos dentistas pelo dia de hoje!! Parabéns Suellen!! Ah, outra informação: naquele mês extrai um siso que havia nascido e outros três que estavam inclusos...hehe!! Tudo resolvido...hehe!!

Bom dia! : )

31 comentários:

  1. Minha amiga que excelente texto e que linda homenagem. Sei bem o que é sofrer com o siso e olha que juízo não me falta , ainda que tenha que que ter tirado.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  2. Bela homenagem Suzi. Esses profissionais são essenciais na vida da gente.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Suziley, que lindo este texto, um belo post!
    Já arranquei dois cisos, e espero não ter problemas futuros com os outros dois, hoje deixei um link para o seu blog aqui citando-a, obrigado pelos comentários constantes no blog Igreja do Porto.
    E parabéns aos dentistas!
    Já havia cumprimentado no Twitter uma amiga que estuda, agora cumprimento por aqui a todos os profissionais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Linda homenagem!Deliciosa leitura!
    Tenha uma semana de sorrisos abertos!
    Bjs,bjs,
    Calu

    ResponderExcluir
  5. Que homenagem maravilhosa. Que texto magnífico. Fez muito bem de postar novamente... Que palavras muito bem escolhidas e bem colocadas!!! Voce brinca com as palavras colocando-as numa forma muito agradável de se ler. Parabéns.
    Gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Algo tão importante e necessário, e um dia que passa quase despercebido pelas pessoas! Bela homenagem querida Suziley. Que a vida seja sempre um lindo sorriso pra vc. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Acabo de indicar você para continuar uma brincadeira de perguntas e respostas, proposta inicialmente pela Deia, do Rumo à Escrita e repassado por Gilmar do Caminhar e Ruminar. Por favor, fique à vontade para acolher ou recusar, sem quaisquer constrangimentos. Optando por dar continuidade à brincadeira, passe lá no Caminhar e veja o post “Desafios e respostas

    bjoss

    ResponderExcluir
  8. Bom dia amiga Suziley caminhava por aqui e não quis sair sem me despedir belo texto e bela homenagem a este profissionais tão pouco lembrado! Bom dia!

    ResponderExcluir
  9. Hehehe....eu também tirei os quatro sisos, Isadora. Obrigada pela partilha. Beijos :)

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nira:
    Obrigada. Um grande beijo no seu coração :)

    ResponderExcluir
  11. Com certeza, Márcia Albuq. Beijos para você, boa noite :)

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mauro:
    Espero que os outros dois sisos não lhe venham incomodar. Agradeço também as suas visitas por aqui. A sua partilha, a sua amizade. Gosto do blog da Igreja do Porto. Beijos, boa noite :)

    ResponderExcluir
  13. Oi, Veloso:
    Obrigada pela visita querido amigo. Beijos no seu coração, boa noite :)

    ResponderExcluir
  14. Sorrisos abertos e muita alegria, Calu querida...hehe!! Beijos :)

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jorge:
    Fico muito feliz que tenha gostado do texto. Brincar com as palavras é tudo de bom mesmo. Expressar por meio delas o nosso sentir, a nossa alma e o nosso coração. Obrigada pelo carinho e pela amizade. Que Deus sempre lhe abençõe e lhe guarde também!! Um grande abraço, boa noite :)

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sonia:
    Obrigada e muitos sorrisos para você também. Beijos no coração :)

    ResponderExcluir
  17. Oi, Iara:
    Depois vou passar por lá, ok?!! Um grande beijo para você também, boa noite :)

    ResponderExcluir
  18. Ei Suzy!
    Muito divertido esse texto.
    Sabe que ainda não tenho dente do juízo? Será que não tenho juízo? Kkkkkkk!
    Bela homenagem aos dentistas.
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  19. Hehehehe...ainda bem que este tipo de "juízo" (os sisos) você ainda não tem, Gilmara. Pois se eles vierem e nascerem vão causar incômodo..hehehe!!! Um grande beijo no seu coração, boa noite, boa semana :)

    ResponderExcluir
  20. Suzi, minha amiga querida!! Juízo é seu nome do meio!! Fiquei muito feliz em saber que a singela lembrança já está em suas mãos e que você gostou!! Sua amizade foi um presente incrível, e espero que venha o dia em que poderemos nos ver pessoalmente!! Um beijo, Deia.

    ResponderExcluir
  21. Realmente, um excelente texto...

    Bjuxxxx e um bom dia de terça...

    ResponderExcluir
  22. Leitura boa,leve e linda homenagem aos dentistas...beijos, ótima 3ª feira,chica

    ResponderExcluir
  23. Que ótimo esse texto, Suzi! rsrs
    Parabéns!

    Nossa, eu tirei 2 dentes do siso e quamorri! hahaha
    Dói demais... aff!
    Prefiro não mexer nos outros dois.

    Saudades, viu?
    Obrigada por estar sempre presente, tanto no jardim quanto no blog de livros, apesar da minha ausência involuntária.
    Vc é muito querida!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  24. Pode deixar que vou passar pelo site/blog do Aborto Não, um abraço fraterno, bom dia :)

    ResponderExcluir
  25. Oi, Deia querida, um dia, com certeza nos encontraremos. Obrigada mais uma vez pela bela lembrança. Um lindo dia para você, beijos :)

    ResponderExcluir
  26. Obrigada Carlos, um bom dia amigo, beijos no coração :)

    ResponderExcluir
  27. Oi, Chica querida, um grande beijo para você também, bom dia :)

    ResponderExcluir
  28. Oi, Sanzinha:
    Dói mesmo, dói o depois da extração do siso, quando passa a anestesia...e eu, resolvi extrair os quatro de uma vez, quase morri depois...hehehe...mas depois passou. E, agora, está tudo resolvido..hehe!! Obrigada, também, por sua visita sempre amiga e querida. Passo sempre nos seus blogs pois gosto muito. Um grande beijo para você, bom dia :)

    ResponderExcluir
  29. Bom dia!!!

    Visitando!!
    Aprendendo!!
    Absorvendo!!

    Beijos ternurentos

    Clau Assi

    ResponderExcluir
  30. Oi, Clau, bom dia:
    É sempre uma alegria a sua visita. Uma boa semana para você, beijos :)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...