domingo, 10 de outubro de 2010

Graças Lhe dou...


Domingo, dia de Ação de Graças. De Eucaristia. De encontro. De alegria. Pois assim diz a letra da canção, “(...) na beleza das flores, na harmonia das cores, Tu estás a me falar (...)”.  E Jesus é a Palavra viva de Deus Pai. Palavra que nos ensina o caminho. Que nos fortalece diante dos vários espinhos. Que anima o nosso coração.  Verbo que se fez carne. Que habitou entre nós.  E nos trouxe a salvação.
Na vida somos atingidos por vários males. Doenças, tribulações, desesperos. E,  como os apóstolos, dizemos: “Cremos, Senhor, mas aumentai a nossa fé”!! Foi assim que no domingo passado o Nazareno nos mostrou que a fé é como uma semente de mostarda. Que nasce pequena e se transforma numa grande árvore, com raízes profundas.  Ela remove montanhas. Transforma a vida. Manifesta o grande amor de Deus por todos nós.
A fé é dom, é graça. E foi com ela que Naamã, o general sírio,  banhando-se no rio Jordão, conforme o dito pelo profeta Eliseu, ficou curado da lepra.  E Naamã voltou para agradecer ao Deus de Israel.  Um estrangeiro,  que pela fé,  reconheceu que naquelas terras o verdadeiro Deus estava presente e o tinha curado.  
Assim, também, quando seguia Jesus para Jerusalém, no caminho entre a Samaria e a Galiléia, dez leprosos pedem a ele que os curem. E o Cristo cheio de compaixão diz a eles que se apresentem aos sacerdotes no Templo. O Templo era o lugar sagrado para os judeus onde acreditavam estar Deus presente.  E era costume, na época, que os sacerdotes atestassem a cura dos doentes para os integrarem novamente na comunidade. Os leprosos viviam excluídos da sociedade.  E eles foram e no caminho se curaram.
O samaritano, estrangeiro que não seguia os costumes do Judaísmo, que também era excluído e marginalizado, diante da sua cura voltou até Jesus dando graças em voz alta a Deus Pai.  O samaritano reconheceu no próprio Cristo a presença salvadora do Deus que o libertou da sua doença. Jesus para ele era o próprio Templo de Deus vivo. Por isso, o Nazareno lhe afirmou: “Vai em paz pois tua fé te salvou”!!
Duas histórias. Dois estrangeiros. Dois homens. Dois leprosos curados.  Eles acreditaram. Converteram-se e renderam graças ao Pai. O agradecimento, a gratuidade de se doar. Hoje, tais ensinamentos estão bem esquecidos. As crianças, os jovens já não são educados com tais valores. Falta o exemplo que arrasta mais do que palavras. Então, vivemos o tempo dos dissabores. São filhos que maltratam os pais. Que magoam os seus corações. São alunos que não respeitam os seus professores. Vive-se somente para a materialidade.  Deus também foi esquecido. Participar da eucaristia ficou no passado. Render graças também.
Mesmo assim, como disse S. Paulo quando estava na prisão, escrevendo para Timóteo, “(...) se lhe somos infiéis, Ele, no entanto, permanece fiel pois não pode negar-se a si mesmo (...)”.  A Palavra não está presa nem acorrentada. Esta aí. E se manifesta para todos nós.
Trazemos, aqui, então, o nosso coração para manifestarmos a alegria pelo dom da vida. Pela saúde. Pela família. Estamos no caminho e a caminho. Somos pecadores. Necessitamos também da cura. Mas, sobretudo, acreditamos que Jesus é a certeza da nossa salvação. É Ele o Deus vivo que cura e que salva. Templo perfeito da morada divina. Luz perene que nos ilumina. Estrela que guia os nossos passos. “Escondido Tu estás, no verde das florestas, nas aves em festa, no sol a brilhar”!! Obrigada Senhor!!
Um ótimo e abençoado domingo a todos!! : )


 

28 comentários:

  1. Às vezes sinto-me fraca na fé, mas não deixo de pedir a Ele a fortaleza, tantas coisas que hoje temos que passar e sem a ajuda Dele não conseguiria.

    Bom domingo pra vc amiga.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso texto, menina! Infelizmente hoje não irei à Missa, mas, ainda eu fosse, não poderia comungar, pois meu coração pede confissão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. ...nada melhor que uma oração,
    um contato com Deus Pai, nesta
    manhã de domingo em paz!

    um beijo, lindinha!

    ResponderExcluir
  4. Suziley.

    Sinto-me reanimada na fé com seu maravilhoso texto.
    Você disse muito bem:as famílias estão perdendo em sua fé e com isso Jesus vai ficando de lado.

    Belo domingo para vc também.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Heli querida, para você um belo domingo também, que Deus lhe abençõe e lhe conceda sempre muita paz!! Um grande beijo querida amiga :)

    ResponderExcluir
  6. Muita paz no seu coração também querida Vivian!! Um belo domingo, beijos prá ti :)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luciene, mas se puder vá mesmo assim. Celebrar o dom da sua vida!! Um grande beijo no seu coração querida amiga, beijos ;)

    ResponderExcluir
  8. É isso aí Ana querida. Eu também peço a Deus muita força para seguir em frente, sempre. É Ele o nosso suporte mesmo. Um grande beijo para você, um bom domingo amiga :)

    ResponderExcluir
  9. Querida, lindo texto.
    Desejo a todos um domingo maravilhoso, cheio de muita paz aos olhos de Deus.
    Beijinhos a vc.

    ResponderExcluir
  10. Um ótimo domingo para você também Rute!! Um beijão para você querida amiga ;)

    ResponderExcluir
  11. Adoro passar por este cantinho sempre, mas aos domingos ele é sempre especial. Obrigada por compartilhar fé e reflexão. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Linda postagem, sem sombra de dúvida!
    Acredito piamente que o senhor esta a nos escutar, e muito além também compreende nossos pensamentos.
    As vezes é bem verdade que me sinto perdido, pedindo um alento. Mas sei que meu tempo é diferente do tempo dele, e também que por vezes eu de fato precise passar por algum desalento!

    POis ele me quer mais forte, e sabe como fazer-me assim!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. A fé é um dom divino que devemos cultivar. Muitas vezes Deus parece estar escondido em nós. Devemos procurá-lo através da fé. É isso que senti no texto.

    ResponderExcluir
  14. Para mim é sempre uma grande alegria partilhar da fé e da reflexão Márcia! Também gosto muito de passar pelo seu lindo blog. Um bom domingo para você querida amiga, um grande beijo no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  15. É isso aí querido amigo Hamilton. E por isso damos graças pelo dom de sua vida também! Um grande abraço e um bom domingo para você ;)

    ResponderExcluir
  16. Lindo post! Uma semana abençoada prá você!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Céio:
    Ele está em nós também, "escondido" em nossos corações. Obrigada pela partilha do seu sentir. Um grande abraço para você e para a Marlete de todos nós aqui. Bom domingo ;)

    ResponderExcluir
  18. Obrigada querida Luci. Um bom e abençoado domingo para você também amiga ;)

    ResponderExcluir
  19. Olá Suziley,

    O titulo do seu post, trouxe lembranças de quando estudava no Morro do Espelho: "Graças lhe dou pela vida...

    Um excelente feriado e um grande abraço,
    Marise.

    ResponderExcluir
  20. Que legal, Marise. Damos graças pela vida, pela sua e pela de todos nós!! Agradeço sua sempre querida visita. Um bom final de domingo, ótimo feriado para você também, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  21. Oi Suziley...

    Deus é Amor... e aquele que permanece no Amor, permanece em Deus. E Deus, nele. (Epístola de João)

    Obrigada pelo carinho das palavras no meu cantinho!

    Aproveito para te convidar a visitar o blog Yehi Or! Tenho certeza que você irá gostar de conhecer:

    hajalluz.blogspot.com

    Deus seja sempre contigo!

    ResponderExcluir
  22. Minha querida amiga ,
    Ultimamente ando um pouco sem fé deste a morte da minha mãe e isso ja vez um ano , mas ler esse tipo de homenagem me faz refletir na fé , preciso encontrar a minha de novo
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi, Liene:
    Retribuo o carinho. Assim que puder visitarei o blog indicado. Um grande beijo no seu coração, uma ótima semana, um ótimo feriado para você querida amiga ;)

    ResponderExcluir
  24. É isso aí, Lidia querida. A sua mãezinha, com certeza, deve estar intercedendo por você junto ao Pai. Obrigada pela visita sempre amiga. Um grande beijo no seu coração, uma boa noite, uma boa semana para você :)

    ResponderExcluir
  25. Oi Suzi! Amém! Repletos da certeza do amor de Deus por nós, seus filhos, nossa fé precisa crescer com força, vitalidade, sentimento vivo. Um beijo muito carinhoso, até amanhã, Deia.

    ResponderExcluir
  26. Obrigada Deia, um grande beijo no seu coração, bom dia :)

    ResponderExcluir
  27. Olá suziley

    Gostei deste post, gastei algum tempo a ler o texto e no fim senti-me...não sei explicar, mas sinto-me bem.

    Abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  28. Oi, Argos:
    Fico feliz que tenha gostado e que se sente bem. Um grande abraço, uma boa tarde para você ;)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...