domingo, 24 de outubro de 2010

Dois barcos, um sentido, uma missão...


Duas crianças ansiavam por brincar. Dois barquinhos de papel na lagoa soltariam. Um deles usava papelão e pregava nele a sua foto, os seus feitos. Suas conquistas. Seus méritos. Enfeitava daqui e dali. Fitas, adesivos. Muitas coisas além. No barquinho desse primeiro quase nada mais cabia.  Já não parecia um barco. Estava todo abarrotado. Mas o menino vaidoso aos quatros ventos gritava:
- “Veja só como sou bom de verdade. Segui à risca o manual de construção. E o meu barco é o melhor de todos. Mereço ganhar o prêmio da primeira colocação. Pois ele é o mais lindo. E eu sou o cara. Ao invés, você – disse olhando para o outro menino – não é de nada, é um idiota. Veja que lixo está fazendo. Seu barco é pequeno e totalmente sem graça. Não tem adereços nem serventia. Ainda bem que não sou burro feito você!”.
O segundo menino nada respondeu. Estava com a cabeça baixa e com paciência confeccionava o seu barquinho.  Papel bem fininho. Mas consistente. De apenas uma cor. Sem adesivos nem adereços. Só o desejo de fazer seu melhor. Não tinha muito.  Era pequeno. Mas com todo o seu coração suplicava aos céus que houvesse bom tempo. E que seu barquinho pudesse navegar nas águas tranqüilas daquela lagoa.  E se não desse certo mesmo assim diria:
- “Fiz o que pude. Tentei. Mas, ainda vou tentar mais uma vez. Nada me desanimará. Pois não há alegria maior do que ver o barquinho navegar”!!
Feitos e prontos os barquinhos, foram os meninos, soltá-los na água. O do primeiro. Aquele todo sofisticado. Ficou  alguns segundos parado. Mas o peso das quinquilharias era bem grande. Pesavam os méritos. Os adereços. Que o pobre coitado. Não teve jeito. Foi afundando igualzinho a uma pedra. Nada restou. E o menino com a cara no chão ficou. Chorou e esperneou. Mas nada do que fez adiantou.
O barquinho mais simples e sem muitos enfeites em cima da água feliz flutuou. Singrava as ondas suaves da lagoa do amor. E o guri sorria de alegria. E o seu coração estava cheio de agradecimento sincero e verdadeiro.


Assim é que na estória dos dois meninos e seus barquinhos encontramos a mensagem que o Cristo, hoje, nos transmite com a parábola do publicano e do fariseu.  A oração do fariseu era cheia de vaidade e de orgulho.  Vaidade da auto-suficiência. Como se a salvação dependesse somente dos seus méritos pessoais. Cumpridor da lei de Moisés, dos costumes e das tradições. Cheio de si, logo se esqueceu que o único autor do bem e do que tinha de melhor só poderia vir de Deus.  E o cobrador de impostos desprezou. Era um pecador.  Homem de classe inferior. Eis, aí, o orgulho destruidor. Dois males do mundo e também atuais. Orgulho e vaidade. Nenhum bem nos faz. O publicano, ao invés, dos seus pecados, arrependido, pedia perdão. Humilde esperou na graça de Deus. E justificado saiu. Pois é assim a mensagem de Jesus: “Quem se humilhar será exaltado e quem se exaltar será humilhado”!
Humildade perante Deus Pai. Oração em súplica, insistente na fé. Pois, as preces daqueles que se tornam “pobres” diante do Pai, são mensagens que atravessam as nuvens do céu. É, assim, que S. Paulo já no fim da sua vida, escrevendo a Timóteo,  nos incentiva a prosseguir: “Combati o bom combate. Completei a corrida. Guardei a fé”. Vida a serviço dos necessitados, dos excluídos.  Algumas vezes somos como o barco do fariseu. Outras como o barquinho do publicano. Mas, façamos o propósito de sempre sermos humildes perante o Pai. Pois dele é a vitória e a graça. Razão eterna do nosso chão. Sentido da nossa história. O Barco da nossa salvação.
Hoje, também é o dia das Missões. Que Deus Pai em sua imensa bondade derrame suas bênçãos pelos caminhos de todos os missionários. Somos igreja a caminho. Não vamos sozinhos. Caminhamos unidos, cumprindo a missão. A missão de partilharmos o mundo com nossos irmãos! Amém!


Um bom domingo a todos!! : )

 

24 comentários:

  1. Amém !!!

    Emocionada fiquei com a histórinha dos meninos e seus barquinhos. A humildade e a Fé removem montanhas.
    Foi muito bom estar aqui e um bom domingo.

    Beijos

    M@myrene
    A Vitrine de Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Irene, seja bem-vinda!! Depois vou passar pelo seu blog. A humildade no ser e a fé no coração movem montanhas mesmo!! Um grande beijo :)

    ResponderExcluir
  3. O querida , que linda mensagem.
    A minha mãe sempre fala para mim.
    _Flha seja humilde sempre, nunca deixe que o ego seja maior que vc, e sim que ele seja do seu tamanho. Sendo do seu tamanho, vc não será nem mais nem menos que otras pessoas. Vc será vc, mesma.
    Lindo né!
    Li para ela que vc, postou ela ficou emocionada .
    Obrigada querida, por compartilhar conosco.
    Beijos, ótimo domingo e feliz semana a vc.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, imagine que neste mesmo momento estava olhando seu blog e pensando em perguntar como se faz este selo do link.rsrsrrs é que fiz um mas fica o nome banner. Depois recortei mas fica sem movimento. Obrigada tbm, vi meu selo aí. Agora vou ler seu texto. Tchau.

    ResponderExcluir
  5. Que sábia mãe você tem, Rute. Fico muito feliz que ela tenha gostado do texto, da mensagem que tentei passar. Obrigada pelo carinho e por sua partilha que sempre enriquece o nosso viver. Um bom domingo para vocês, beijos no coração :)

    ResponderExcluir
  6. Pois é, eu também não sei direito, Esplendor da Criação. Vi o seu novo selinho, em movimento. E já troquei aqui. Ficou lindo também. Agradeço o carinho. Um grande beijo no seu coração, boa tarde :)

    ResponderExcluir
  7. Lindo seu texto, sabe lembrei do titanic rsrsrrs comigo nem Deus pode..., mas é uma reflexão para pensarmos na humilidade. O publicano e o fariseu lição que Jesus nos deixou. Um ótimo domingo pra vc.

    ResponderExcluir
  8. Hehehe...É para pensar mesmo...hehe!! Obrigada pela partilha, grande beijo no seu coração, ótimo domingo :)

    ResponderExcluir
  9. Humildade para mim é tudo num ser humano, tive uma boa educação e minha mãe sempre falou: seja humilde filha, lendo esse texto lembrei do que ela falou e ainda fala, qdo conheço alguém arrogante, cinico, não tolero me afasto de imediato, sei que devemos amar ao próximo mas pessoas assim prefiro distãncia.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana, é verdade, a humildade é uma virtude do coração. Um coração humilde, acredita no Pai e faz o bem ao irmão. Parabéns a sua mãezinha e a você que aprendeu com ela. Um grande beijo, boa noite :)

    ResponderExcluir
  11. A humildade sempre ganha da soberba!!!!!bjcas

    ResponderExcluir
  12. É isso aí, Monique! Beijos, boa noite :)

    ResponderExcluir
  13. Ei Suziley
    Ótimo post, a humildade é essencial ao homem.
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gilmara querida, é isso aí, beijos no seu coração, boa noite :)

    ResponderExcluir
  15. Olá, minha querida
    "Mas com todo o seu coração suplicava aos céus que houvesse bom tempo"...
    Venho porpor-lhe algo no meu post de amanhã que tem tudo a ver com o que eu acabo de retirar do seu post de hoje... por sinal muito reflexivo...
    Conto com sua participação amiga.
    Excelente semana,cheia de ricas bênçãos!!!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Rosélia querida, tudo bem. Amanhã passo pelo seu blog. Obrigada pelo carinho. Ótima semana também, beijos no coração :)

    ResponderExcluir
  17. Suzi,

    obrigada pelas visitas, sempre!!

    Lindo conto...

    Volte sempre, minha amiga!!

    Com carinho,

    ResponderExcluir
  18. Oi, Graça:
    Obrigada pelo carinho. Um grande beijo, uma boa noite, uma ótima semana ;)

    ResponderExcluir
  19. “Fiz o que pude. Tentei. Mas, ainda vou tentar mais uma vez. Nada me desanimará. Pois não há alegria maior do que ver o barquinho navegar”!!

    Me identifiquei com essa parte do texto e com certeza não vou desanimar....

    Bjo Suzi e boa semana para vcs!!!

    ResponderExcluir
  20. olá, que lindo, como é bom ser simples e navegar tranquilo! adorei, abraços e muita paz, se me permitir a seguirei

    ResponderExcluir
  21. Hehehe...é isso aí, Suquinha!! Beijos, bom dia :)

    ResponderExcluir
  22. Linda mesmo, Iara. Um grande beijo, boa semana :)

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ives:
    Seja bem-vindo. Uma ótima semana, um bom dia para você, grande abraço :)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...