domingo, 29 de agosto de 2010

Os últimos serão os primeiros...


“Os últimos serão os primeiros”. Nunca entendi bem a lógica de tal proposição. Não entendia porque pensava com a lógica da razão. Afinal, na regra da lógica formal, o menos nunca pode gerar o mais. Todavia, tratava-se de fomentar a humildade e a gratuidade. Assim é que o Nazareno, nesta bela manhã de domingo, vem nos recordar dos seus ensinamentos. Ensinamentos que nunca passam. Que sempre permanecem atuais.

Conta-se que Jesus fora convidado para um grande banquete na casa de um fariseu. Estando, ali, ele percebeu que os convidados disputavam os primeiros e melhores lugares. A mesa era farta. Havia pessoas ilustres, homens de posses e de alto cacife. Amigos, irmãos, parentes do dono da casa. Tudo na mais perfeita ordem. Na ordem da lógica do ter e do aparecer. Um jogo dos interesses e dos favores recíprocos.

Então, no meio de todos os convivas, o Nazareno passou a contar as suas parábolas e a ensinar. Mostrou que a humildade significa conhecer o seu lugar no mundo sem em ninguém pisar ou maltratar. Indicou que a busca irrefletida pelos melhores salários, patentes ou condecorações atrapalha a vida e fomenta a odiosa disputa pelo mais ter.

Depois, questionou acerca das pessoas que foram convidadas. Parentes, amigos, homens importantes. Pessoas que poderiam, um dia, retribuir o banquete com outro ainda maior. Afirmou que melhor seria convidar os cegos, os coxos, os doentes, enfim, aqueles que nada poderiam pagar em troca. Os que simplesmente somente exclamariam: “Deus lhe pague”. Pois esta seria uma prova de amor desinteressada. A que verdadeiramente contribuiria para a felicidade de todos.

Mas para que tudo isso se faça realidade é preciso coragem e decisão. O Cristo causou a desordem naquela ordem do ter. Instaurou a nova humanidade, na desafiante ordem do ser. A nossa vida vale se aos outros tornar-se serviço, doação. Não a busca dos melhores lugares. Mas a entrega e exercício dos nossos dons em favor da vida. Os nossos convivas serão aqueles que nada podem dar em troca. Apenas a bondade de seus corações e o agradecimento sincero.

Olhando a campanha política, ficamos a imaginar. Quanta disputa pelos melhores lugares, pelos mais altos salários, pelos maiores cachês. Alianças, conchavos, acordos espúrios. Entre partidos afins. Candidatos parentes, amigos. E ninguém preocupado com o servir bem. Bem Comum, o que é isso?! Uma nova sigla partidária?! Algo que nos trará algum benefício na hipótese de um compromisso?!! É assim a ordem do ter. Na política, na vida moderna.

Mas, optamos pela lição da humildade e da gratuidade. Esta é ordem gravada em nossos corações. Os últimos serão os primeiros...

Um bom domingo a todos! : )
 
 

22 comentários:

  1. Ei Suzi
    Os que os políticos querem é ser o primeiro em tudo, principalmente em ter mais dinheiro, pois na maioria das vezes é o principal motivo da candidatura. Trabalhar menos(quase nada) e ganhar mais(muito mais). A última coisa em que se preocupam é no outro, na sociedade!
    Gd beijo. Bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Oi, minaa querida amiga
    Ao menos no Reino de Deus é assim, eu tenho certeza absolut disso!
    Que vc seja essa "última" no mundo... pois assism terá toda a felicidade no mesmo mundo...
    Tenha ótimo Domingo e muita paz interior.

    ResponderExcluir
  3. Quanta delicadeza, sensibilidade e senso de justiça se respira em seu blog, sem contar a boa escrita, sinal de uma boa educação. Quero dizer que me senti "acolhida" pelo clima gentil e humano do seu blog e gostaria de convidá-la a conhecer o meu.
    Sou fã incondicional de Jesus Cristo e de tudo que ele nos ensinou. Sua "política" deveria servir de molde para os nossos representantes legais. Bem comum, não é nome de doce, não é ficção científica, não é tema de programa cômico.
    Bem comum deveria ser o objetivo dos homens públicos e de todos nós.
    Beijokas e uma linda semana.
    Seguindo...

    ResponderExcluir
  4. Que mensagem linda, Suzi.
    Fiquei muito emocionada.
    Que possamos sempre ser as últimas mesmo.

    Obrigada por passar lá no blog e deixar seus parabéns aos meninos. Eles vão ficar felizes.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gilmara:
    De fato, infelizmente, os candidatos à vida pública não têm a preocupação com o bem comum. Mesmo assim não vamos deixar de acreditar e fazer o nosso melhor!! Obrigada por sua partilha. Um grande beijo no seu coração, boa tarde ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi, querida Rosélia:
    É isso aí, vamos procurar "ser os últimos". Um lindo domingo para você amiga, beijos ;)

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, Lua Nova:
    Uma nova amiga. Então que seja bem-vinda. Fico feliz que tenha gostado daqui. Com certeza, passarei e seguirei o seu blog também. Amar o Cristo é a nossa vocação e procurar seguir os seus passos a nossa missão. Obrigada pela partilha do seu sentir. Um grande beijo no seu coração, será sempre bem-vinda, ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sanzinha querida:
    Que bom que gostou da mensagem. E como disse no seu lindo blog. Desejo muitas felicidades ao seu querido Wilson e ao irmão dele nesta data de aniversário. Que vocês sejam muito felizes!! Um grande beijo no seu coração, boa tarde ;)

    ResponderExcluir
  9. Que alegria a sua visita Maurizio, obrigada pela partilha do seu sentir!! Um grande abraço, boa tarde ;)

    ResponderExcluir
  10. Otimo texto...
    Adoro passar aqui...
    Otimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Olá Suzi,
    Os politicos? Só querem o melhor dos mundos! Ótimo texto!!! Bom Domingo!!! Bjsssss

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sol querida:
    Você é sempre muito bem-vinda!! Beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  13. Os políticos deveriam pensar na população e naõ apenas no seu bem estar...
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, Marli:
    É verdade. Só querem o melhor, só para eles. Obrigada por sua visita amiga. Bom final de domingo, beijos ;)

    ResponderExcluir
  15. Pensar no bem comum, é verdade Lisette. Um grande beijo para você, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  16. Absolutamente próprio e muito bem postado, Parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Excelente postagem Suziley, gostei de vir.Um beijo, boa semana

    ResponderExcluir
  18. Um grande beijo para você Márcia Vilarinho! Bom dia :)

    ResponderExcluir
  19. Um boa semana para você também Sonia, beijos ;)

    ResponderExcluir
  20. Oi Suzi! Essa afirmação precisa fazer sentido de dentro para fora, pois senão, continuaremos a almejar o "melhor" para nós, em detrimento de todos os que nos cercam, sejam amigos, conhecidos ou mesmo desconhecidos. Linda reflexão! Um beijo, Deia

    ResponderExcluir
  21. Isso mesmo Deia. Um grande beijo no seu coração :)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...