domingo, 1 de agosto de 2010

Espiritualidade e mística...




Mais uma vez, estamos, aqui, para participar da blogagem coletiva ecumênica da querida Rosélia do blog http://espiritual-idade.blogspot.com/  E a proposta dela para hoje é refletirmos sobre o tema Espiritualidade e mística.

A mística envolve o estudo das coisas espirituais. Ela assinala o encontro do homem com a Transcendência mediante uma vida contemplativa e de oração. Contemplação espiritual em busca da união perfeita com Deus Pai.

Desde o ventre materno fazemos a experiência da nossa materialidade. Sentimos na própria carne as contingências do nosso ser. Desde que nascemos, choramos porque temos fome. Reclamamos quando sentimos dor. Se adoecemos, a ausência da saúde nos provoca sofrimento. Somos matéria finita e limitada. E lá vem a mãe com os chás de erva-doce para aliviar as cólicas infantis. Curar os arranhados. Preocupar-se com o alimento. Com o agasalho para proteger do frio. Tudo isso se faz necessário para o crescimento, o desenvolvimento. Para o sobreviver. 

Mas, por outro lado, também, desde cedo, percebemos que não somos apenas um corpo em movimento. Carregamos em nós a semente da imortalidade. Afinal, somos também seres com espírito. Realidade que vivenciamos quando nos pegamos a emitir pensamentos que não podemos tocar.  Quando experimentamos a força dos sentimentos que não conseguimos dimensionar.  Quando nos pegamos a contemplar um amanhecer pelo simples admirar do belo em si. 

Logo, somos uma união de corpo e espírito. E temos ânsia de nos comunicar. Pois o bem é comunicativo de si.  Temos fome e sede não só de pão mas do Infinito. A imagem de vida contemplativa que me vem à cabeça é de alguém ajoelhado, estático, parado. Com olhar perdido no espaço. Buscando, esperando um sinal, um evento quase mágico.

Mas, ao invés, contemplação, para mim, é recolhimento interior exteriorizado em amor comunicativo. É dizer: E aí, Pai Eterno, tudo belê?!! Estamos, aqui, para o que der e vier. Prontos para fazer a tua vontade. Sem nada em troca querer. É visitarmos os doentes, o nosso amigo Pe. Cláudio, que está muito debilitado devido aos efeitos da quimioterapia. É ficar do seu lado, em silêncio. Marcando presença amiga. É ser apoio, suporte. Um rumo, um norte. Certeza de querer bem. É, aí, que o milagre acontece.

É a mística da vida terrena, do aqui, do agora. Todavia, e mais ainda, é a mística da vida que virá. O amor fraterno por toda a eternidade. Encontro de mãos e de corações na mesma sintonia. Foi assim que me tocou a história de uma menina. Seu nome: Rebeca da Silva Coelho. O testemunho de seus pais. Sua luta pela vida. Doce menina, com seus nove anos de idade. Com seus belos olhos verdes. Você não está sozinha. A sua luta é também a nossa. Aqui no sul se diz (coloquei a frase de forma afirmativa): "Está vivo quem peleia".  E a Deus nada é impossível.

Por isso, aproveito a postagem para pedir uma oração, um pensamento positivo, uma energia de paz, um sentimento de amor pela vida da Rebeca. Uma corrente do bem. Orações por ela, pelo Pe. Cláudio, por minha mãe, por todas as pessoas que atravessam esta existência terrena marcados por alguma doença. Somos matéria, corpo que sofre. Mas, com certeza, somos espírito forte que em nome de Cristo todo mal vencerá! Aqui ou na nova vida que virá.  

Esta é a mística da solidariedade, da partilha. Espiritualidade cristã. Querida Rebeca, vamos em frente, com fé e coragem. Pe. Cláudio, estamos contigo. Sempre. Mãe, estamos aqui. Nada temeremos. Pois o amor é maior e mais forte do que a própria morte. E nada nos separará.  Nascemos para a eternidade, podes crer!!

Eis, então, o lindo blog Ore pela Rebeca http://www.orepelarebeca.blogspot.com/

Um bom domingo a todos! : )






24 comentários:

  1. Bom dia, Suzi.

    A solidariedade é uma das mais lindas faces do amor.
    Lindo o seu post, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Sanzinha:
    É, sim, uma linda face do amor. Obrigada por sua visita. Um grande beijo no seu coração, bom domingo :)

    ResponderExcluir
  3. Oi amada, to voltando e encontro este lindo post teu... amor ao próximo é doação, solidariedade é o caminho de luz pra humanidade. Obrigada pelo teu carinho.
    Bju e bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. AMIGA
    Domingo e a BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL ECUMENICA no ar.Que maravilha!!!
    QUE O ORVALHO GOTEJE DAS GRAMÍNEAS, OS PRIMEIROS RAIOS SOLARES TILINTEM NO TEU HORIZONTE E BATA NAS PÉTALAS DOS HIBISCOS,FORMANDO UMA ESPÉCIE DE ARCO DE OURO. ALGUNS PÁSSAROS FESTEJEM O ALVORECER DO NOVO DIA.
    É Domingo mais uma vez... última postagem de uma série de 12... Quanta alegria!!! Que feliz consórcio fizemos, querida!
    No próximo domingo te espero na Ressonância, tá?
    Fique com Deus e seja feliz como vc merece!
    Bjs dominicais pra vc, minha linda.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Lidia:
    Que bom que está de volta, seja bem-vinda! Amor ao próximo é tudo de bom. Agradeço a sua visita, o seu querer bem. Um ótimo domingo para você, beijos ;)

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Rosélia querida:
    Sim, é domingo mais uma vez. Estamos, aqui, para partilhar. A série acabou mas é preciso sempre orar. Agradecer pela vida, pela amizade, pelas pessoas que amamos. Agradeço-lhe a oportunidade de participar desta linda iniciativa. Pode me esperar no domingo que vem na Ressonância. Vamos ver. Um lindo domingo prá ti, muitas bençãos e beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  7. Suzy!!! Que belíssima participação nessa blogagem coletiva!!! arrasou amiga!!!! parabéns!!!!

    Bjoss e bom domingão!!!

    Vivian

    www.critividadeenostalgia.blogspot.com
    www.vieouviporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oh meu bem... Deus sempre estará ao lado dos justos quando eles mais precisarem... Deixo aqui a minha força e fé as pessoas que vc citou...

    Bjuxxx linda...

    ResponderExcluir
  9. Passando rapidinho só pra avisar que estou de volta.

    Senti tantas saudades.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  10. ...a isto eu chamo de um post de LUZ!

    lindo...

    bjbj

    ResponderExcluir
  11. Espiritualidade é tudo isso mesmo, dar-se,ser solidário...Linda participação!Tudo de bom, de volta,chica

    ResponderExcluir
  12. Espiritualidade, solidariedade, gratidão, compaixão... feliz quem pode compartilhar esses sentimentos únicos que trazemos dentro de nós, belo post, beijos em seu coração, boa semana.

    Rosana

    ResponderExcluir
  13. Suzi!

    Te adoooro! Um beijãooo. Ótima semana!

    Pedro Antônio :)

    ResponderExcluir
  14. Um grande beijo no seu coração Vivian, obrigada ;)

    ResponderExcluir
  15. Também lhe quero muito, muito bem querido Pedro Antônio!! Um grande beijo no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Rosana, uma ótima semana para você também. Estamos no mundo para partilhar as nossas existências. Beijos ;)

    ResponderExcluir
  17. Oi, Chica, que bom que está de volta. Seja bem-vinda! O nosso agradecimento e a nossa amizade. BEijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  18. Oi, Vivian, luz partilhada com todas as pessoas de boa vontade e de bom coração. Um grande beijo para você ;)

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ana, também sentimos saudades de você. Seja bem-vinda. Que tenha uma boa semana, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pelo carinho e amizade, Carlos. Uma boa semana, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  21. "Onde todos se encontrarem orando em Meu Nome, lá estarei"(adequação de parábola).
    Estou na corrente por aqueles que atravessaram desditas, mas que tbm crêem na vida infinita de Deus!
    Saúde e alegrias a eles e a vc, Suziley.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, querida Calu:
    Bem lembrado. Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Ele, aí, estará. Obrigada pela partilha e pelo carinho. Beijos ;)

    ResponderExcluir
  23. Adorei o texto!
    è sempre um prazer passar por aqui....

    ResponderExcluir
  24. Obrigada Sol querida!! Uma ótima semana para você, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...