domingo, 13 de fevereiro de 2011

A decisão é sua...


A escolha é sua. E a decisão também. Que aventura maravilhosa e complexa é o ser humano. Ontem, ao saber que um velho e querido amigo, sábio professor, havia se submetido a uma cirurgia, decidi lhe telefonar. Trata-se de um filósofo, escritor e tradutor.  Luiz Feracine.  83 anos.  Sacerdote jubilado. Aposentado mas na ativa. Em plena atividade nas suas traduções, nos seus textos e estudos constantes. Mente e corpo sãos. Uma verdadeira alegria saber que ele está bem.
Ao ouvir, hoje, as leituras dominicais, lembrei-me, novamente daquele filósofo. Ou melhor, veio-me à lembrança um pequeno livro que ele traduziu. Um verdadeiro tesouro intitulado “A dignidade do homem”. Da autoria de Giovanni Pico. Conde de Mirândola e príncipe de Concórdia da Itália renascentista. Pico ficou célebre pela universalidade do precoce saber, sendo por isso denominado “a fênix dos gênios”.
O renascentista italiano buscava a verdadeira sabedoria. Maravilhava-se com a capacidade infinita do ser humano tornar-se o que bem lhe aprouvesse. Senhor e artífice do próprio destino, da própria história.  A liberdade de autodeterminar-se. Mesmo sendo um livre pensador, Pico, não descurou sua visão acerca da transcendência. Via na natureza humana, sobretudo no dom da liberdade concedida,  a manifestação da graça divina. Qual obra do Criador inacabada. Em aberto.
Eis, aí, as suas sábias palavras: “(...) Deus coloca o homem no centro do universo sem lhe conferir ou reservar um lugar definido, sem lhe dar um aspecto peculiar, nem lhe atribuir algum ofício privativo. Infunde, porém, nele, as potencialidades mais diversas possíveis para que, pelo exercício da própria determinação, opte pelo feitio de personalidade que lhe apraz possuir e assuma o desempenho da missão existencial que melhor se adapte às suas virtuosidades. É assim que o homem se torna artífice de seu ser e se faz protagonista da própria história. Terá o porte físico, moral, intelectual, profissional de acordo com a escolha determinada pelo poder de sua vontade livre e soberana. Aí está a razão última de sua grandeza como também aí está o risco desta particularíssima dimensão antropológica porque, tal como ele se fizer no tempo, se prolongará pela eternidade a fora (...)”. (o. c., págs. 33 e 34).

A escolha é de cada um. Somos livres. Por isso,  responsáveis. Todavia, a sabedoria que buscamos não está na letra fria da lei. Não se encontra nas páginas dos livros ou nos bancos das escolas. Não está no conhecimento meramente técnico do mundo e das coisas. Não advém do saber que oprime e que destrói. Não se encontra nos poderes constituídos. Na ordem vigente. Afinal, não basta apenas saber que não se deve matar. É preciso, de fato, proteger a vida em todas as suas dimensões. É a sabedoria que vem do alto. Que nos é oferecida como dom do próprio Espírito Santo que nos habita. Sabedoria que encarna e que impregna o nosso agir. Sabedoria escondida. Misteriosa. Que se revela não aos grandes, mas aos pequenos. Aos mansos e humildes de coração. Assim disse o mais sábio dos sábios, Jesus.
O título original do texto de Pico della Mirandola denomina-se “Oração Elegantíssima”. E vem bem a calhar. Construir a própria natureza é um ato de ação de graças, uma verdadeira oração.  Então, que o Espírito Santo encha o nosso ser para sermos também nós luzes, velas que iluminam o nosso existir.  
Obrigada, Feracine, pela partilha do seu saber. Saber à serviço da vida! Ficam, ecoam em nossas mentes, em nossos corações, as suas palavras: “O maior mérito, portanto, desta conceituação de liberdade reside nos aspectos de abertura e risco. Independente de qualquer fator externo, a liberdade dispõe do poder de eleger para o homem seu modo de ser. Ninguém. Nem coisa alguma, faz por si só o homem bom ou mau. A decisão passa pelo filtro deste poder intrínseco de escolha situado no foro íntimo da consciência individual, que contém e, ao mesmo tempo, é uma instância Absoluta de autonomia soberana”.
A decisão é sua!!
Um ótimo domingo! : )

22 comentários:

  1. A decisão de ser feliz realmente está dentro de nós...Amei a postagem.

    abraços
    de luz e paz

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga Su

    Que lindo presente para este domingo! Obrigada pela partilha tão especial!
    Realmente um texto para ler e reler sempre! Salvarei em meu pc...
    Tenha um ótimo final de domingo e uma tranquila semana!
    Fica com Deus, minha amiga do coração!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que linda e oportuna mensagem você compartilha conosco, na responsabilidade da soberania da vontade e da escolha, e, por consequência, da responsabilidade que nos faz crescer e acrescer. Obrigada amiga. Saudade. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzy! Lindo texto e você o conduziu com uma leveza que facilitou demais o entendimento de conceitos tão profundos! Parabéns! beijocas, Deia.

    ResponderExcluir
  5. M A R A V I L H O S O!

    Penso que o livre arbítrio é a nossa maior riqueza. A faculdade que o criador nos concedeu, de dirigirmos as nossas vidas. Pela liberdade que nos foi dada, podemos escolher nossos caminhos, e nos construirmos, e a decisão, é apenas nossa. O resultado de nossas escolhas, depende da responsabilidade que empregamos, quando tomamos nossas decisões. Lembrando que, pra toda ação, existe uma reação.

    Adorei o texto.


    Abraços
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  6. Linda a postagem..........temos que aproveitar as chances que ELE nos dá !!!!!!bjcas

    ResponderExcluir
  7. Quem além de nós mesmos para decidirmos sobre a própria felicidade!!

    Belíssimo.. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Suzi,um texto muito significativo e gosto muito de aprender coisas novas e que nos levam a maior compreensão do nosso ser!Temos o livre arbitrio,que é um bem maior!Adorei seu texto e melhoras ao seu amigo!Bjs,

    ResponderExcluir
  9. MAGNÍFICO TEXTO. ADOREI. BOM DOMINGO PARA VOCÊ TAMBÉM. ABS.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Nilton, uma ótima semana para você :)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Anne:
    É verdade, a liberdade é o nosso bem maior. Agradeço as melhoras. Uma ótima semana para você, beijos :)

    ResponderExcluir
  12. Isso aí, Hamilton, ótima semana, beijos :)

    ResponderExcluir
  13. Sem dúvida, Monique, e cuidarmos da vida e do planeta também!! Boa semana, beijos :)

    ResponderExcluir
  14. Oi, Socorro:
    A liberdade é mesmo uma riqueza que nos pertence. Um grande beijo no seu coração, boa semana :)

    ResponderExcluir
  15. Oi, Deia querida:
    Saudades de ler seus textos...mas estou acompanhando as suas fotografias. Muito belas mesmo!! Um grande beijo, boa semana :)

    ResponderExcluir
  16. Oi, Márcia Vilarinho:
    Saudades também. Mas vou passar lá no seu blog. Agradeço o seu carinho. Boa semana, beijos :)

    ResponderExcluir
  17. Oi, Helô:
    Amiga querida, fico feliz que tenha gostado. É um tema profundo e apaixonante. A liberdade é um grande presente em nossas vidas mesmo. Uma ótima e abençoada semana para você, beijos :)

    ResponderExcluir
  18. Oi, Hugo:
    Está em nós mesmo. Uma ótima semana querido amigo, paz e bem!! :)

    ResponderExcluir
  19. Um sábio texto! Somos livres para escolher caminhos, embora alguns caminhos escolham a gente.

    Beijãooo, Suzii!!

    :)

    Pedro Antônio

    ResponderExcluir
  20. Oi, Pedro:
    Escolher e ser escolhido, é sempre uma opção..hehe!! Uma linda semana para você querido amigo, beijão :)

    ResponderExcluir
  21. OLÁ
    ADOREI SEU BLOG E ESTOU SEGUINDO
    ME SEGUE, FALO MUITO DE CREPÚSCULO NO MEU BLOG:
    WWW.AMORIMORTALL.BLOGSPOT.COM
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  22. Oi, Giza:
    Vou passar pelo seu blog. Um grande beijo, obrigada pela visita. Boa noite :)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...