segunda-feira, 31 de maio de 2010

O palco da consciência...




Ando em falta com minha escrita. Trabalhos, adversidades, dia-a-dia. Rotina. Parecem verdadeiros vendavais. Todavia, escrever é minha sina. Encontro marcado comigo mesma. Lá, no palco da minha consciência. Ali, não há atores nem purpurina. Não há barulhos que contaminam. Nem vozes de gritos e de dor. Há somente um céu azul sob o frescor da brisa suave que toca meu rosto. O som melodioso das ondas que vem e que vão. Natureza divina. Que acalma. Que nos brinda com seu toque de harmonia. Esta é a viagem que empreendo dentro do meu ser. O coração que pulsa no ritmo do tempo. Olho a minha volta, a muito a fazer. Colocar ordem na minha desordem física. Livros, roupas, estantes, casa, pessoas, obrigações, deveres, afazeres contínuos. Fecho meus olhos para escutar com ouvidos de minha alma. Ouço a música tocando os acordes de suave meditação. Uma pausa. Um descanso da correria. Da briga pela vida. Das doenças do mundo. Da incompreensão humana. Vivemos todos os dias tão preocupados. Tão ocupados com as lides da sobrevivência. Esquecemos de nossa essência. Esquecemos de SER. Sermos livres de nós mesmos, livres de tudo e de todos. Apenas por alguns instantes. Momentos que nos restauram. Instantes em que nos largamos nos braços do infinito. Onde tudo pára e só existe o silêncio da oração. A oração que representamos para nosso Criador. O divino que habita em nós. Precisamos encontrar essa fonte que recupera o nosso viver. Que restabelece o sentido da nossa passagem por aqui. Ventos, chuva, garoa, sol, frio, calor, noite escura, dia nublado ou ensolarado. Mistura de fenômenos naturais. Assim são nossos “tempos” terrenos. Somos brisa e tufão. Garoa fininha e tsunami devastador. Acariciamos a face, mas, também arrancamos do peito uma dor que dilacera os sentidos. Somos sementes, mas, também somos o fim da colheita. Frutos passados, perdidos. E precisamos recomeçar. Levantar. Seguir. Ouvir o violão que toca, o piano que nos encanta. Sentarmos na beira da estrada. Pegar carona no cometa da esperança. Imersa nos sentimentos, estou, aqui, sentindo a minha própria vida, o meu próprio coração. Que férias benditas. Parar um pouco. Deixar de lado um milhão de coisas. Desacelerar. Ser, ainda que por um momento, uma filósofa isolada em sua moradia bem distante das contingências inexoráveis da existência humana. Livre, ainda que em teorias. Como disse uma vez, um querido e distinto amigo filósofo, “livre como um pássaro”! Ser livre é aprender a desligar-se do mundo, de quando em vez. Para não sobrecarregar os aparelhos. Não ocasionar um curto-circuito. É preciso saber ouvir a própria voz da consciência em sintonia com a batida de seu coração. Rasgar as velhas roupas da escravidão do desamor, do tédio, da exploração, da enganação. Queimá-las em sinal da nova vida. Vestirmos as roupas do homem novo. Apararmos as arestas do nosso orgulho. Reconhecermo-nos pequenos e frágeis. E ao mesmo tempo, grandes e fortes. Pois é na fraqueza que construímos a nossa fortaleza. Aqui, não funciona a lógica rígida, mas, sim a lógica do amor do Pai. Corremos tanto. Precisamos mudar. Movimento que gira a roda da vida. Gira nosso ser e nos impulsiona a transformarmos a nós mesmos. O corpo está cansado, fatigado, exausto. Por isso venho repousar nas palavras, na escrita que sempre me aponta uma saída. Um refúgio. Um oásis. Uma esperança sempre vivida e sentida. É assim. Ao universo, ao sol, à lua, às estrelas, ao Criador de tudo. Que do nada tudo fez. Entrego minha vida e todo o meu ser. À procura do bem viver. Estou aqui. Com gratidão. Em comunhão. Para novamente recomeçar e partir. Navegar é preciso. Então vamos lá mais uma vez!! Estou aqui. Eu e a minha consciência num cenário de paz e de luz, apesar dos eclipses de escuridão e de trevas. Elas estão dentro de cada um de nós. Entretanto, a luz é mais forte e difusa. Clareia sempre o céu da nossa existência!! Ilumina e aquece. Traz amor e sabedoria. Paciência e bondade. Amém!

















10 comentários:

  1. Oi, minha querida amiga! Que reflexão mais acertada. Sabe, nos minutos emq ue estava lendo o seu texto, enchi bastante o peito de ar e soltei numa busca pela desaceleração que você, tão competentemente, fala em seu texto. Aproveite as férias, muito! Um beijo, Deia

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga do coração!

    Quanta saudade de acessar aqui e me deliciar com suas lindíssimas postagens! Tens um dom imenso, que muito admiro!
    Estou com meu notebook "doentinho"... risos... E já estou quase também... de vontade de navegar pelos mares lindos dos amigos blogueiros...
    A filha está se preparando para os exames da Ordem dos Advogados (será na primeira quinzena de junho) e me emprestou o dela agora, que tem mais recursos que o que estou temporariamente usando... Consegui então chegar...
    Saio feliz em ver tanta coisa linda! Além de postagens inteligentes, sensíveis, o template é maravilhoso!
    Que a amiga tenha dias lindos nesse quase início de inverno, nessa cidade que amo muito!
    Beijos com meu carinho
    Helô

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Deia querida:
    É isso, aí, precisamos desacelerar. Obrigada por seu carinho. Boa semana para você, beijos ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá Suziley!
    É isso aí amiga, desacelere!!! Nas férias é devagar-quase-parando, e tem coisa melhor? hehe. Mas em resumo, minha linda, "...a mão que toca um violão, se for preciso faz a guerra, mata o mundo, fere a terra..." Somos seres destinados a viver em permanente conflito interior. E as férias, podem funcionar com uma espécie de refúgio para nos reorganizarmos interna e externamente. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Helô:
    Que agradável e maravilhosa visita. Saudades de você, de suas palavras amigas. Seja bem-vinda. Aqui, também, de quando em vez, o computador ou o not precisam ser tratados..hehe!! Agradeço o seu carinho. Passo sempre por seu blog que sempre nos presenteia com a beleza que lhe é tão peculiar. Ah, falando em sua filha, a Giovana, estou, aqui, torcendo pelo sucesso dela no exame da Ordem. Com certeza, elá terá êxito. Pois é, aqui, já faz um friozinhoooo...hehe..tá geladinho mesmo..hehe..Helô, desejo a você e a Giovana uma ótima semana, muita paz, muita luz, muito amor. Que Deus as abençõe hoje e sempre, querida amiga. Beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  6. Suziley,
    tem um selinho para você no meu blog.
    Beijos e uma maravilhosa semana!

    ResponderExcluir
  7. Com toda certeza aproveite o tempo para desacelerar tudo, mude o ritmo, mesmo que tenha que voltar a muda-lo depois.
    Como dizem, "Carpe Diem"...

    Beijos e aproveite tudo o que puder!

    ResponderExcluir
  8. É isso aí, Marli, férias servem também para re-equilibrarmos...hehe!! Uma ótima semana para você, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Márcia querida:
    Já vi, já peguei e já postei, aqui, no blog. Agradeço de coração o seu selinho. Desejo-lhe uma ótima semana também, com muita paz e muita luz. BEijos ;)

    ResponderExcluir
  10. É isso aí, Hamilton. Obrigada pela visita. Boa semana, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...