segunda-feira, 12 de abril de 2010

Reflexão...


Sinto um vazio de idéias, de conceitos. Nestes últimos dias, sinto uma grande tristeza em meu coração. Tristeza em ver o sofrimento de tantas pessoas no Rio de Janeiro. Niterói, São Gonçalo. Morros. Lixão. Chuvas. Lama. Lugares impróprios para moradias. Descaso das autoridades públicas. Problema social. Urbanização irregular. Mortes. Tristeza. Heróis são os bombeiros que trabalham incansavelmente à procura de moradores soterrados sob o mar de lama que despencou dos morros. Até quando?...nos perguntamos. Quantas vidas mais serão preciso para que algo sério e efetivo seja feito? Afinal, as autoridades sabiam que tal desastre poderia acontecer. E nada fizeram. Pessoas despojadas de seus sonhos e de suas vidas. E um morador em lágrimas dizia: “Aqui, somos pobres mas há muitas pessoas boas”. É claro que sim. Pobreza não é sinônimo de mau caráter. Antes pelo contrário. As mais honestas e com decência, ali, certamente, se encontram. Ou pelo menos, se encontravam. Hoje, depois de ouvir e ver tantas notícias sobre o ocorrido, senti-me assim. Desconexa, atordoada. Sem organização nas idéias. Nos raciocínios. O que pulsa é somente o sentimento de indignação por aquele povo tão querido. Resta um vazio na alma das vidas que se foram. Os filhos que perderam o pai, a mãe. A mãe que perdeu um filho, um marido. Famílias em desespero. Tanta luta para ter um espaço seu. Ainda que seja um barraco num morro qualquer. Povo sofrido. Crianças chorando. O cãozinho também saindo dos escombros da lama e dos destroços. Que povo solidário também. Isso atenua. Conforta. Eternece o coração. Lição a ser repetida várias vezes. Sabedoria que não acompanha os políticos, os homens do poder. De que raça são feitos? Não adianta chorar lágrimas de “crocodilo” depois que tudo passou. É preciso ação preventiva. É preciso dignidade. Moradia decente em lugares adequados. É preciso consciência de bem comum para tratar do problema do lixo urbano. É preciso investimento social, tecnológico e ambiental. É preciso boa educação. Combate às drogas. Erradicação das favelas, da fome, da miséria. É preciso vergonha na cara. Amor ao próximo. Amor ao Brasil e ao seu povo. Pois é assim que gostaríamos de continuar a ver os cariocas. Como um povo trabalhador e realmente feliz. O nosso carinho, nossa solidariedade.

14 comentários:

  1. O morro do Bumba era uma tragédia anunciada Suzy, construtores com o aval da prefeitura criaram um loteamento em um lugar que jamais poderia existir mesmo que ao invés de lixão fosse um aterro, eu não sei como não ocorrerram EXPLOSÕES no local provenientes do metano. COMO CONSEGUIRAM FAZER UM LOTEAMENTO REGULARIZADO LÁ? Quem pode pode, quem não pode, perde casa ou morre soterrado!
    Ando esperando, a seleção natural nos remover no planeta, mesmo com todo meu otimismo, não acho que somos uma espécie digna de ficar aqui, o planeta não precisa de nós, ao contrário nós é que precisamos dele!!
    Afffffffffffff
    Boa segunda!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Dani, então, os criminosos da Prefeitura e construtoras deveriam ser responsabilizados. Pois são criminosos. Que o Ministério Público tome as devidas providências. Que haja, de fato, punição...é, no Brasil das impunidades, do deixa disso, também, há momentos que gostaria que a seleção natural exterminasse de vez a nossa raça. É muita injustiça...obrigada por sua visita, por seu comentário, Daniela. Boa segunda, beijos,

    ResponderExcluir
  3. Beijos no seu coração, Cintia! :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto que vc escreveu...ero tudo o que eu queria dizer...
    Tem e-mail para pvcm viu?
    Bjos,
    Tânia

    ResponderExcluir
  5. Muito triste e angustiante, pois percebo que os políticos nada farão e é difícil reconstruir do nada....Já morei em Niterói e é uma cidade que tem uma qualidade de vida excelente, mas, para os mesmos!!!!
    Amiga, estou com uma gripe de gente grande, muita febre,mas o que piorou foi a aula de hidro na sexta.A piscina é aquecida e depois venho para casa andando(é pertinho),mas estava garoando e acho que foi o suficiente.
    Beijos e boa noite
    Emilinha

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente os órgãos públicos não estão preocupados com o perigo de construções irregulares e aconteceu o pior, precisamos prestar mais atenção porque a natureza responde aos maus tratos também, paz.

    ResponderExcluir
  7. Descaso das autoridades competentes que nada fazem, esperam acontecer para depois tomar alguma atitude, é uma pena pois muitas vidas se forão.

    Bom dia.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Tânia querida:
    Já vi seu mail, obrigada!! Vou aguardar o livro e assim que chegar vou lê-lo e comentá-lo, ok?!! Beijos, :)

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Emilinha:
    Desejo melhoras, cuide bem de ti. Certamente, deve ter sido o "choque" de temperatura...melhoras!! Beijos no seu coração, :)

    ResponderExcluir
  10. É verdade, Lisette, eles não estão nem aí. Ontem, vi, na tv, o que o prefeito de Niterói disse...é de irritar, pois o cara tem a cara de pau, de afirmar que tal tragédia não podia ter sido previsto, que a "culpada" é a natureza...não dá para aguentar...um bom dia para você Lisette, beijos, :)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana, é várias vidas se foram. Muito triste. Bom dia para você, beijos,

    ResponderExcluir
  12. Ôi,
    Tudo bem com vc?
    Agora tem selinho para vc no meu blog, viu?
    Beijocas,
    Tânia

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tânia, vou ver sim, nestes últimos dias, estou na correria no meu trabalho. Mas, vou ver com certeza, ok?!! Beijos, :)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...