segunda-feira, 19 de abril de 2010

Kikiô em Brasília....


A semana começa...aniversário de Brasília. Brasília de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Arquitetura de rara beleza. Traçados de graça, de paz. Assim deveria ser os Poderes que, ali, estão. Recantos de brasileiros honestos ondo o amor à Pátria e a seu povo deveria ser a ordem do dia, dos dias, dos meses, dos anos. Hoje, Brasília faz anos. Meio século. Parabéns, então, ao povo brasiliense!! Aos que chegam de fora e também se tornam um pouquinho do cerrado. Cerrado, matas, florestas. Hoje, também é o dia, dos primeiros habitantes dessa terra. Dia do Índio. Xavantes, caiuás, corumbiaras, guatós, bororos, tupis, e tantos mais. Em nossas veias também corre o sangue dos seus ancestrais. Quiçá mais distante, dos altiplanos dos Andes, da terra dos Incas. Recordamos dos índios do velho oeste. “Enterrem o meu coração na curva de um rio”...Índio lá e cá, sofreram muitas dores. Assim diz a canção que canta o querido sul-mato-grossense, Almir Sater, violeiro e poeta do Pantanal, “Kikiô nasceu no centro entre montanhas e o mar, Kikiô viu tudo lindo, tudo índio por aqui. Índia América teus filhos foi Tupi, foi Guarani”!! Passa em nossa cabeça um filme. A belíssima carta do cacique Seattle. Lição inesgotável de amor à natureza, à vida. Disse o Chefe índigena em 1855: “Tudo quanto fere a Terra, fere também os filhos da Terra”. Tão simples, tão sábio. E assim são também nossos índios. Verdadeiros brasileiros. Fica, aqui, a nossa singela homenagem a todos os grupos com raízes índigenas. Do Brasil, das Américas, do Mundo. Obrigada caríssimos irmãos!! Um bom dia, boa semana a todos!! : )


8 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário de Brasília, terra do grande Óscar Niemayer, homem que não pára, comparável ao nosso cinesta Manoel de Oliveira.
    Óptima postagem.
    Boa semana e beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos respeitar a todos, eles fazem parte de nossa história, paz.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para Brasilia.

    Obrigada pelo seu voto amiga, a votação continua e vai até o dia 21, pode votar a vontade.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helena:
    Que saudades da sua visita! Sim, o arquiteto carioca Niemayer idealizou Brasília, tornando-a um pouco a sua terra também. Está com 102 anos. Incansável. Lúcido. Produtivo. Certamente, igualzinho ao grande cineasta Manoel de Oliveira. Por certo, são homens que marcam as suas épocas. Obrigada por sua partilha, Helena. Uma ótima semana, beijos, :)

    ResponderExcluir
  5. Sim, Lisette, com certeza são a nossa própria história!! Boa semana, beijos, :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana:
    Agradeço sua visita. Então, se pode votar mais, vou lá novamente votar em seu blog!! Beijos no seu coração, :)

    ResponderExcluir
  7. Talvez o lugar mais brasileiro que há!!
    Mãos, suor, luta dos quatro cantos deste país!
    Brasileiros de todos os lugares, enguendo corajosamente um marco da história!
    Parabéns para Brasília!!
    Parabéns para você minha amiga que admiro tanto e adoro ler!
    Beijo com carinho
    Bea

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bea querida, que bom tê-la aqui. É isso aí, parabéns para Brasília!! Beijos, :)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...