sexta-feira, 20 de julho de 2012

No reino das crianças...

Imagem da Internet


Gerenciar pessoas. Administrar conflitos. Realmente, não é uma tarefa fácil. Nem simples. Afinal, se trata de pessoas diversas, universos distintos. Foi assim que me senti nos dez dias de férias do nosso chefe, no serviço, em que me coube a sua substituição. O trabalho mais complicado não é lidar com o nosso público externo (os eleitores) mas, sim, com público interno, os próprios servidores. Satisfazer gregos e troianos é impossível. Muitas vezes, parecia transitar no campo do jardim de infância. Mas sem as crianças propriamente ditas. O que é pior. Pois na educação dos pequenos contamos com uma vontade receptiva aos valores propostos. Adultos, pelo menos na idade cronológica e no tamanho físico, é outra conversa. Como diria, na linguagem da minha época, já "são outros quinhentos". Campo minado. Prestes a explodir. Passadas ponderadas. Somos mesmo frutos da nossa herança genética, da educação recebida, do meio vivenciado. Condicionados aos hábitos implantados, cultivados na nossa tenra idade infantil. Reproduzimos os modelos apreendidos. Os erros cometidos por outros. Mas, os acertos também. Sim, pois muitos evoluem. Afinal, não estamos condenados ao determinismo sem fim. "Eu nasci assim, aprendi assim e assim ficarei". Pelo contrário. Somos seres abertos ao infinito. Sujeitos atuantes. Ainda que muitos não tenham percebido tal riqueza existencial. Ao observar o comportamento dos colegas e o meu próprio não deixei de pensar tudo isso. Refletir. Como desempenhar uma liderança com a colaboração de todos. Afinal, estamos todos, de certa forma, no mesmo barco. Somos um grupo. Bastante heterogêneo. Todavia, somos seres em contínuo movimento. Queiramos ou não. Mergulhada no humanismo cristão que vê no outro um semelhante com igual dignidade acreditamos que dias melhores virão. Pois, não se trata apenas de uma questão de trabalho. Transcende o aspecto funcional. Vai muito além. Além da nossa míope visão. O que somos dentro do nosso próprio universo interior se manifesta no dia a dia do nosso existir. Na família, na sociedade, no trabalho, nas ruas, no palco da nossa própria consciência. Lidar com pessoas é extremamente desafiante. Assim como o é a nossa própria educação. Seres inacabados. Ainda muito por fazer. Resta sempre a esperança. Mas não espera descomprometida. Esperança que caminha. Certa e altiva. No reino das crianças que a maturidade sadia prevaleça!! Uma boa noite a todos : )

8 comentários:

  1. Cara amiga goste muito da sua reflexão ...Lidar e liderar diferenças sempre muito complicado...Há que se criar uma filosofia única ... bem vende-la ...aos colaboradores e atores deste palco ...Isso leva tempo pois criar um cultura é sempre difícil e transforma-la em hábito mais ainda ...pois as diferenças sempre existirão e condena-las é muito mais fácil que apender e ensinar a conviver com elas e extrair delas sempre o melhor...para tal a doação pessoal é ao meu ver o melhor caminho . Desejo-lhe boa sorte !!! Com carinho Pedro Pugliese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço, de coração, sua partilha, Pedro. Estou em falta contigo, mas, ainda, visito o seu blog. Grande abraço ;)

      Excluir
  2. Oi Suzi!
    Trabalho com pessoas e estudo na área de educação, sei exatamente o desafio que é, mas se desistirmos seremos mais um entre tantos, diferente mesmo é acreditar. Adorei a reflexão! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre acreditar, eis a questão mesmo, Márcia querida, um grande beijo ;)

      Excluir
  3. Há muito aprendizado nessa convivência, e sei que vc sabe disso. Estar aberto ao outro é que nós dá a condição de colher o q pode nos mudar. Seu texto está maravilhoso, Suzi. Bjos e bom finde.

    ResponderExcluir
  4. Perfeita visão dos diferentes universos que co-existem em cada um.Quando assumimos uma posição de liderança é que nos deparamos com entraves da natureza mais ou menos evoluída de cada pessoa no contexto. È bastante difícil equalizar-se um consenso.A tarefa é árdua, mas requer esta clareza que vc, Suzi, tem em perceber os níveis de maturidade e crescimento pessoal de cada um.
    Espero que as consciências se iluminem!
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Calu querida, que as consciências, inclusive a minha, se iluminem, amém!! Bjos no seu coração amiga ;)

      Excluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...