sábado, 14 de janeiro de 2012

O sermão das árvores....

Imagem da Internet


Eis que janeiro começou. E quase não conseguimos escrever. O blog abandonado. Início tumultuado. Apesar dos pesares, que seja abençoado. 2012. Primeiro mês. Tio, rezamos por você. Amigo, Feracine, como lhe esquecer?!! Seca, estiagem. O verão aconteceu. Plantamos as sementes. No chão da nossa história. Terra fértil adubada com a poção da esperança. Afinal, diz o ditado: “quem espera sempre alcança”. Quiçá, talvez. Cansar, prá quê?!! Devemos ser como as àrvores. Seres que crescem em paciência, em perfeição. Cedros, ébanos, ipês, goiabeiras, árvores frutíferas com sabor de paraíso. Àrvores que dão sombra, que dão frutos. Ou que simplesmente nos transmitem paz. Noite que nos refaz. Atravessamos os nossos desertos interiores. Para, depois, em baixo de uma bela árvore nos sentar. Parar por um instante. E o silêncio escutar. Aguçar bem os sentidos. Abrir bem os olhos e os ouvidos. Ouvir o sermão das árvores. Ensinamentos sem palavras. Sem verbos nem adjetivos. Apenas a existência, o ser. Aquilo que se apresenta. Sem mais nem menos. Sem acertos nem correções. Essência e existência irrepetível. Árvores, são assim. Tranquilas, mansas, serenas. Como a frase que dizia assim: “Sê como o sândalo que perfuma o machado que o fere”. Sábias criaturas. Longe do falatório dos homens. Onde muito se fala e nada se escuta. Na natureza, no seu silêncio, que tudo diz, ouvimos a sabedoria esquecida. São Francisco estava certo. De tal maneira já escreveu o maravilhoso escritor Rubem Alves: “(...) Acho que o verdadeiro, sobre São Francisco, não é que ele tenha pregado aos peixes e pássaros. A verdade é que ele ouviu o sermão das árvores. Por isso ficou tão manso, tão tranqüilo. Ele tinha a beleza das árvores. Estava reconciliado com a vida. Então os pássaros fizeram ninhos nos seus galhos e os peixes comeram dos seus frutos que caíam na água (...)” (in A música da natureza, pág. 64). Sentar, deitar a sombra de uma árvore. Observar. Viver. Apenas ser!!
Um ótimo final de semana a todos!! : )

20 comentários:

  1. Oi Suziley!

    Linda sua reflexão.
    A natureza faz tão bem - é simples, calma, verdadeira. Tão diferente deste mundo complexo, agitado e falso que criamos.
    Nela encontramos um pouco da paz que buscamos.
    Francisco de Assis e Rubem Alves, amo!

    Um beijo e obrigada pelo carinho!
    Seu cantinho é também lindo e especial.

    Gislene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A natureza só nas faz bem mesmo, Gi. Um presente maravilhoso do nosso Criador. Um grande beijo prá vc tbém, bom final de semana ;)

      Excluir
  2. Suzy,saudade de vc!Tb não tenho tido muito tempo pra escrever e visitar os amigos,mas tenho respondido os comentários.Gostaria de visitar a todos,mas não dá!Lindo começo de ano com esse texto sobre as árvores!Realmente nem sempre paramos para escuta-las!E elas tem tanto a nos dizer!Muito linda msg!Bjs e ótimo ano pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbém, Anne. Ñ tenho conseguido escrever mto no blog nem visitar os blogs amigos. Mas, aos poucos, vou retornando...hehe! Com certeza, as árvores têm mto a nos dizer e a nos ensinar. Bjos e ótimo ano para vc tbém ;)

      Excluir
  3. OLÁ, QUERIDA
    A pessoa INTEGRADA é uma aliada de Deus!!!
    Ser árvore... dar fruto em abundância... ser parte ativa da criação como criatura amada, resgatada e enviada como foi o santo em questão...
    Um convite pra todos nós...
    Bjm de paz e alegria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Integrados na criação divina, sim, Rosélia, um grande beijo no seu coração ;)

      Excluir
  4. Acredito muito que a natureza é nossa maior professora como tentei passar na tirinha lá no Baú é preciso ouvir sua voz...
    Adorei a Reflexão! Tudo de bom em tudo e sempre e vamos caminhar junto também no Facebook!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Veloso, sim é o q vejo e curto nas suas tirinhas do Baú. Desejo-lhe, tbém, um ótimo ano e vamos q vamos, aqui, no blog e lá no facebook tbém...hehe!! Parabéns talentoso amigo! :)

      Excluir
  5. Belo texto, repleto de paz...Quanta inspiração ao escrever, disseste muito bem várias coisas a respeito de árvores e de nós seres humanos.
    A imagem desse post é tão bela, aí me lembro de certas vezes quando viajo e vejo pelos campos paisagens, árvores ao redor cheia de grama verde, me transporto em pensamento, sentindo que parece ser um lugar tão pacífico e inspirador, sendo que é na verdade. Ao ler seu texto tive que contar meus devaneios em relação a árvores... =D

    O seu blog está maravilhoso...Gostei das cores daqui! ^^
    Bjos e um ótimo sábado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Fran, qdo vejo, imagino a natureza, as árvores me transporto para um lugar paradísiaco mesmo, um lugar onde tudo faz sentido. Onde me sinto em harmonia com a vida, com a criação. E, aí, surge a minha inspiração. Assim como funciona contigo tbém nas suas belas poesias. Agradeço pelo carinho, "guria"aaa...hehe! Grande beijo ;)

      Excluir
    2. Só sei que é uma sensação ótima...dá para sentir fluir inspiração! =D
      Acho que estou precisando ir a um lugar assim, ando não inspirada ultimamente...nem escrevo faz dias.rsrsrs
      Bjo! E tudo de bom! =D

      Excluir
    3. Hehe...eu tbém precisava estar num lugar com mta natureza...um grande beijo, Fran!! :)

      Excluir
  6. Suzy, se houve um momento que eu mais me fui, foi qdo debaixo do pé da amêndoa, ouvir meu vô sentado no tamborete contar seus causos. Renato Russo tinha razão qdo cantava: "O sândalo perfuma o machado que o feriu". Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q coisa boa ouvir o avô debaixo de um pé de amêndoa!! Sábia lição cantada por Renato Russo. Lições q somente a natureza conseguem nos indicar, não é?!! Obrigada pelo carinho, grande abraço querido amigo ;)

      Excluir
  7. Que texto lindo Suziley, lindo esta definição de que São Francisco estava reconciliado com a vida, creio ser isto muito esclarecedor, ele se sentia um deles e todos eles eram ele.

    Muito lindo.

    Um beijo e bom domingo para você

    ResponderExcluir
  8. É isso aí, Van. Um bom domingo para vc tbém, bjos ;)

    ResponderExcluir
  9. Suziley

    Sua presença faz diferença em nossas vidas.
    Estava com saudades e cheguei aqui e encontrei um texto muito especial, que me fez refletir sobre a vida e seus ensinamentos.
    Um ano de muita graça, muita paz e muito amor para você e todos os seus familiares.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Heli querida:
      Q bom tê-la aqui. Tbém sinto sua falta. Agradeço a partilha. Faço votos tbém de um 2012 com tdo de bom para vc e os seus, bjos no seu coração :)

      Excluir
  10. Querida amiga um ano cheio de magia, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço, de coração, Lisette. Um grande beijo, prá vc tbém um 2012 maravilhoso! :)

      Excluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...