sábado, 3 de dezembro de 2011

Walachai...

Imagem da Internet


O ser humano é mesmo um ser que se comunica. Fazemos isso a todo momento, a todo instante. Automática, consciente e/ou inconscientemente. Necessitamos nos fazer entender. Ansiamos por expressar em gestos, sinais e/ou palavras o que carregamos dentro de nós. Seres em comunicação. Foi o que captei do belíssimo documentário denominado Walachai. Palavra oriunda do alemão antigo. Um dialeto, hoje, só conhecido pelos moradores originários daquele lugar longínquo, perdido no tempo. Walachai constitui-se numa comunidade de brasileiros descendentes de imigrantes alemães localizada a 70 Km de Porto Alegre no município de Morro Reutter. Um Brasil rural, pleno de valores humanos, carregado de sentimentos autênticos, alheio aos mecanismos de consumo da nossa sociedade dita moderna. A diretora Rejane Zilles, atriz radicada no Rio de Janeiro, é nascida em Walachai.  Ela nos conduz mediante as encantadoras paisagens, os cativantes diálogos e diante da riqueza artística revelada em telas pelo pintor, ali, nascido, à descoberta de um Brasil, até, então, desconhecido. Somos seres que se comunicam. E o artista é aquele que traduz a alma de um povo, de uma comunidade. Nota dez e com louvor à Rejane e a todos os envolvidos em tal empreendimento. Falou a alma walachaiana que com sua simplicidade tocou os nossos corações. Walachai, um pedaçinho alemão de nosso imenso Brasil!! Arte é comunicação, arte é tocar o coração das pessoas!! Parabéns!!

Um bom final de semana a todos!! : )


7 comentários:

  1. Com certeza Suzi, e assim agregamos valores. Disseminamos sentimentos e podemos até mudar condutas. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Que legal isso e que lindo lugar é o Walachai... Tem cada cantinho lindo lá! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Suziley, saudadessssss!
    Especialíssimo esse post.
    Você me pôs em curiosidade. kkkkkk
    Bom final de semana
    Xeros

    ResponderExcluir
  4. Suziley,
    agradeço por me apresentar este lugar que até agora desconhecia.Sou entusiasta das belas tradições que fazem uma sociedade melhor.Procurarei saber mais a respeito.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  5. Oi Suzy! A arte é comunicação, mas saber comunicar-se é um verdadeiro exercício para alguns! Tão bom quando nos deparamos com um trabalho que transmite suas intenções com sinceridade, não é? Beijocas em todos, Deia.

    ResponderExcluir
  6. Queridos amigos, um grande beijo a todos!! :)

    ResponderExcluir
  7. Uma poesia trazida pelos olhos e sentimentos da sensibilidade. Pena não saber o nome do pintor.

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...