terça-feira, 9 de agosto de 2011

O discurso de Maydana...

Imagem da Internet


Hoje, foi um dia chuvoso e frio por aqui. Talvez, por isso, os eleitores não tenham aparecido em grande número na Central de Atendimento onde trabalho. Todavia, entre um e outro cidadão que se arriscou a sair de casa, quando a senha tocou, apareceu diante de mim um tipo um tanto quanto “exótico”.

Uma figura típica saída da Sibéria, pensei. O homem protegia a cabeça com uma super touca. Seus olhos azuis como o céu denunciavam sua ascendência russa, theca ou sei lá o quê. Uma barba enbranquecida. Não totalmente. Um tanto quanto amarelada e desalinhada. Aliás, revolta. Rebelde. Pois fazia “cachos”.

O homem trazia nas mãos um livro bem embrulhado num pedaço de pano que o protegia da chuva. Nos seus dedos, alguns anéis. E ao se anunciar,  o que guardei do seu nome foi “Maydana”. Aliás, este um dos seus sobrenomes.  O caso tratava-se da regularização de sua inscrição eleitoral. Inscrição que há muito estava cancelada. Falta de votação ou de justicativa.

O sr. Maydana havia morado na Ìndia por doze anos. E pelo que entendi era adepto do hinduísmo. Começou a explicar o porquê para ele a verdadeira humanidade provinha das bandas orientais. Havia, no seu discurso político-filosófico-religioso um certo desdém e desprezo pelo Ocidente.  Deixei-o falar afinal a Central estava vazia e havia tempo de sobra para atendê-lo.

E por falar no atendimento, o motivo pelo qual o mesmo havia chegado até ali, descobri que não seria possível realizar a dita revisão eleitoral pois o homem morava na cidade de Eldorado do Sul. Eldorado do Sul pertence à 90ª Zona Eleitoral cujo cartório fica no município de Guaíba.

Ao tomar conhecimento de tal notícia,  o sr. Maydana, aí, sim, perdeu de vez o último fio de esperança que restava no Ocidente...hehe! A gente ri para não chorar. Mas, é sempre ruim não podermos solucionar o problema do eleitor.  Infelizmente, ele teria que ir até Guaíba. Ficou decepcionado. Aborrecido com a pessoa que o tinha encaminhado para ali.

E já que estava no prejuízo mesmo, resolveu abrir o pano e tirar do livro que carregava com todo cuidado uma foto de quando havia morado na Índia. Com seus mestres, seu filho e outras pessoas. Ah, dizia, ali, sim, havia encontrado humanidade. Enfim, após vários desabafos, e já que eu o havia escutado com paciência, decidiu indicar-me alguns nomes de filmes que ele considerava interessantes.

Se são, eu não sei. O fato é que para finalizar o atendimento anotei os nomes num papel. E depois disso o homem se despediu e partiu.  Nascido em Júlio de Castilhos,  que foi um personagem ilustre da história gaúcha e brasileira, o sr. Maydana, guardada as devidas proporções, tornou-se, ali, hoje, também um personagem que certamente vai entrar para a história da nossa Central de Atendimento...hehe!!

Partilho os nomes dos filmes (não sei se são bons mas depois vou descobrir...hehe!):

Divinos segredos; Revólver; O grande truque; O ilusionista; A loja mágica de Magorium; A casa das coelhinhas.


Uma boa noite a todos! : )

Imagem da Internet





5 comentários:

  1. Suzi, o bom de se trabalhar com o público é que existe pessoa com uma riqueza imensa, tal qual um livro, precisa de encanto e magia para lê-lo. Bjos. público é que existe pessoa com uma riqueza imensa, tal qual um livro, precisa de encanto e magia para lê-lo. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzi!

    Trabalhar com o público requer uma boa dose de paciência, mas nos ajuda a entender um pouco as pessoas.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Suzy
    Boa noite, amiga!!!
    Fique com Deus!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  4. Oi querida.
    Fiquei feliz com sua visita e seu retorno ao blog, ao trabalho é sinal que tudo está bem. E como sempre escrevendo e descrevendo fatos muito bem. Isto é saber usar o tempo. Você aproveita os fatos da vida, acontecimentos no trabalho, e faz um ótimo texto, como este que está ai. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. oiii acabo de conhecer o teu blog...legal viu!!!!sou escritora e estou sortendo um exemplar do meu livro no blog
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/
    bijão e sucesso!!!!!!!!!!!!!
    marli

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...