segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Em missão...


Hoje é feriado na operosa S. Paulo. Dia 25/01. Dia comemorativo à história daquela importante macrometrópole, “S. Paulo terra boa, S. Paulo da garoa”, diz a canção. Ainda, que, atualmente, a garoa não esteja tão fina assim...pois foi substituída pelas chuvas torrenciais...São outros tempos, outros males. A “Paulicéia Desvairada”, do poeta e escritor Mário de Andrade, nasceu como uma missão jesuítica, aos 25 de janeiro de 1554. São 456 anos. S. Paulo não pára nunca. Nem em feriado. Sempre a caminho. Dos males, o menor. Os jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, denominaram aquele nascente povoado de “S. Paulo”, pois no dia 25/01, pela Igreja, comemora-se a conversão de Saulo que tornou-se Paulo, um dos mais influentes evangelizadores de todos os tempos. Talvez, aí, esteja a razão do lema inscrito no brasão oficial da megatrópole: “Non ducor, duco”, a saber, “Não sou conduzido, conduzo”. Paulo da cidade de Tarso, capital da antiga província romana Cilícia, possuia um temperamento forte, enérgico, ativo e corajoso. Era um homem em permanente comunicação com as pessoas da sua época, principalmente, com os de outras nacionalidades e regiões e religiões. Anuciava a boa nova por suas famosas cartas/encíclicas. Para mim, a mais bela e tocante de todas, a Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 13, 1-13. Aliás, ali está resumido toda a verdadeira riqueza dos ensinamentos do Cristo nesta terra. Só o amor não passará e sem ele nada somos ou temos. São Paulo, o “Apóstolo das Gentes”. Este, sim, merece o título de Estadista Universal. Sua pátria: o mundo inteiro. Seu chefe: o Cristo ressuscitado. Sua vida: serviço em missão no anúncio da boa nova a todos os povos. É, o fabricante de tendas, tornou-se “um espetáculo ao mundo”. Apesar de Paulo em latim significar pouco, pequeno, ele foi grande pois amou com todas as forças do seu coração o Cristo e o próximo. Por isso, nada mais apropriado do que ser o padroeiro da maior e mais importante cidade da América Latina, S. Paulo. S. Paulo das muitas línguas, de vários costumes, das muitas faces. Muitas não tão belas. Mas, que seja o dia de hoje, uma pausa para uma pequena reflexão. E assim a exemplo da sua nota cosmopolita seja, de fato, gigante na promoção da vida humana dos que, ali, vivem, subsistem, trabalham e sonham com dias melhores. Salve, Paulo de Tarso! Parabéns São Paulo!










































2 comentários:

  1. Suzy, que belíssimo texto! É isso mesmo, quando pensei em diálogo logo me veio Paulo à cabeça. Um homem a quem Deus ENSINOU a ouvir. Que bênção! Que dádiva! Ser um escolhido entre os inimigos para levar a mensagem aos povos - TODOS os povos, sem distinção mais de grupo. Cristãos, abraçando a quem quiser ouvir e aceitar Jesus.
    Não foi à toa que nos identificamos, não é mesmo? rsrs. Beijos, Deia.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Deia querida, é verdade estamos em sintonia de corações. É assim que sinto. Sim, Paulo foi um grande cristão. Soube ouvir, soube anunciar, comunicar-se com todos os povos. Agradeço o seu comentário, que para mim, aliás, é sempre uma benção e uma aprendizagem. Obrigada. Beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...