sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pai querido...


Hoje é o seu aniversário. Mas, todos são os seus dias, pai. Pedi ao sol que brilhasse nessa manhã, aí, em Campo Grande, MS. Ao som das nossas risadas pelo telefone. Esperamos pelo senhor, aqui, em janeiro. Quando, então, estarei de férias do serviço. A mãe segue o seu tratamento. Estamos todos bem. Ela logo estará aí contigo. Hoje, também,  faço uma prece especial. Pelo dom da sua vida. Pela alegria que nos dá. Pelo carinho que nos trasmite. Pela grandeza e pela coragem de ser um bom pai. "Velho, meu querido velho", assim diz a canção. Altemar Dutra que tanto gosta. Então, vai, aí, pai querido, uma canção para ti. Que Deus lhe abençõe hoje e sempre. Que Ele seja para ti o caminho e o alento. Seu sustento em busca de paz. Ao senhor uma prece. Todo o amor que merece. Nosso beijo, nosso abraço. Nosso muito obrigada por ser o nosso querido pai!

 



Um bom dia a todos!! : )

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Canta passarinho...



Boa noite! : )

Frida Kahlo, arte como cura...


Frida Kahlo - autorretrato


Como é bela a natureza que a cerca

animais, plantas e cores

Olhar perdido, absorto

quais são as cores do seu interior?

Essência feminina e masculina

Confusão de sentimentos

Carrega na alma as dores, o vazio, a solidão

Frida, a pintora mexicana

que em telas buscou a si própria

O espelho da sua alma

A carência de mãe, de um verdadeiro amor

A arte da pintura entrou na sua vida

Foi válvula de escape

De certa forma a sua própria cura tornou

Ao olhar-te retratada

Sinto em mim uma tristeza e compaixão

Por uma mulher que deveria ser amada e respeitada

Por um ser que só merecia amor

Fica, aqui, um desejo, uma oração

Que tenha encontrado a sua verdadeira paz!


Esta é a minha participação na blogagem coletiva da querida Glorinha do Café com Bolo . Confesso a vocês que tal tela não me inspirou. Olhando para ela só consigo sentir tristeza e compaixão pela artista que se autorretratou. Enfim, mas agradeço de coração, o desafio de mais uma quinta-feira do Minha Idéia é o meu pincel!!

Um bom dia a todos!! : )










terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fazenda Esperança...


A esperança é a última morre... Esperança sempre!  Foi o que sentimos neste último domingo  ao ouvirmos os testemunhos, na saída da missa, de jovens que já passaram por uma das unidades da Fazenda Esperança.

A família Esperança constitui uma Associação Internacional de Fiéis, reconhecida aos 24/05/2010, pelo Conselho para os Leigos da Igreja Católica, que atua na recuperação de jovens dependentes das drogas e do álcool.

Nada mais propício e significativo termos tomado conhecimento no último domingo, na festa de Cristo Rei, onde também se comemorava a atuação dos leigos no mundo de hoje. A Esperança nasceu da iniciativa de um leigo. Nelson Giovanelli Rosendo que ao começar interagir com jovens que usavam e traficavam drogas numa esquina próximo à sua casa, foi surpreendido pelo pedido de ajuda de um deles, que desejava acabar com o sofrimento de sua família.

As drogas, de fato, transformam negativamente a vida daqueles que nelas se viciam. É uma triste realidade. Um mal que destrói vidas e famílias. Por isso para receber aqueles que querem e necessitam de ajuda existem no Brasil e em outros países as Fazendas Esperança.  E, ali, é colocado em prática os três princípios do programa de recuperação, a saber, a espiritualidade, a convivência e o trabalho.

E, felizmente, muitos jovens já conseguiram se libertar e renasceram para uma nova vida. Foi o caso de um jovem amazonense, Fábio, com quem conversávamos no domingo e ouvíamos a sua experiência na Fazenda Esperança.

Sentimos que o jovem Fábio, agora, com nova vida recuperou o diálogo com seus pais, o convívio com sua filhinha. E projeta ser alguém melhor. Vai cursar uma faculdade e lutar por uma colocação no mercado de trabalho. Ou seja, está lutando a cada dia para manter viva esta centelha divina chamada Esperança. Tudo passará mas ela (a esperança) ficará. Ficará na vida desses jovens que serão novas sementes de ajuda e de auxílio a outros jovens. E, aí, reside o segredo da recuperação e da felicidade: importar-se com o outro, com o próximo.

Parabéns Fábio e demais jovens! Parabéns a todos os grupos, igrejas e pessoas que abraçam tal missão!

E quem quiser conhecer um pouco mais da Família Esperança é só acessar o site http://www.fazenda.org.br/



Bom dia a todos!! : )


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dois selinhos, duas amigas...


O selinho acima recebi da querida Sol do blog Caminhos e descaminhos . Vale à pena conferir. Eis, o que diz o referido selinho:

"O Premio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras  e suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar o carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web".

As regras são estas:

1) Exibir a imagem do selo no blog;
2) Exibir o link de quem o ofereceu;
3) Indicar e avisar 10, 15 ou 30 blogs.

Como costumo fazer em todos os selinhos recebidos, tomo a liberdade de quebrar a terceira regrinha. Deixo o selinho para todos que o quiserem levar e postar em seus blogs. Obrigada pelo selinho Sol!! : )



Outro selinho recebido foi de outra amiga querida, a Nira, do blog Um pouquinho de Ni . Outro blog que vale à pena conhecer.

As regras são:

- Falar 10 coisas sobre sua pessoa:

Bom, lá vai, dez coisas a meu respeito...hehe:

1) Gostos de animais. Aqui, em casa, temos quatro cachorros: Shiva, Ika, Cigano e Sof;

2) Gosto muito de trabalhar com o público. Aliás, trabalho na Central de Atendimento ao Eleitor de Porto Alegre, RS;

3) Amo a minha família;

4) Gosto de ouvir música de boa qualidade;

5) Gosto também de cantar;

6) Gosto de ler e de escrever também;

7) Sou curiosa para aprender novos conhecimentos;

8) Adoro andar nos parques junto à natureza;

9) Gosto de rezar e meditar;

10) Adoro uma torta de sorvete de frutas...hehehe!!

- Exibir o link de quem lhe deu o selinho;
- Indicar 10 blogs e avisá-los.

Tomo a liberdade de quebrar a última regrinha para oferecer tal selinho a todos que quiserem levá-lo e postá-lo nos seus blogs.

Nira, agradeço a você também pelo selinho e deixo, aqui, um grande beijo. Beijo também para a Sol!

Boa noite : )




Um carinho...



"Eu gostaria de que, no meu funeral, alguém dissesse:
'Martin Luther King Jr. esforçou-se para viver
sua vida a serviço do próximo'.
Eu gostaria que naquele dia alguém dissesse:
'Martin Luther King Jr. tentou amar'"!
(Martin Luther King)

É assim, Lucimara, que acreditamos que seu avô Annibal partiu. Como alguém que viveu para o próximo, para sua família e como alguém que tentou amar e muito amou a todos vocês. Hoje, recebemos a notícia do seu falecimento.  É um momento triste mas também de esperança. Pois como você muito bem disse no seu blog Textos e reflexões a morte não é o fim. Com a fé no Cristo ressuscitado lhe enviamos um grande beijo e abraço com todo o nosso carinho. Fiquem em paz querida amiga!

Bom dia a todos! : )




domingo, 21 de novembro de 2010

Cristo Redentor, nosso Rei...


No silêncio desta manhã meditamos sobre a mensagem do Cristo Rei.  Que Rei és, Tu, Senhor?!  Onde estão teus domínios temporais? Tua coroa, teu trono? Teus exércitos? Tuas riquezas no mundo? Teu cetro e tua realeza?  Perguntas proferidas por seus algozes. Pilatos lavou as mãos. Seu próprio povo o condenou.  Os soldados romanos zombavam e debochavam da tua missão.  Não o compreenderam nem o aceitaram.  Em resposta ofereceste o teu perdão. Mesmo assim colocaram, lá, a tua inscrição: Jesus de Nazaré, o Rei dos Judeus!
É assim que, hoje, neste domingo, o Senhor te apresenta. O Rei que foi crucificado. Humilhado, despojado e maltratado. Todavia, é na obediência à vontade do Pai, até mesmo na morte de cruz, que reside a tua fortaleza e o teu poder. Pois teu Reino, de fato, não é deste mundo.  O teu trono foi a tua própria cruz. Tua coroa, os espinhos. E tudo venceu.  Pois o Amor reina para todo sempre.
Mais de dois mil anos.  E ainda de Ti nos esquecemos e O abandonamos. O mundo ainda não O compreendeu. Ainda somos aquele ladrão que junto de Ti foi crucificado e O tentava dizendo: “Se és mesmo o Rei, salva-Te a Ti próprio e também a nós”!  Muitos ainda O desconhecem e não aceitam a Tua Verdade. O teu Reino é mesmo invisível.
Mas ele acontece e se faz redenção. Reino que nasce no serviço ao irmão. Sorriso na face. Lágrimas nos olhos. O caminho muitas vezes é tortuoso. Não importa. O amanhã se faz agora. E, agora, é preciso teus ensinamentos viver.  Pois se o Cristo é o centro de nossas vidas, qual perigo temer?!  Em Ti encontramos a salvação. Queremos ser como aquele outro bom ladrão. Que também crucificado reconheceu em Jesus o Rei do seu coração. E arrependido suplicou o teu perdão.
Cristo é o novo Adão. De condição divina assumiu a nossa humanidade. E por nós se ofereceu. Nele o Pai tudo realizou. Cheio do Espírito Santo junto ao seu povo viveu.  Santificou nossas vidas. Cansadas. Sofridas de tantas ilusões.  Fez-se Servo e pequeno. Luz reluzente na escuridão.  E com um coração misericordioso respondeu ao Dimas (o bom ladrão): “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”.
É assim Jesus. Senhor dos nossos corações.  Somos igreja a caminho. Seguimos os passos do Amor. Que a Paz esteja com todos os homens de boa vontade!! Salve Cristo Redentor, nosso Rei! Amém!




Um bom domingo a todos! : )


sábado, 20 de novembro de 2010

Dia da consciência negra...aprendendo a viver...

Consciência humana. Corre nas veias do brasileiro o sangue mestiço. Onde o negro também se faz presente. Liberdade, igualdade e dignidade.  Hoje e sempre. Paz. Axé, queridos irmãos!!

 


Boa noite!! : )

Oração da manhã...



"Senhor, no silêncio deste dia que amanhece

venho pedir-Te a paz, a sabedoria e a força

Quero olhar, hoje, o mundo com os olhos cheios de amor

Ser paciente, compreensivo, justo e prudente

Ver teus filhos como Tu mesmo os vês

E assim só ver o bem de cada um

Cerra os meus ouvidos a toda calúnia

Guarda minha língua de toda maldade

Que só de bençãos se encha o meu espírito

Que eu seja tão bondoso e alegre

Que todos quantos se achegarem a mim

Sintam Tua presença

Reveste-me inteiramente de tua beleza

Senhor, que no decurso deste dia,

eu te revele a todos"!!

(Autoria desconhecida).


Bom dia a todos!! : )



sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O jabuti que era cágado...


Uma crônica que merece ser lida. O seu autor: o inteligente e talentoso jornalista e escritor, Juremir Machado da Silva.  Juremir é colunista do jornal Correio do Povo e mais uma vez merece os nossos aplausos e as nossas homenagens pela belíssima crônica publicada naquele matutino aos 17 de novembro de 2010, nesta última quarta-feira.  Segue, então, o seu texto na íntegra.

"O país da trapaça

Eta Brasil velho sem porteira. É trapaça e trapaça. Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura, faz show altamente comercial, com ingressos de Paul McCartney, apoiado em lei de incentivo à cultura. Caetano Veloso já fez o mesmo. Se é legal, eles fazem. Conseguir o alvará de captação de recursos fica, certamente, mais fácil quando se foi titular de uma Pasta na Esplanada dos Ministérios. A trapaça do mês de novembro vem dos prêmios literários. Sabemos que esses prêmios não passam de pura enganação, de compadrismo, mas, vez ou outra, a coisa fica obscena. Chico Buarque chegou, pelo júri literário, em segundo na lista do melhor romance do Jabuti. A direção do Jabuti resolveu dar uma canetada e colocá-lo em primeiro na lista do melhor do ano. Tinha um argumento poderoso para isso: Chico é Chico. Sem isso, não poderia beijar-lhe a mão e pedir um autógrafo na cerimônia de entrega. Uau!

Sérgio Machado, dono da Editora Record, resolveu tirar seu time de campo. O lesado foi Edney Silvestre, publicado por ele. Nossa Senhora, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. O global Edney é muito ruim. A trapaça está correndo solta. Chico Buarque também ganhou o prêmio Portugal Telecom. Foi Jô Soares quem lhe deu a forcinha necessária nesse caso. Bateu na mesa e disse: se não derem para o Chico, não vou apresentar a coisa. Bateu o pavor. Era ter Chico e Jô ou nenhum deles. Que se dane a qualidade literária. Viva o espetáculo. Afinal, os outros também eram medianos. Continuamos um curral. Somos Casa Grande & Senzala. O Senado é do Sarney. O Maranhão e o Amapá também. A Presidência da República é do Luiz Inácio, que entrou de penetra e se adonou da festa. São Paulo é dos tucanos. A Bahia é da Ivete e da Cláudia Leite. A literatura é do Chico Buarque e do Jô Soares.

Que fazer depois do "leite derramado?". Enfiar a viola no saco e cantarolar um sambinha: o malandro...Eu proponho uma alteração no regulamento dos prêmios literários no Brasil. Parágrafo único: sempre que Chico Buarque publicar livro, o prêmio é dele. Revogam-se disposição e jurados em contrário. Qualquer reclamação será rotulada de ressentimento. Faz sentido. Quando Chico vence, se vai receber o prêmio, o que nem sempre acontece, pode dar uma palhinha e cantar alguma coisa. Se o livro aborrece, o show pode salvar a noite. Chico em primeiro, Edney em segundo. É a fórmula certa. Tem música garantida e entrevista na GloboNews. Baita negócio. O problema é que Edney começou a se levar a sério e passou a desejar o lugar do Chico. Os jurados tinham seus interesses. A Câmara Brasileira do Livro também. Interesses superiores. Ela só premia os nossos benditos.

Pensando bem, está ótimo assim. Precisamos incentivar os grandes, os vencedores, os maiorais. Melhor mesmo seria atribuir todos esses prêmios anualmente a Machado de Assis. Homenagem póstuma. Como dizem algumas leitoras, o Chico não precisa disso. Mas não devolveu o prêmio. Enfim, tudo isso só pode ser inveja minha. Nada aconteceu. Tudo não passou de ilusão de ótica. Assim vai a literatura brasileira: acelerando a passos de cágado...". (Juremir Machado da Silva, in Correio do Povo, 17 de novembro de 2010, Porto Alegre, RS).

Parabéns Juremir. Falou tudo e muito bem!! Só nos resta admirar a natureza...hehe!!



Um bom dia a todos! : )


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Um avô desaparecido...

O texto que segue abaixo é um pedido postado, hoje, no blog Textos e Reflexões da querida amiga Lucimara Souza da cidade de Cravinhos/SP.  O seu avô, o sr. Annibal Gregório da Silva está desaparecido. Quem souber o seu paradeiro entre em contato com a família. Pessoas amigas daí da região dela ou de qualquer parte que puderem divulgar recebam o nosso agradecimento. Lucimara, vamos divulgar e rezar para que encontrem logo o seu vôzinho querido. Tudo vai dar certo. Um grande beijo!


Foto do blog da Lucimara - seu avô

Eis, abaixo o seu pedido:

"Gente:

Precisamos achar meu avô, ANNIBAL GREGÓRIO DA SILVA.
Ele está desaparecido desde a última terça-feira, dia 16/11/10. Vestia camisa xadrez, calça jeans, chapéu e botina. Está sem documentos...

Amigos de Cravinhos e Região...
Pelo amor de Deus!!! Se vocês o encontrarem, parem-o e conversem. ELE ESTÁ PERDIDO. Contatem-nos, liguem pra polícia, pro pronto-socorro... Não deixem que ele vá embora, por favor!!!
Todos estão sabendo e será fácil trazê-lo até nós.

De início achávamos que ele poderia não ter saído da cidade, mas pistas indicam que ele pode estar na região. POR FAVOR, PRECISAMOS DE PISTAS VERDADEIRAS, POIS AS FALSAS OU INCERTAS PODEM ATRAPALHAR NOSSAS BUSCAS

Obrigada!

Rezem...

(16) 3951.7278 / 3951.3113 / 3951.6290
(16) 9191.7840 / 9137.0728 / 9139.3845
(16) 9186.0389 / 9783.8912 / 9143.8292
(16) 9794.1507".
(Lucimara Souza).

Selinho...


Recebi este selinho/prêmio do Jorge do belíssimo blog católico Almas Castelos . Vale à pena conhecer o trabalho apostólico desenvolvido por esse amigo. A rede Sunshine Award indica os melhores blogs como forma de reconhecimento pelos bons trabalhos apresentados pelos blogueiros de todo o Brasil. 
Agradeço de coração a indicação, Jorge. E já o indico pelo excelente trabalho que desenvolve no seu blog. O presente selinho tem algumas regrinhas, a saber:
1) Criar uma postagem acerca do selinho/prêmio recebido;

2) Indicar o blog de quem o presenteou;

3) Indicar 12 blogs para a participação na Sunshine Award (não importa se forem blogs que já lhe indicaram);

4) Informar os indicados sobre o selinho/prêmio.

Eis que, assim como em todos os selinhos que já recebi também de outras pessoas amigas, tomo a liberdade de quebrar as duas últimas regrinhas, oferecendo-o para todos os blogs amigos que quiserem levá-lo e postá-lo em seus blogs.  Parabéns a todos!!




Paz e Bem!! : )


Flores de jasmim...

Edgar Degas - Bailarinas de azul - 1890


Quinta-feira, a nossa idéia é o nosso pincel
Degas o pintor das bailarinas
A tela nos encanta e nos fascina
O azul do céu é o tom
Beleza e suavidade
A dança é vida
Ritmo compassado
Baila ao som do vento
As bailarinas de azul
De norte a sul
Bate um só coração
Viver é assim
Carrega no peito
 flores de jasmim!!

Minha idéia é meu pincel, participação na blogagem coletiva da querida Glorinha do belo blog Café com Bolo

Um grande beijo a todos!! : )





segunda-feira, 15 de novembro de 2010

sábado, 13 de novembro de 2010

Amanhecer do amar...



Na certeza de um novo dia que nasce venho lhe desejar a paz. Hoje é dia para amar. Amar a vida, o céu, os campos, as flores. As pessoas, os animais, seus amores. Amar, simplismente, amar. Verbo essencial. Ação que move o mundo. Força que transmite alegria. Um sentimento profundo. Uma cartilha de fé. Viver a esperança que nasce. Assim como o dia que vem. Presente no coração. Sigamos em frente. Plantamos a semente. No canteiro do Senhor. Já floresceu bondade, fraternidade e amor. Eis o  dia novo que chegou. No silêncio da madrugada. A natureza já fez morada no despertar de uma flor. Chegue, aí, então. Que tenha um sábado feliz. Pois o amor sempre nos diz: é preciso urgentemente amar. Amar com a alma e com o coração. A tudo que nos cerca. Ao irmão. Amar, simplismente, amar!



Bom dia a todos!! : )

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Georgia O'Keefe, uma cachoeira...

Georgia O'Keefe - The Waterfall

O Havaí é aqui
Com a força da cachoeira
Àgua que fecunda a terra
 E escorre pelo jarro da feminilidade
Mulher e natureza
Beleza que ultrapassa o físico
Sua alma foi de guerreira
Sensualidade vibrante na mente
Sua luta cotidiana
Por respeito e dignidade
Obrigada Georgia
Sensibilidade na arte
Militância pintada em tela!!

Minha idéia é meu pincel! Eis, aí, a minha participação na blogagem coletiva da querida Glorinha L. de Lion do blog Café com Bolo

A tela escolhida, Glorinha,  para mim foi muito oportuna. Provocou sentimentos, emoções e pensamentos. Falou à minha alma feminina. Li um pouquinho a respeito da pintora Georgia. Tomei conhecimento que há um filme sobre sua vida e sua arte. E assim que puder vou procurar assistí-lo.  Eis abaixo a sua capa.




E a tela em questão e a sua artista me fizeram recordar também de uma outra mulher, outras mulheres, que, de certa forma e  à sua maneira, também foram e são artistas, "pintoras", das suas próprias vidas. Por isso, partilho com vocês um texto que escrevi e postei, aqui, aos 03/03/2010, sob o título O Castelo e o Martelo...

A minha homenagem a todas as mulheres e a todos os homens que as respeitam e as amam de verdade!!


Obrigada Glorinha! Um bom dia, boa quinta-feira a todos!! Beijos! : )





















quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Boa noite aos amigos...

Daqui, do nosso cantinho de refúgio sagrado (lar, doce lar), envio aos amigos um recadinho: estou trabalhando na Central de Atendimento ao Eleitor de Porto Alegre. E nestes últimos dias, por causa das justificativas e da reabertura do cadastro eleitoral, o movimento tem sido intenso. Então, vou, aos poucos, colocando em dia a minha visita aos blogs amigos que tanto gosto. Chego por aí...hehe!!

Até lá, desejo de coração a todos uma boa e abençoada noite!!


Beijos no coração : )

terça-feira, 9 de novembro de 2010

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A festa do pêssego...

Polpa amarelinha ou branquinha
Casca aveludada
Gosto do verão que se aproxima
Fruta da estação
Hoje o seu sabor está na boca
Em calda ou sorvete
Sozinho ou acompanhado
Suco refrescante
Mãos lambuzadas
Com alegria e sentimento
Eis que surge o sr. Pêssego
A estrela do momento
Divirtam-se e se sirvam
E salve o pêssego de cada dia!!




A 26ª Festa do Pêssego de Porto Alegre começou no sábado passado, dia 06/11/2010. E vai até o dia 21/11/2010.  Realiza-se no Centro de Eventos Rurais da Vila Nova, na avenida João Salomoni, nº 2.637.

A Festa do Pêssego é promovida pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), mediante a Divisão de Fomento Agropecuário e o Centro Agrícola Demonstrativo, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, Emater/RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Alegre e Sindicato Rural de Porto Alegre, com apoio da Associação dos Moradores da Vila Nova e da Brigada Militar.

A Vila Nova está em festa. Uma doce festa. E a estrela é o pêssego. Mas tem também morangos e ameixas. São 15 bancas de produtores, banca de floricultura, 20 bancas de artesanato, praça de alimentação. Há mais de dez variedades de pêssego cultivados no município e em outras cidades do Estado. Além de produtos feitos a base da fruta. Durante os dias do evento, são realizados shows e apresentações artísticas com vários estilos musicais. A entrada é gratuita.

Eis, aí, então, uma ótima dica para um passeio de final de semana. Diversão e degustação da fruta saborosa. Vai um pedaço?!! Hehehe!!




Estivemos, lá, no primeiro dia. Segue, então, um pouquinho da Festa do Pêssego. Vamos entrar!!



























Um bom dia a todos com a cor e o sabor do pêssego!! :)








domingo, 7 de novembro de 2010

Vagalumes...



Boa noite! : )

Santa felicidade...


Hoje é dia de festa. Felizes os que participam desta alegria dominical.  Ação de graças. A Igreja celebra, neste domingo, a festa de todos os santos. Quem são os santos, quem foram eles? Quem são eles? Temos a idéia de que um santo é alguém perfeito, sem pecados, sem nenhuma fraqueza ou miséria humana. Entretanto, os santos foram  pessoas como todos nós. Passaram por este mundo e cumpriram a sua missão. Foram fiéis ao Cristo nos seus corações. Trilharam o caminho da felicidade.  São uma multidão. Viveram “pobres no espírito”. No sentido de que buscaram somente a Deus e nele o seu sustento. Foram felizes. E estão na felicidade plena. Assim todos os nossos parentes, amigos e outros que bem viveram esta vida. E também os que, ainda, necessitam das nossas orações.  
Santo é quem anda pelo caminho da felicidade indicada por Jesus nas suas  bem-aventuranças. O homem santo é feliz. Santidade e felicidade caminham juntas. Como duas faces da mesma moeda. Estamos a caminho. Mas não estamos sozinhos. Temos todos os que já nos precederam nesta vida terrena a interceder por nós junto a Deus Pai.  Estamos com eles em comum união. A comunhão dos santos.  Façamos, então, as nossas orações. Pois, hoje, é um dia de festa. De grande alegria. Mistério e graça da vida futura. Sinal de esperança. Eis, a nossa fé.  Santa felicidade. Felicidade santificada. Sejamos também nós: santos e felizes. A cada dia, todos os dias. Construindo com nossas vidas, nossas orações e nossas ações este caminho de paz! Todos os santos, rogai por nós!!
Um bom domingo a todos!! : )


 

Rogai por todos nós!!!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

As rosas de Alice...

“The Rose Garden” – Paul Klee


Minha idéia é meu pincel
a tela é meu coração
Olhando o Jardim das Rosas
De outro jardim me lembrei
Um mundo das maravilhas
Alice, ali, encontrei
Já não estava tão menina
Crescida ainda buscava as respostas
Rosas e cidades se fundindo
na pintura dos seus sentimentos
Cores fortes e ritmadas
na partitura Kleeniana
Encontrar-se a si própria
O mundo não é só cor-de-rosa
Mas é da cor que quisermos ser
Transformação operada
A lagarta já é borboleta
E você Alice constitui-se a resposta
Que tanto ansiava ter
A vida está dentro de ti!!


E assim na tela de Lewis Carroll (Down the Rabbit-Hole - "Alice in Wonderland") é "…o jardim mais encantador que já se viu". A visão da doce menina Alice.

E, mais tarde, na tela de Burnt Norton (No. 1 of "Four Quartets" - T.S.Eliot) eí-la Alice na seguinte visão:

"Ecoam passos na memória
Ao longo das galerias que não percorremos
Em direção à porta que jamais abrimos
Para o roseiral".



 

E no mundo fantástico das idéias  pintamos os sentimentos da cor das rosas de Alice. Telas de imaginação. Expressionismo transcendental.  Visão essencial do artista. Eis, então, a minha participação na bela blogagem coletiva do blog Café com Bolo da querida Glorinha L. de Lion, Minha idéia é o meu pincel!!

Alice da nossa infância e da atualidade também. Partilho com vocês os sentimentos que senti quando o seu novo filme assisti. O texto foi escrito por mim e publicado, aqui, aos 26/04/2010, sob o título:

O retorno de Alice...


O clássico da literatura infantil, criado pelo escritor e matemático Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898), em 1864/1865, sob seu pseudônimo Lewis Carroll, ganha nova forma e interpretação cinematográfica desde a sua primeira filmagem em 1903. Trata-se do conto inglês bem conhecido de todos nós, Alice no País das Maravilhas, que há muito pertence ao universo das estórias contadas e recontadas às crianças de várias gerações.

“Tudo tem uma moral: é só encontrá-la” escreveu Lewis Carroll. Entender o que ele quis dizer e encontrar a sua própria lógica torna-se, de fato, um desafio ao enigma que foi a sua própria vida. A literatura de Carroll pertence ao gênero denominado nonsense. Expressão de origem inglesa que denota algo sem nexo. Bem apropriado ao mundo fantástico e surreal dos sonhos de Alice. Aliás, o sonho é assinalado por uma lógica do absurdo. E na primeira versão, Alice tem seus 11, 12 anos. E tudo naquele belo mundo que se lhe apresenta é para ela maravilhoso e fascinante. É a passagem da sua tranquila meninice para a inquietante adolescência.

Com a estória que conhecíamos desde crianças, na cabeça, fomos assistir a nova Alice no País das Maravilhas de Tim Burton. Burton lança um novo olhar sobre a obra de Carroll. Ousa imaginar uma continuação, um retorno. E, aí, reside a sua criatividade. O diretor mesmo possuindo predileção pelo sombrio e aterrorizante, imprime ao filme, que tem a marca da Walt Disney, ares de uma vitalidade estética e transcendental. Trata-se, na essência, da mesma Alice, todavia, agora, já uma jovem que está saindo da conturbada adolescência a caminho da juventude. Órfã de pai, com sua mãe e uma irmã casada, é herdeira de um comerciante internacional. Com apenas 19 anos está prestes a ser pedida em casamento por um nobre de Oxford. Pressionada pela imposição da sociedade de sua época, Alice dá novamente asas à sua imaginação e sai correndo atrás do Coelho Branco. Precisa encontrar-se a si mesma. Tomar consciência de quem realmente é e o que quer para sua vida. Necessita posicionar-se perante o mundo dos adultos ao qual pertencerá. E assim, novamente, cai na toca e chega ao mundo subterrâneo. Tudo, ali, para ela é estranhamente “novo”. Todavia, os personagens são os mesmos. Bizarros e psicodélicos. O Coelho Branco, os Gêmeos Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Gato esvoaçante, a Lebre de Março, o Chapeleiro Maluco, a Rainha de Copas, o Valete, a Lagarta, e outros. Ali, Alice descobre que depois que partiu, a Rainha de Copas destruiu o reino da Rainha Branca e subjuga a todos com tirania e crueldade. Somente o Chapeleiro Maluco reconhece na “nova” Alice a mesma menina que, ali, já estivera. Aliás, Alice reconhece que as melhores pessoas, muitas vezes, são os que, aparentemente, parecem “loucos”. Loucos porque fogem à regra pré-estabelecida para cada um dentro de uma sociedade dita “racional”.

E a profecia dizia que somente Alice poderia enfrentar e derrotar o Dragão Jabberwocky e devolver o reinado à Rainha Branca. E assim foi. A jovem personagem consegue vencer o seu próprio medo e, finalmente, tomar nas mãos as rédeas do seu próprio destino. Encontra a sua resposta. Volta à realidade e recusa um casamento arranjado e sem amor. Enfrenta as críticas da sociedade. Adverte o seu cunhado infiel. Aconselha a sua tia senil a procurar ajuda médica. Empreende, juntamente, com seu ex-sogro/sócio, uma viagem dos negócios aos quais se dedicará. Parte para além do seu pequeno mundo. E, está lá, já transformada, a borboleta azul simbolizando uma nova vida. Um futuro promissor, livre e responsável.

É o que acontece com cada um de nós. Não só na passagem da meninice. Da adolescência. Da fase adulta. Da velhice. Da morte que é transformação. Mas em todos os momentos. Em todos os instantes. Estamos sempre enfrentando os nossos medos, as nossas “Rainhas de Copas”. Mas, ao final, conseguimos ouvir a nossa própria essência, os nossos próprios “Chapeleiros Malucos”. Na lógica do absurdo, há alguma razão que, certamente, conseguimos encontrar quando, de fato, nos comprometemos em conhecermos a nós mesmos para, aí, sim, decidirmos ser felizes. Bela “roupagem”. Parabéns Tim Burton!



Parabéns a você também Glorinha pela tela escolhida. Sentimentos e lembranças. Pintura, música, palavras escritas. Na tela vida. A arte cinematográfica. Mistura de expressão. Fantástico mundo do coração!! Obrigada.

Um bom dia a todos!! : )



 





 

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O café de cada dia...


Cheirinho de café. Feito na hora. Adoro o aroma. Gosto dele no leite. Aguçar o olfato. Ativar as lembranças. Novo dia chegou.  É a primeira semana de novembro. E já estamos no final do ano. Aproximamos do Natal. Horário de verão.  É terminada a eleição.  Façamos o melhor. O cheiro de café invade a alma. Inunda a casa. Pessoas que saem para o trabalho. Crianças que vão para a escola. O movimento dos carros. Produto nacional. Bebida preferencialmente matinal.  Vai bem com bolo de fubá. Rosquinhas. Quitutes.  Seja lá. O pãozinho com manteiga. É uma beleza.  O cheiro de café convida ao inicio de uma nova jornada. O sol brilha no céu. Manhã de novembro. Chega aí. Açúcar ou adoçante?! Pare um instante.  É a vida que pulsa. Também numa xícara de café. Que alimenta a mente e desperta do sono. E nos coloca em pé. Então, um bom dia, um bom café a todos!!


BEIJOS NO CORAÇÃO!! : )


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...